sábado, setembro 24, 2011

Vestuário em Gore-tex proveniente de excedentes militares - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um blusão civil em Gore-tex

Aconselhamos este tipo de vestuário a quem precise de roupa impermeável e cuja actividade implique esforço físico e consequente transpiração, mas deve-se ter em conta que o Gore-tex não faz milagres e que o restante vestuário tem implicações a vários níveis, podendo mesmo anular as vantagens do Gore-tex, caso existam camadas impermeáveis que impeçam o seu funcionamento normal.

Encontram-se blusões novos em Gore-tex por preços abaixo dos 50 Euros, ou calças abaixo dos 30, com as luvas e gorros a preços ainda inferiores, pelo que um conjunto completo é facilmente adquirido por menos de uma centena de Euros.

No EBay, sobretudo no Inglês, encontram-se numerosas oportunidades, muitas delas resultantes da redução de efectivos militares mobilizados em acções no exterior, sendo que os padrões lisos da Marinha e Força Aérea, em tons azuis, podem ser facilmente usados mesmo em conjunto com fardamento cujo corte ou desenho seja diferente, sem chocar demasiado e desde que em alturas menos formais.

Para quem efectue caminhadas ou outras actividades ao ar livre em tempo de chuva, esteja exposto a ventos ou a outros elementos, tenha que suportar temperaturas baixas sem estar imóvel, o Gore-tex apresenta óbvias vantagens e o preço pelo qual pode ser adquirido, que pode ser pouco superior ao de outro vestuário menos sofisticado, é mais que justificável.

sexta-feira, setembro 23, 2011

Vestuário em Gore-tex proveniente de excedentes militares - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um blusão militar em Gore-tex

A membrana de Gore-tex é composta de uma trama extremamente apertada, com mais de milhão e meio de poros por centímetro quadrado, sendo cada um 20.000 vezes mais pequeno do que uma gota de água e 700 maior que uma de vapor.

Com esta construção, se por um lado a água não passa, o mesmo não acontece com o vapor, pelo que sendo impermeável, o Gore-tex é transpirável, tornando-se extremamente confortável e prático de usar e uma opção a ter em conta sempre que possível.

São exactamente as peças de vestuário disponibilizadas como excedentes e com as características que mencionamos aquelas que consideramos oferecer uma melhor relação preço qualidade, mesmo tendo em conta que sendo adquiridas fora de Portugal, os portes tenham algum impacto no valor total, que consideramos como uma opção interessante e a ter em conta.

Entre o vestuário disponibilizado com maior frequência encontram-se blusões, calças, luvas ou gorros, mas também se podem encontrar um sem número de acessórios destinados aos mais diversos fins, bem como "kits" de reparação, essenciais em caso de surgirem danos.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Google Plus aberto a todos

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Plus

Após um período de testes algo curto e perante o anúncio de numerosas alterações no Facebook, nem todas bem acolhidas pelos utilizadores desta rede social, a adesão ao Google + deixou de ser feita por convite, ficando assim disponível para todos os interessados.

Já abordamos sucintamente esta rede do Google, que, apesar de competir com o Facebook, apresenta numerosas diferenças, dado integrar um conjunto de aplicações e funcionalidades do Google, enquanto os jogos, que são da maior importância para o seu rival, continuam virtualmente ausentes.

Naturalmente, decorre que serão numerosas as adesões nos próximos dias, sobretudo por parte de utilizadores que usam funcionalidades do Google e dispensam alguns dos populares jogos presentes no Facebook, pelo que se vai verificar alguma agitação no mundo das redes sociais.

Dado que os convites agora fazem pouco sentido, quem pretender adicionar-nos pode usar o habitual contacto do correio electrónico do Google, nmcabecadas@gmail.com.

Vestuário em Gore-tex proveniente de excedentes militares - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um esquema do Gore-tex

Após anos em que quase se podia considerar um luxo, o vestuário em Gore-tex, uma membrana impermeável, mas que permite a saída da transpiração, encontra-se cada vez mais acessível, sobretudo sob a forma de excedentes militares.

Quando falamos de excedentes, consideramos equipamentos novos, devidamente embalados, que por diversas razões deixaram de ser considerados necessários em termos de destino original e são colocados no mercado, normalmente a preços bastante acessíveis.

Por outro lado, o facto de se destinarem a um uso militar não implica necessariamente um padrão camuflado ou numa cor tipicamente associada com este tipo de utilização, podendo ser numa cor lisa como o azul escuro, negro ou outra, perfeitamente aceitável e discreta na vida civil.

Um tecido em Gore-tex tipicamente é composto por três camadas, uma exterior, de alta resistência, a membrana em Gore-tex no meio, e um forro interior, destinado a um maior conforto, sendo o conjunto selado.

quarta-feira, setembro 21, 2011

Adaptador para duplo cartão SIM - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um menú do adaptador para duplo cartão SIM

Esta é a maior dificuldade, já que em muitos modelos de telemóvel o espaço escasseia, sendo aqui que surgem algumas incompatibilidades, sendo de ter em conta que não se pode dobrar o adaptador até vincar, o que pode seccionar alguma das pistas, impedindo o funcionamento.

Os adaptadores têm um pequeno programa residente de configuração que permite selecionar o SIM a usar, caso se pretenda usar apenas um, mesmo mantendo os dois fisicamente instalados, ou determinar o seu uso simultâneo.

Está disponível uma longa lista dos modelos de telemóvel suportados, mas o facto de não constar dela apenas significa que um dado modelo não foi testado e não que seja incompatível, podendo-se pedir ao fabricante informação mais detalhada, dado que vários telemóveis de marcas diferentes são quase idênticos internamente.

O preço deste adaptador ronda a vintena de Euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, o que pode ser três a quatro vezes mais elevado que outros modelos, menos sofisticados e que não suportam 3G, algo que, a nosso ver, deve ser tido na devida conta dependendo da utilização do telemóvel.

Redes de carga da Tripnet

Image Hosted by ImageShack
Uma rede de carga da Tripnet

A Tripnet é uma empresa israelita especializada em acessórios para expedição em todo o terreno, construindo diversos equipamentos, entre os quais os sistemas de redes de fixação de carga têm um especial destaque.

Vários tipos de rede estão disponíveis para os Land Rover, desde redes separadoras do compartimento de carga, específicas para a porta traseira, conjuntos para acomodação de cargas de grandes dimensões ou para armazenamento em geral, podendo as mesmas ser agrupadas para fins ou configurações específicas.

Estão ainda disponíveis outros acessórios de carga, como tapetes, bem como sacos de vários tipos para carga e modelos específicos para o transporte de água, mas indiscutivelmente são as redes, que também dão nome à empresa, o tipo de acessório que tem a primazia.

Obviamente as redes podem ser improvisadas, por exemplo a partir das redes de protecção de janelas usadas em competição, que permitem alguma poupança, mas para um uso mais intensivo ou profissional, esta pode ser uma opção a ter em conta.

terça-feira, setembro 20, 2011

Adaptador para duplo cartão SIM - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador para duplo cartão SIM

A maioria dos telemóveis apenas suporta um cartão SIM, e tal é suficiente para a maioria dos utilizadores, mas para muitos, sobretudo os que por razões usam mais que uma rede, um modelo que suporte dois cartões pode ser uma solução prática.

Mais barato que adquirir um novo telemóvel, é comprar um adaptador que permita instalar dois SIM no mesmo telemóvel, mas deve ter-se em conta que o equipamento não pode estar bloqueado a uma única rede, sob pena de o adaptador ser inútil.

O adaptador MagicSIM permite colocar 2 cartões SIM no mesmo telemóvel, sem proceder a nenhum tipo de corte ou adaptação, e suporta ligações 3G, normalmente associadas a videochamadas, algo que não é suportado pela maioria dos concorrentes.

A instalação é extremamente simples, bastando introduzir o conector no local onde originalmente se coloca o SIM, sendo os dois SIM colocados nas duas ranhuras existentes para o efeito no adaptador, após o que o cabo flexível deve ser ajustado de forma a ficar devidamente acondicionado.

Substituição do permutador no Defender - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma esquema do permutador de Defender

Para além de substituir óleo e líquido de refrigeração, dado que ambos os circuitos necessitam de ser purgados e limpos, fazendo circular água com um detergente ou desengordorante específico no respectivo circuito.

A substituição de um permutador, não sendo muito complexa, revela-se dispendiosa, com esta peça a custar, na marca, um valor que se aproxima das três centenas de Euros, a que acresce o IVA, mas por tratar-se de uma reparação que não deve ser adiada, tentar obter esta peça no EBay, por exemplo, apenas é possível caso seja possível esperar com o veículo parado.

A este valor, acresce o da substituição do óleo, caso esteja contaminado, e que no caso de um Td5 anda pelos 7 litros, e dos 12 litros de líquido do circuito de refrigeração, o que também, caso se opte pela solução correcta, não deixa de ser dispendioso.

No entanto, muito mais dispendioso, na ordem dos dois milhares de Euros, dependendo das consequências, é adiar esta reparação, pelo que, por muito que custe, não pode ser adiada sem colocar seriamente em risco o motor.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Desbloqueador de telemóveis Tornado

Image Hosted by ImageShack
O desbloqueador de telemóveis Tornado

Muitos telemóveis adquiridos aos operadores estão bloqueados aos mesmos, e mesmo quando a legislação obriga ao seu desbloqueio, surgem dificuldades que consideramos inaceitáveis e violam os direitos dos consumidores.

Para numerosos modelos, uma alternativa é o desbloqueador de telemóveis Tornado, um pequeno circuito electrónico que se agrega ao cartão SIM, instalando os dois em conjunto no mesmo "slot", de modo a que seja o desbloqueador a ficar em contacto com a electrónica do telemóvel.

É necessário efectuar um pequeno corte no cartão SIM, mas a instalação é transparente e a longa lista de telemóveis suportados encontra-se disponível, abrangendo a maioria das marcas mais conhecidas, como Samsung, Motorola, Sony Ericsson ou Blackberry, sendo sobretudo notada algumas dificuldades nos Nokia.

O telemóvel apenas fica desbloqueado enquanto o Tornado está instalado, pelo que não necessita de nenhuma alteração, o que permite manter a garantia de fabricante, muitas vezes fornecida através do próprio operador ao qual se encontra bloqueado.

Substituição do permutador no Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma permutador de Defender

A necessidade de proceder à reparação da caixa de direcção do Defender obrigou a purgar o líquido do circuito de refrigeração, tendo-se verificado que este estava contaminado pelo óleo do motor, e que, naturalmente, também poderia estar a passar para o circuito de óleo.

Este tipo de situação pode ter várias origens, sendo uma fuga no radiador de óleo, ou permutador, uma das que podem ter este tipo de consequência que, a prazo, pode ser da maior gravidade, obrigando a reparações dispendiosas.

No limite, a degradação da qualidade do óleo pode levar a situações como o gripar do motor ou o danificar da junta da cabeça, enquanto a entrada de óleo no circuito de refrigeração pode obstruir o radiador, diminuindo a sua eficiência e, no limite, danificando o mesmo, obrigando a uma substituição prematura.

A presença de mancha de óleo, ou sujidade delas derivadas na tampa do depósito de expansão, onde é colocado o luíquido de refrigeração, sem que se verifique outro tipo de síntoma, indicia este tipo de avaria, já que uma passagem noutros locais, como a nível de junta, provoca mais efeitos, como o sobreaquecimento do motor.

domingo, setembro 18, 2011

Em curso, o Ibérico de Land Rovers

Image Hosted by ImageShack
O conhecido logo da Land Rover feito no Ibérico

Está a decorrer em Segurilla, perto de Toledo, em Espanha, o Encontro Ibérido de Land Rovers, para usar a expressão portuguesa, actividade anual que tem vindo a ganhar adeptos e tradição ao longo dos últimos anos.

A edição deste ano, que decorre de 16 até ao dia de hoje, 19 de Setembro, apesar da crise que a Europa atravessa, é mais um momento memorável de convívio e de partilha, que em muito ultrapassam as numerosas actividades disponibilizadas pela organização.

A todos os participantes, desejamos um excelente encontro, uma viagem tão segura quanto agradável e que, no regresso, partilhem a experiência com quem não pode estar presente este ano.