sexta-feira, novembro 23, 2012

Projecto "Entre fantasmas e memórias..."

Image Hosted by Google O Defender num local remoto

O projecto "Entre fantasmas e memórias..." visa fotografar, acompanhado de um descritivo e resenha histórica, alguns dos locais ou edificações abandonada existentes em Portugal, de forma a preservar, enquanto tal é possível, o seu passado e história, publicando o resultado final em livro.

Muitos dos locais que pretendemos documentar encontram-se em degradação acelerada, sendo imprevisível até quando irão manter o interesse histórico e cultural que os tornam únicos, correndo-se o risco sério de perder grande parte do nosso património histórico.

Actualmente, dispomos de dois Land Rover, um Defender Td5 e um Discovery 300 Tdi, bem como de equipamento fotográfico diverso, câmaras de vídeo digital para instalar nos veículos, e um conjunto de meios que permitem, com um investimento complementar módico em termos de equipamentos, dar início a este projecto.

No entanto, existe um conjunto de custos que nos é impossível suportar, e para o qual não conseguimos obter apoios nem a nível oficial, nem no domínio privado, nomeadamente entre editoras, fundações e outras entidades que desenvolvem actividades na área cultural.

Assim, decidimos iniciar uma campanha de angariação de fundos que permita dar seguimento a este projecto, que consideramos do maior interesse, dado destinar-se a documentar um conjunto patrimonial em risco de se perder, e cujo valor histórico e cultural é indesmentível.

Tal como aconteceu com o "Diário de Gatochy", optamos pelo "crowdfunding", aceitando donativos e estabelecendo um conjunto de patamares, neste caso quatro, com o terceiro a conferir o direito a receber a obra, quando publicada, e o quarto a permitir ao doador passar um dia integrado na actividade de recolha de informação que dará origem ao livro que pretendemos publicar.

Tal como anteriormente, qualquer contribuição, em virtude das limitações da plataforma que utilizamos, a "Indiegogo", têm que ser efectuadas via Paypal e em Dólares americanos, sendo as conversões cambiais efectuadas automaticamente pelo sistema e tem sempre contrapartidas, após publicação, para quem contribua.

O objectivo, neste caso, é bem mais ambicioso, sendo nossa intenção conseguir os perto de 24.000 Euros necessários para todo o conjunto de deslocações, estadias, aquisição de algum material complementar e, naturalmente, conferir alguns meios financeiros à equipa, que, durante o período de duração do projecto, não irá auferir de outros rendimentos.

Naturalmente que, sobretudo na actual conjuntura, alcançar este objectivo é extremamente complicado, pelo que apelamos aos nossos leitores, sobretudo aos que tenham contactos na área empresarial, para que ajudem a divulgar esta iniciativa, podendo oferecer, como contrapartida, o uso dos veículos de que dispomos como suporte publicitário, decorados de forma a divulgar a obra e a imagem das empresas que nos suportem.

A todos quantos nos apoiarem, contribuindo directamente ou divulgando esta campanha, manifestamos o nosso reconhecimento, esperando que todos, no futuro, possam vir a apreciar os resultados do projecto que nos propomos realizar.

Sem comentários: