segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Multiplicam-se os incêndios de Inverno - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Os dados da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) continuam a expor o elevado número de incêndios que ocorrem em pleno Inverno, alguns dos quais têm atingido proporções e duração pouco habituais nesta época do ano, obrigando ao envolvimento de numerosos meios de combate.

Incêndios como o que ocorreu numa zona florestal do concelho de Mação, no distrito de Santarém, implicaram a mobilização de mais de uma centena de efectivos, apoiados por trinta viaturas e um helicóptero bombardeiro pesado, enquanto noutros fogos permaneciam em acção várias dezenas de bombeiros.

Esta situação, comum ao longo dos últimos dias, resulta, em grande parte, da falta de chuva neste Inverno, do que decorre um muito baixo nível de humidade nos solos e uma seca generalizada, que aumenta a vulnerabilidade de largas extensões do território nacional.

Este tem sido um Inverno que foge das normas estatísticas, particularmente seco, mas aquilo que parece ser uma excepção deve ser encarado com uma possível evolução climática, alertando para a possibilidade de tal ocorrer com maior frequência no futuro, o que deve motivar uma reflexão.

Sem comentários: