sexta-feira, março 02, 2012

Fogo lavra dois dias em Montesinho - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Já está controlado o incêndio que ao longo de dois dias devastou o Parque Natural de Montesinho, um dos locais onde ainda se concentra um importante património natural que inclui uma comunidade de lobos ibéricos.

Este fogo, que começou em Espanha, onde foi combatido com eficácia e o apoio de meios aéreos, rapidamente atravessou a fronteira, levantando dificuldades no combate, devido à manifesta falta de acessos, situação comum nesta zona, e à inexistência de meios aéreos, essenciais em áreas de acessibilidade difícil.

O incêndio, para além de ter consumido uma extensa área superior aos 3.000 hectares de ambos os lados da fronteira, afectou a fauna e a vegetação local, mas poupou o sistema de abastecimento de água, essencial para as populações locais a nível de consumo doméstico e de rega.

Este incêndio teve um maior impacto do que os fogos registados na mesma área no ano passado, e a altura do ano em que ocorre, em pleno Inverno, sublinha o facto de a combinação de um longo periodo quase sem chuva, fracas acessibilidades e meios insuficientes prolongam situações que deviam ser prontamente controladas.

1 comentário:

nêspera disse...

A ‘minha' Serra de Montesinho está a morrer :(