sábado, dezembro 31, 2011

Feliz 2012

Image Hosted by ImageShack
Feliz 2012

No final deste ano, desejamos a todos os nossos amigos e leitores um muito Feliz 2012, no qual os vossos desejos se tornem realidade.

Mesmo numa altura de dificuldades, esta é, sobretudo, uma altura de celebração, pelo que queremos sobretudo deixar uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

A todos, desejamos um Feliz 2012 com muita felicidade, alegria e paz.

sexta-feira, dezembro 30, 2011

3 dos 5 helicópteros do INEM podem deixar de prestar serviço de noite - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um helicóptero ao serviço do INEM

Daqui decorre que a mesma acção contra bens surge como mais gravosa do que praticada contra pessoas, algo que, seguindo a mesma lógica, bem pode um dia ser traduzida para a legislação penal, num País onde os cidadãos parecem cada vez mais indefesos e abandonados.

Para além de esta medida implicar uma nova quebra de confiança no Estado, o que é sempre de lamentar, mas ainda o é mais numa altura em que a todos é pedido um esforço suplementar, a mensagem enviada é no sentido contrário ao discurso oficial, no qual se preconiza o retorno às extensas áreas abandonadas no Interior do País.

Se efectivamente as acções falam mais alto que as palavras, o desastivar de alguns helicópteros do INEM durante a noite, que vem na sequência de uma longa lista de encerramentos ou desactivações de serviços ou valências, o que prevalece é o instar as populações que ainda o possam fazer a abandonar rapidamente as zonas onde estas opções políticas mais se fazem sentir.

O desactivar parcialmente estes meios não pode, de alguma forma, ser analizado isoladamente, mas integrado numa estratégia, ou na falta dela, que refutamos, da qual resulta um severo impacto negativo na economia nacional, a qual acaba por ficar concentrada numa estreita faixa do Litoral, onde se concentra cada vez mais o pouco que ainda resta de produtivo neste País.

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Miniaturas de Land Rover na Landy Toys

Image Hosted by ImageShack
Uma miniatura de um Freelander

A Landy Toys é uma empresa com base em Coimbra que se dedica à comercialização de miniaturas de Land Rover, em diversas escalas, concentrando num único local parte da actual oferta dispersa por várias fontes.

Sabendo-se que nem todos os modelos da Land Rover são devidamente representados à escala, faltando várias versões mais difundidas ou produzidas, a existência de alguém que se dedique a localizar estes modelos é sempre benvinda, sobretudo para quem se pretende iniciar no colecionismo.

Apesar de o "blog" da Landy Toys ainda possuir descrita um reduzido número de miniaturas, nele se encontram sugestões e contactos que se poderão revelar úteis para os colecionadores, pelo que aconselhamos uma visita e a sua adição aos favoritos nos "browsers".

Sapadores de Lisboa fazem 10 dias de greve - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros sapadores de Lisboa

Os bombeiros do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa entraram em greve, que se prevê prolongar por dez dias, contra a introdução de um quinto turno, do que resulta a diminuição dos efectivos disponíveis e uma menor capacidade de resposta por parte do RSB.

Esta greve não abrange o socorro no caso de incêndios ou acidentes, mas afecta situações como o corte de água em rupturas, arrombamento de portas e outras missões das quais não depende a segurança das populações residentes na Capital.

A redistribuição do mesmo efectivo por um maior número de turnos implica a redução do número de bombeiros disponível em cada turno, modificações organizativas e a nível de escalas, algo contra o que os sapadores se insurgem.

A decisão por parte do executivo autárquico insere-se, manifestamente, no plano de redução de custos, optando-se por um sector crítico, onde já se verificaram diversas reestruturações que incluiram racionalização de meios, mas onde novos cortes pode ter consequências gravosas, compromentendo o exito das próprias missões.

quarta-feira, dezembro 28, 2011

3 dos 5 helicópteros do INEM podem deixar de prestar serviço de noite - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um helicóptero ao serviço do INEM

Esta situação é tanto mais gravosa quando o número de serviços de atendimento permanente e urgências tem sido reduzido, sobretudo em zonas remotas do Interior, nas quais uma evacuação de urgência para um estabelecimento com as valências adequadas pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Do acordo, que mais do que um acordo foi uma imposição do poder central, relativo ao encerramento de muitas destas unidades, constava a disponibilização de meios de socorro mais sofisticados, usados para acalmar as populações e o poder autárquico, numa tentativa de manter a segurança dos residentes.

Passados poucos anos, os próprios meios com os quais se podia, de alguma forma, reduzir os riscos das populações mais isoladas, começam a ser parcialmente desactivados, o que em nada contribui para a confiança destas no Estado nem para a sua fixação em locais mais remotos.

É de notar que esta proposta surge em simultâneo com outra, que visa penalizar os proprietários de terras abandonadas, algo que revela uma dualidade de critérios tão absurda quanto criminosa, ameaçando punir quem abandona simples terrenos sem fazer o mesmo ao Estado que abandona os seus cidadãos.

terça-feira, dezembro 27, 2011

Diário de Garochy 2003

Os nossos leitores mais assíduos sem dúvida que conhecem bem o nome de Gatochy, a gatinha que aqui viveu durante largos anos e que inspirou um diário.

O "Diário de Gatochy" é mais do que a história da protagonista, é uma crítica mordaz a usos e costumes e ao que de mais relevante acontecia em Portugal e no Mundo.

Neste Natal de 2011, optamos por divulgar este diário, no correspondente ao ano de 2003, de forma a que os nossos leitores mais interessados o possam ler.

Obviamente, gostariamos que este diário, bem como os dos anos subsquentes e que vão até 2008, fossem publicados, pelo que, caso tenham contactos em editoras, agradecemos a sua divulgação junto das mesmas.

3 dos 5 helicópteros do INEM podem deixar de prestar serviço de noite - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um helicóptero ao serviço do INEM

Três dos cinco helicópteros ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), estacionados em Macedo de Cavaleiros, Aguiar da Beira e Loulé, poderão deixar de estar disponíveis durante a noite, ficando apenas operacionais os de Lisboa e Porto.

Esta proposta, que parte do próprio INEM, baseia-se no reduzido número de missões desempenhadas por estas unidades, em média apenas uma em cada dois dias, sustentando que o custo de aluguer destas aeronaves pode ser utilizado de outra forma com maior eficácia.

Não temos dúvidas que os meios aéreos são os mais dispendiosos e cada uma das suas missões será aquela que terá um maior impacto financeiro, mas se estes existem é porque possuem características que permitem um desempenho diferente dos restantes meios ao serviço do INEM.

Naturalmente que, a partir de um certo valor ou custo, a sua relação relativamente ao número de missões ou mesmo aos serviços prestados começa a decair, mas é inegável que os helicópteros podem salvar vidas e que ao restringir o seu uso com uma base financeira se está a colocar um preço na vida humana.

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Procuramos jantes de 16"

Image Hosted by ImageShack
Uma jante de 16" no Defender

Após a aquisição dos pneus Insa Turbo Dakar 265/75R16, torna-se necessário dispor das jantes adequadas, dado que as actualmente em uso são de 15", incompatíveis com os novos pneus, e necessitam de reparações.

Dado que o Defender tem abas laterais com 5 cm de largura suplementar, de forma a que as jantes fiquem perto da face, as mesmas terão que ter um "off set" considerável, quase equivalente às que usamos actualmente, apenas um pouco inferior de forma a que, tal como hoje sucede, os pneus não saiam dos contornos do veículo.

Sendo este um período de muitas despesas, iremos, se possível, optar por um conjunto em segunda mão, pelo que solicitamos aos nossos leitores que tenham conhecimento de umas jantes com estas características e a um preço aceitável, que nos informem.

Blogger via dispositivo móvel

Image Hosted by ImageShack
Um écran da configuração móvel

Para além do método habitual, e que obedece a um formato pré-estabelecido a vários níveis, não apenas no aspecto geral do "blog", mas dos textos, que pretendemos que tenham um aspecto uniforme, é possivel actualizar o "blog" recorrendo a dispositivos móveis.

O primeiro passo consiste em registar o dispositivo, enviando uma mensagem com um código gerado pelo Blogger recorrendo ao próprio equipamento móvel para o endereço go@blogger.com, o que validará este dispositivo, permitindo-lhe actualizar o "blog".

Seguidamente, pode-se escolher o formato das publicações, recorrendo aos que estão disponíveis no Blogger, sendo ainda possível seleccionar endereços de correio electrónico que serão imediatamente avisados da publicação.

Após estes passos, as mensagens enviadas a partir do equipamento registado serão publicadas directamente ou ficarão guardadas como rascunho, segundo a opção seleccionada, bastando proceder ao envio para o endereço go@blogger.com.

domingo, dezembro 25, 2011

Prevenção da morte súbita devido a problemas cardíaco

Image Hosted by ImageShack
Uma acção de formação

Esta campanha destina-se a evitar, tanto quanto possível, a morte súbita devido a problemas cardíacos, proporcionando ao público a informação necessária para poder agir perante este tipo de situação com a prontidão e rigor necessários.

Os procedimentos básicos, a sua sequência correcta, desde o contacto inicial com a vítima, passando pelo reconhecimento de síntomas e condições ambientais, até ao Suporte Básico de Vida (SBV), uso de desfibriladores e Suporte Avançado de Vida precoce são descritos e analisados, prevendo-se acções de sensibilização e formação.

Quem tenha formação nesta área é convidado a ser voluntário em acções de divulgação e formação, mas quem não tenha pode igualmente participar em termos de organização e apoio logístico, prevendo-se acções em escolas ou empresas e a distribuição de material de apoio.

No "site" encontram-se diversos detalhes, incluindo vídeos, onde este projecto pode ser conhecido, feitas inscrições ou estabelecidos contactos e parcerias, recomendando-se uma visita e, caso possível, a participação nas acções propostas.