sábado, dezembro 17, 2011

Facebook Timeline já disponível

Image Hosted by ImageShack
Uma écran do Facebook Timeline

Anunciado por diversas vezes, chegou finalmente o Facebook Timeline, uma forma diferente, cronológica, de visualizar o perfil de cada utilizador desta rede social, permitindo selecionar a data nas quais foram introduzidos dados ou informação.

Se a informação é a mesma, a sua organização permite uma autêntica viagem no tempo, bastando usar o rato para percorrer o período em que o utilizador usa o Facebook, com as várias alterações de estado, adição de amigos ou ligações, bem como de fotografias, vídeos e outros dados.

Durante um período que se prevê curto, a opção por este formato será facultativa, mas, tal como em casos anteriores, prevê-se que brevemente esta forma de visualizar o perfil será implementada em todos os perfis, independentemente da vontade ou acção do seu detentor.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Aplicação TMN de navegação para Android - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran da aplicação de navegação da TMN

Quando "on line", permite receber informações relativas ao trânsito, radares, limites de velocidade no local, informação meteorológica, entre outros e também é possível partilhar itinerários e favoritos directamente no Facebook.

É de notar que o uso completo desta aplicação requer uma ligação à Internet e que o volume de dados para instalação e actualização deve ser feito através de uma ligação WiFi, sendo de verificar se o equipamento dispõe da memória necessária para instalar todos os dados.

Por outro lado, convém utilizar esta aplicação num equipamento com GPS, algo que não está incluido em todos os "tablets" existentes no mercado, ou que tenha, pelo menos, a capacidade de determinar a posição com base na triangulação do sinal das antenas da rede móvel, o que permite obter uma a localização aproximada em zonas urbanas.

Para quem disponha de um equipamento adequado e pretenda usá-lo como auxiliar à navegação, esta é uma aplicação a ter em conta, seja por ser gratuita, com actualizações igualmente gratuitas, seja pelas funcionalidades que chegam a incluir visualizações em 2D e 3D.

Uma bandeira nacional no Defender

Image Hosted by ImageShack
Uma bandeira nacional no Defender

Fáceis de adquirir em lojas de artigos ou peças para automóveis, grandes superfícies e mesmo em pequenos estabelecimentos, com um preço que ronda o meio Euro por par, as bandeiras nacionais em vynil podem facilmente complementar a decoração de um veículo.

O exemplo que apresentamos, adquirido numa loja de produtos de baixo custo, tem perto de 110 por 80 mm, custam unitariamente 0.25 Euros e vêm embaladas individualmente, sendo de aplicação extremamente fácil, bastando para o tal remover o papel protector e colocá-las sobre uma superfície limpa.

Este é o tipo de autocolante que pode ser usado isoladamente ou em conjunto, por exemplo, com o nome do condutor, ou com qualquer outra frase, desde que a dimensão dos caracteres seja compatível.

É manifesto que a qualidade destes autocolantes não é equivalente à daqueles que têm o logotipo do Dakar ou dos "Land Rover Special Vehicles" presentes no Defender, mas a diferença de preço acaba por determinar também a qualidade do produto, sendo que, no caso concreto, o baixo custo permite uma substituição sem que tal pese seriamente no orçamento.

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Aplicação TMN de navegação para Android - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran da aplicação de navegação da TMN


A TMN disponibilizou uma aplicação de navegação gratuita, designada por "TMN Drive" para a plataforma "Android" que inclui milhares de pontos de interesse e mapas de Portugal, incluindo as ilhas, com possibilidade de uso mesmo "off line".

Esta aplicação funciona nos telefones inteligentes, "tablets" e outros dispositivos "Android" e requer para instalação uma ligação à Internet e perto de 300 Mb de espaço disponível, que pode ser num cartão de memória, onde serão instalados os mapas e conteúdos que permitem o uso "off line".

O "TMN Drive" permite uma navegação em modo "on-line" e "off-line", com instruções gráficas e por voz, disponibilizando milhares de pontos de interesse organizados em categorias que incluem eventos, locais turísticos, serviços de saúde, sistemas de transporte, restaurantes e actividades culturais, etc.

Conversor e inversor eléctrico no Defender - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um conversor instalado num inversor no Defender

Por outro lado, caso se utiliza um equipamento que possua uma tomada com terra, a conexão física será mais sólida e mesmo a trepidação, caso a ligação seja utilizada com o veículo em movimento, dificilmente implicará que se desligue.

Podendo parecer secundário, esta questão revela-se importante, dado que a ligação directa de um conector com terra ao inversor, que não tem tomadas envolventes, surge como pouco adequada, salvo com o veículo parado, sendo fácil que esta se solte em movimento, sobretudo se o cabo de ligação for pesado ou também sujeito a algum tipo de oscilação.

Aconselhamos a deixar o conversor permanentemente montado no inversor, dado que mesmo para equipamentos que não usem terra, o tipo de conexão física e questões de arrumação assim o justificam plenamente e o perigo de furto, se colocado num local discreto, é praticamente nulo e, existindo, com pouco impacto dado o baixo preço desta peça.

Esta é uma opção de baixo custo, tanto a nível do inversor, como do conversor, com o conjunto a ficar perto dos 30 Euros, um preço muito inferior ao de modelos onde a tomada se encontra incorporada no inversor, os quais facilmente atingem o dobro do valor que pagamos.

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Solidariedade SOS Animal

Image Hosted by ImageShack
Um cachecol do SOS Animal com logo de gato

Nesta época de Natal, com o País a atravessar uma crise profunda, não queremos deixar de também lembrar o crescente abandono de animais e a necessidade de sermos solidários e cuidar destes seres frágeis, que tantas vezes dedicaram a sua vida a uma família.

Existem numerosas alternativas, pelo que nossa sugestão é apenas uma entre muitas, e vai no sentido de adquirir os cachecóis solidários da SOS Animal pelo preço unitário de 5 Euros, incluindo portes, de forma a apoiar esta instituição.

Para além dos cachecois, em diversas cores e com os logotipos do cão ou do gato, estão disponíveis na loja "on line" diversos outros produtos, sendo que todos vão ajudar animais que precisam do apoio prestado por esta instituição.

Como alternativa a prendas mais convencionais, esta é uma lembrança que também serve para ajudar, pelo que esta é uma sugestão que os bicharocos ao cuidado da SOS Animais certamente vão agradecer.

Conversor e inversor eléctrico no Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um conversor instalado num inversor no Defender

Já tinhamos apresentado quer o inversor que está no Defender, quer o conversor que permite usar conectores eléctricos com terra do modelo europeu em tomadas britânicas, mas pretendemos chamar a atenção para o conjunto.

Muitos, senão a maioria dos inversores vendidos no EBay, onde um modelo com 1.000 W pode ser adquirido por 25 a 30 Euros, possuem conexões eléctricas que suportam diferentes tipos de conector, incluindo o usado na Europa, mas que, neste caso, não usam a ligação à terra.

O uso deste tipo de conversor Schuko apresenta algumas vantagens, que justificam os perto de 5 Euros que custa, sendo a mais importante o introduzir uma nova segurança eléctrica, dado incluir no seu interior um fusível que actuará antes dos circuitos de protecção do inversor.

A possibilidade de ser o controle de uma sobretensão ser feita exclusivamente no conversor ou, no limite, no interior do inversor, evita que algum problema eléctrico de maior monta possa afectar a bateria do veículo, onde o inversor está directamente ligado, dado que as ligações de terra passam a ter continuidade no interior deste conjunto.

terça-feira, dezembro 13, 2011

Facebook permite subscrever "sites" externos

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Facebook

O Facebook disponibilizou uma nova funcionalidade destinado a subscrever "sites" externos, de modo a que as actualizações destes sejam integradas no mesmo fluxo ou "feed" de notícias a que os utilizadores desta rede social estão habituados.

Este sistema é muito semelhante ao que acontece internamente com as actualizações de contactos ou páginas que subscrevemos, senda a diferença essencial é a de que o novo botão reflete conteúdos externos, que serão integrados de forma transparente.

É de notar que esta é uma situação diferente dos conhecidos botões de partilha ou "gosto", os quais têm efeito apenas uma vez quando são accionados, mas que não terão qualquer efeito em actualizações futuras, sendo que a nova funcionalidade permite um seguimento efectivo de um "site" correspondendo a uma subscrição permanente.

Espelho de inspecção de veículos

Image Hosted by ImageShack
Um espelho de inspecção de veículos

Os espelhos de inspecção de veículos destinam-se a múltiplas finalidades, desde a averiguação de fugas a revistas, tendo lugar em oficinas ou no conjunto de ferramentas de quem efectue pequenas reparações.

O modelo usado pelo exército inglês é extremamente prático, incluindo, para além do espelho, um suporte extensível, com funcionamento telescópico, e uma luz, que está alinhada de modo a ser reflectida pelo espelho e iluminar a zona a verificar.

Os preços dos excedentes começam na meia dúzia de Euros para um equipamento usado e a precisar de alguma revisão eléctrica, normalmente muito fácil de efectuar, pelo que será uma opção a ter em conta para quem tenha alguns conhecimentos de electricidade.

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Google+ permite reconhecimento facial

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google+

O Google adicionou à sua rede social, o Google + um sistema de reconhecimento facial, que permite ao utilizador encontrar fotos onde constem a sua face ou a dos seus contactos, localizando assim fotos onde consta.

A nova funcionalidade começou a ser implementada na passada sexta feira, sendo opcional e dando ao utilizador a possibilidade de aceitar ou recusar a indentificação, de forma a assegurar a privacidade e evitar as críticas que abalaram um serviço semelhante por parte do Facebook.

Sendo interessante, esta funcionalidade levante sérias questões a nível de privacidade, sobretudo porque o reconhecimento facial não é infalível, podendo resultar em insinuações comprometedoras cujas consequências são sempre imprevisíveis.

Para todos quantos pretenderem testar esta funcionalidade, aconselhamos um controle apertado e permanente dos resultados e a sua desactivação quando não exista disponibilidade para o fazer, de forma a evitar mal entendidos ou confusões.

Paddock passa a vender Ashcroft

Image Hosted by ImageShack
Um diferencial autoblocante da Ashcroft

A Paddock Spares anunciou que vai passar a vender acessórios e peças da Ashcroft, incluindo os conhecidos diferenciais autoblocantes, semi-eixos reforçados que popularizaram este fabricante entre os adeptos da marca.

A título de exemplo, um diferencial autoblocante tem um preço que ronda os 400 Euros, enquanto os semi-eixos rondam as três centenas, ambos incluindo o VAT, o que serve de exemplo comparativo com outros fornecedores.

Os produtos da Ashcroft são se excelente qualidade, com um preço convidativo, e a sua presença na Paddock Spares garante uma maior disponibilidade e, sobretudo, um valor de portes módico, algo que nem sempre acontece por parte de outros fornecedores.

domingo, dezembro 11, 2011

10.000.000.000 de aplicações descarregadas do mercado "Android"

Image Hosted by ImageShack
Um écran do "Android Market"

O Google anunciou que já foram descarregadas mais de 10.000.000.000 de aplicações via "Android Market", um número que não inclui todas as outras formas de instalar programas nos equipamentos que recorrem a esta plataforma móvel.

O "Android" é a plataforma móvel líder no mercado, com mais de 1.000.000.000 de aplicações a serem descarregadas mensalmente, batendo largamente toda a concorrência e prevendo-se um crescimento ainda superior nos próximos meses.

Como forma de comemorar esta número, durante os próximos 10 dias estrão à venda no "Android Market" uma selecção de 10 aplicações por apenas 10 cêntimos cada uma, algo que, caso alguma interesse aos nossos leitores, aconselhamos vivamente a adquirir.