sábado, outubro 08, 2011

Viagem virtual de helicóptero no Google Maps

Image Hosted by ImageShack
Iimagem de uma viagem virtual de helicóptero

O Google Maps tem uma nova funcionalidade que simula um voo de helicóptero ao longo de um trajecto determinado pelo utilizador, dando assim origem a viagens aéreas virtuais sobre os mapas digitais tridimensionais.

Para aceder a esta funcionalidade é necessário instalar um "plug-in" específico concebido para o Google Earth, após o que esta possibilidade passa a estar disponível no Google Maps, dando assim origem a um novo tipo de visualização.

A utilização é extremamente simples, bastando defenir o trajecto a percorrer, e selecionar a opção 3D, após o que o voo virtual sobre um terreno tridimensional, algo semelhante ao de um simulador de voo, permite ver uma dada área numa perspectiva diferente.

sexta-feira, outubro 07, 2011

As sondagens e a Madeira

Image Hosted by ImageShack
O cartaz das eleições regionais da Madeira

A poucos dias de eleições regionais, com uma previsão de maioria para o PSD-Madeira, dirigido pelo actual Presidente do Governo Regional, surge mais uma oportunidade de testar a nossa teoria relativa a sondagens eleitorais.

Defendemos que o erro das sondagens, favorecendo o partido no poder, é tanto maior quanto a falta de democracia e liberdade, podendo este ser um facto objectivo ou simplesmente a percepção dos eleitores, que se sentem condicionados na altura em que são inquiridos quanto ao sentido de voto.

Diante da actual situação na Madeira e das críticas que têm surgido dos mais distintos quadrantes políticos, pondo em causa a qualidade da vida democrática no arquipélago, será, portanto, expectavel que o resultado do PSD-Madeira seja francamente abaixo do previsto, sendo que a nossa interpretação é de que tal, a acontecer, não resulta de erros nas sondagens, os quais são induzidos por inquiridos temerosos, mas do receio dos mesmos em afrontar o poder estabelecido.

Assim, esperamos pelos resultados de Domingo para os compararmos com os dados das sondagens e assim validar ou não uma teoria que concebemos a partir de alguns erros clamorosos, como a primeira vitória de Rui Rio no Porto, perante a hostilidade de diversas forças locais influentes e dificeis de contradizer.

Verão em Outubro faz regressar os incêndios - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Após estes dias de calor intenso, não obstante o prolongar da época de fogos até ao dia 15 de Outubro, com as restrições que tal implica, bem como o reforço de alguns meios, considerado como insuficiente por muitos, os incêndios, mesmo os de longa duração continuam a devastar o País.

Nesta época, em pleno mês de Outubro, notam-se diferenças relativamente ao Verão, que pode nem ser tanto em temperatura, mas na sua variação, do que resultam ventos mais fortes, dificultando o combate, situação agravada pela diminuição de meios disponíveis.

Comparando com Agosto, e com o Verão em sí, nota-se que o dispositivo actual está em maior esforço e que os acidentes tendem a aumentar, algo que indicia o cansaço resultante de muitos dias de combate às chamas e a necessidade de acorrer a demasiadas ocorrências verificadas simultaneamente.

O acidente com os bombeiros do Penedono, do qual resultou um ferido grave, demonstra que mesmo neste época, o perigo não diminuiu e que o esforço resultante do combate a incêndios de maior duração e a diminuição de efectivos, aliada ao menor número de meios aéreos disponíveis, potencia o perigo.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Revista Land Portugal muda de mãos

Image Hosted by Imageshack
A capa do nº 25 da Land Portugal

Tivemos conhecimento, através de vários foruns, do seguinte comunicado:

A Editora de publicações @Outras Coordenadas, Lda adquiriu o título e todos os direitos de publicação da Revista Land Portugal, à Editora Land Evasão.

A editora pretende dar continuidade a este projecto e devolver às bancas esta publicação tão solicitada pelos entusiastas da marca Land Rover e do todo-o-terreno em geral.

A revista Land Portugal, terá uma nova imagem e manter-se-á fiel ao espírito Land Rover, sendo que a sua periodicidade passará a ser, inicialmente, trimestral.

Na sequência deste comunicado, esperamos continuar a contar com o apoio que têm dado a esta publicação, estando ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional.

António Brás Monteiro
Director
Revista Land Portugal
917960943


Depois de um período em que, para além de não ser publicada, a Revista Land Portugal foi alvo de críticas pela falta de resposta a questões de assinantes, que tinham pago números em avanço, e de numerosos leitores, esta é a oportunidade para um novo começa desta publicação tão popular entre os adeptos da marca.

Verão em Outubro faz regressar os incêndios - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Esta é, portanto, uma situação expectável e previsivel à luz dos anos mais recentes, o que deve ser tido em conta no balançar do dispositivo, abrangendo mais meses e, eventualmente, reduzindo o efectivo na "Fase Charlie", de modo a poder distribuir mais meios pelo resto do ano, tal como tem sucedido com o número de ocorrências.

No entanto, não são apenas os incêndios em sí, o seu combate e as consequências daí resultantes que devem ser analisados, mas também a forma como estes eventos têm sido tratados pela comunicação social num período em que o País atravessa uma profunda crise e se debate com numerosos escândalos, alguns deles protagonizados por entidades oficiais.

Chamamos a atenção para algumas peças televisivas que consideramos de muito mau gosto, explorando sobretudo o sofrimento e o pânico das populações, com sequências que em nada contribuiam para uma visão objectiva da situação.

Este tipo de imagens, muito usadas durante alguns anos, recentemente caiu em desuso, mas infelizmente agora são retomadas, algo que lamentamos e condenamos, considerando que ultrapassam os limites que a informação deve respeitar, evitando aquilo que, sem contribuir para informar, pretende apenas explorar a infelicidade alheia.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Foco de emergência multimodo

Image Hosted by ImageShack
Um foco de emergência multimodo

A presença de um foco ou projector de luz num veículo é algo que aconselhamos desde sempre, pelo que sugerimos periodicamente alguns modelos, destacando aqueles que podem operar em vários modos e ser usados dentro e fora da viatura, o que implica ter uma bateria no seu interior.

Este modelo da Livarno Lux tem quatro modos de funcionamento, incluindo uma lâmpada incandescente com alcance de 50 metros, 8 "leds" frontais, luz branca lateral com dois "leds" ou avisador vermelho intermitente igualmente com dois "leds" e possui um apoio rebatível que permite ser utilizado como projector.

A bateria interna é recarregável directamente através de uma tomada doméstica de 220 volts ou através da tomada de isqueiro do carro, incluindo os respectivos sistemas de carregamento.

Este modelo, um de muitas opções existentes no mercado, estará disponível nas lojas Lidl a partir do dia 10 de Outubro por um preço de 27.99 Euros, incluindo 3 anos de garantia, tendo como principal óbice a falta de um sistema de fixação adequado para veículo, que podia ser uma base magnética de boas dimensões.

terça-feira, outubro 04, 2011

Bracelete "bluetooth" com avisador de chamada

Image Hosted by ImageShack
Bracelete "bluetooth" com avisador de chamada

Para informar da chegada de uma chamada telefónica ou uma mensagem escrita sem a necessidade de olhar para o écran do telemóvel, existem pequenas braceletes com écran LCD que permitem visualizar essa informação.

Este modelo de bracelete conecta-se ao telefone via "bluetooth", podendo rejeitar ou silenciar chamadas, e tendo a possibilidade de apresentar a hora, dando também alerta caso perca o contacto com o telemóvel.

A bracelete funciona por vibração, pelo que é mais larga que a de um vulgar relógio, e inclui uma bateria recarregável via USB que permite funcionar até 60 horas com uma única carga.

O preço, incluindo o cabo de carregamento USB e o manual, ronda os 17 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo uma ideia interessante e útil como recordação nesta época festiva que se aproxima.

Verão em Outubro faz regressar os incêndios - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Acresce o facto de, com este tempo quente, o Instituto de Meteorologia ter colocado 20 concelhos de 7 distritos em alerta, com risco máximo de incêndio, enquanto muitos outros se encontram em níveis de risco elevados ou intermédios, antecedendo que esta situação tenderá a prolongar-se nos próximos dias.

Tal é confirmado pelos números disponibilizados pela ANPC referentes a Domingo passado, com uma situação no terreno muito semelhante à da véspera e um número de ocorrências que se equipara ao habitual num mês de Agosto típico, mas que é muito pouco comum em Outubro.

No entanto, não podemos dizer que o sucedido este início de Outubro seja inédito ou uma surpresa, dado que já no passado assistimos a situações semelhantes, que ocorrem com maior frequência nos últimos anos, com a perda de definição entre as estações do ano, verificando-se que o tórrido calor de Agosto e o arrefecimento subsquente, que em parte defeniam as fases e o consequente dispositivo de combate, perderam parte do sentido.

Assim, após um Agosto excepcionalmente calmo, um Setembro relativamente tranquilo e durante o qual ocorreu a desmobilização de parte do dipositivo, entramos num Outubro que se afigura com períodos complicados durante os dias iniciais, agravado pela secura do solo resultante dos meses de Verão.

segunda-feira, outubro 03, 2011

Presentes de Natal no EBay - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma réplica do telemóvel Land Rover

Outro presente, talvez mais específico e um pouco mais dispendioso, é a réplica dos telemóveis Land Rover, originalmente feitos pela Sonim, e que ficam bem no interior de qualquer modelo da marca.

Apesar de não incluirem todas as funcionalidades dos originais, as réplicas são bastante robustas e visualmente atractivas, sendo uma alternativa interessante para quem pretende um telemóvel para todo o terreno.

Lembramos que as aquisições efectuadas fora de território comunitário incorrem no pagamento de direitos alfandgários, e que câmaras, telemóveis ou outros equipamentos de algum valor dificilmente escapam sem pagá-los, podendo o processo atrasar substancialmente a entrega.

Deve-se contar, em período normal, fora da época natalícia, com entre duas a três semanas na Alfândega, caso a encomenda não inclua uma factura reconhecida como tal pelas autoridades aduaneiras, sendo que a declaração do envio como oferta tende a ser ineficaz, sobretudo quando a proveniência é um País asiático com pouca emigração portuguesa.

Verão em Outubro faz regressar os incêndios - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

O regresso do tempo quente, após um Verão atípico, onde as baixas temperaturas evitaram que as áreas ardidas se aproximassem da média dos últimos anos, trouxe consigo uma nova vaga de incêndios florestais numa altura em que o dispositivo já não se encontra na sua máxima força.

Um incêndio em Santiago de Litém, no concelho de Pombal, mobilizou 125 bombeiros e 11 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, apoiados por 34 viaturas e dois helicópteros, que conseguiram evitar que as chamas chegasse às casas.

Em Carrazeda de Ansiães, concelho de Bragança, 40 bombeiros da corporação local, apoiados por dez viaturas, combateram um incêndio que consumiu mato numa zona de dificil acesso, sendo este mais um dos oito incêndios activos registados Sábado ao fim da tarde pela Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

No entanto, a ANPC registou quase duas centenas e meia de ocorrências, que mobilizaram mais de 3.723 de bombeiros apoiados por um milhar de viaturas e diversos meios aéreos, um esforço considerável para esta altura do ano e para os meios disponíveis, comparável aos de um dia de Agosto.

domingo, outubro 02, 2011

Presentes de Natal no EBay - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma Nikon Coolpix S225

O Natal ainda vem longe, mas numa época de crise, onde a poupança é mais que necessária, a selecção de presentes ou recordações tem que ser efectuada com maior cuidado e contenção, pelo que sugerimos que seja efectuada com maior antecedência.

Uma nossas propostas é a oferta de equipamentos recondicionados pelo fabricante, vendidos em embalagens originais e devidamente acondicionados, onde apenas alguns opcionais, como baterias ou carregadores podem estar em falta.

Exemplo de um presente interessante e útil é a máquina fotográfica digital Nikon Coolpiz S225, com 10.7 MP, indo até aos 3648 x 2736, com 50 Mb de memória interna, expansível via cartão SD, e capaz de gravar "clips" de vídeo.

Não nos vamos alongar sobre as características desta câmara, dado que estas podem ser encontradas facilmente na Internet, mas tão somente sobre o preço, que incluindo portes a partir de Inglaterra ronda os 40 a 45 Euros, a que acresce uma dezena caso seja necessário adquirir uma bateria e carregador novos.