terça-feira, outubro 30, 2012

Adaptador de objecivas FD para EOS digitais - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma objectiva Sigma 35-200 FD

Com alguma frequência, é possível encontrar no EBay objectivas com excelente qualidade óptica e funcionalidades aceitáveis para fins específicos, mas cuja forma de conexão é diferente da utilizada pelas Canon EOS digitais que utilizamos.

Entre estes modelos encontra-se, por exemplo, uma Sigma 35-200 f4.0-5.6, sem focagem automática, destinada às antigas Canon com o sistema FD, que adquirimos por meia dúzia de Euros, a que acresceram portes a partir de Inglaterra, a qual tem uma boa qualidade óptica e uma construção extremamente sólida.

Naturalmente que é impossível utilizar directamente esta objectiva nas novas máquinas digitais, e em caso algum terão focagem automática, mas o baixo preço aliado à qualidade das ópticas permite que seja utilizada em situações nas quais se possa recorrer sem problemas à focagem manual.

Tal como no caso da objectiva Nikor, destinada às Nikon, que utilizamos, torna-se necessário um adaptador, que tem uma função física, de conexão, e uma lógica, transmitindo informações para a câmara e fechando os circuitos electrónicos de controle, evitando assim erros.

Sem comentários: