quinta-feira, setembro 13, 2012

População portuguesa pode diminuir um milhão em 15 anos - 1ª parte

Image Hosted by Google Miséria na velhice em Portugal

A possível diminuição da população portuguesa em 1.000.000 de habitantes, o correspondente a perto de 10% da actual população residente, nos próximos 15 anos é algo que a todos deve preocupar, dado que a sustentabilidade do País fica posta em causa.

Esta redução deve-se a uma forte emigração, que afecta sobretudo os mais jovens, e portanto aqueles que podem ter filhos, bem como a uma muito baixa natalidade, que se regista actualmente, bem patente na diminuição do número de nascimentos ao longo dos últimos anos.

No entanto, não é apenas a diminuição de residentes que é preocupante, sendo ainda mais alarmante o facto de incidir sobretudo entre aqueles que se encontram em idade activa, portanto que podem trabalhar, e entre os mais qualificados, os que podem mais facilmente encontrar emprego no estrangeiro.

Será, portanto, expectável, que a percentagem a nível da redução da população activa possa exceder os 20%, incluindo muitos dos mais qualificados, o que implica uma perda efectiva, em termos de rendimento, que pode ultrapassar os 25%, tornando o País absolutamente inviável.

Sem comentários: