terça-feira, setembro 11, 2012

11 de Setembro, para além das Torres Gémeas, o acidente ferroviário em Alcafache

Image Hosted by Google O acidente em Alcafache

Muitos anos antes do ataque contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, já o dia 11 de Setembro era sinónimo de uma tragédia, com a ocorrência, em 1985, de um acidente ferroviário, no qual perderam a vida um número indeterminado de ocupantes, mas cujo número será o mais elevado num desastre deste tipo em Portugal.

Naquela pequena localidade do concelho de Mangualde, distrito de Viseu, dois combóios, um de serviço regional e um internacional, colidiram, como resultado de uma má informação e devido à inexistência de sistemas de comunicações que permitissem avisar os maquinistas.

Oficialmente, perderam a vida 49 pessoas, dos quais apenas 14 foram identificados, tendo sido dados como desaparecidos outras 64, mas é possível que na colisão e incêndio subsquente tenham morrido mais de centena e meia de ocupantes de ambas as composições.

Grande parte dos corpos não identificados foi enterrado numa vala comum, nas proximidades, onde um monumento lembra o terrível acidente, pelo o qual a Justiça portuguesa nunca conseguir responsabilizar ninguém.

Sem comentários: