sábado, setembro 17, 2011

Círculos de amigos no Facebook imitam Google+

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Facebook

O Facebook seguiu o exemplo do Google+ e apresentou uma nova funcionalidade que agrega os amigos em grupos, de forma muito semelhante aos círculos utilizados pelo rival.

Desta forma, o Facebook pretende simplificar o processo de criação de grupos de amigos, atribuindo a cada um permissões diferentes em termos de acesso aos dados, regulando assim a privacidade dos utilizadores.

O objectivo é sobretudo seguir o processo intuitivo usado no Google+, sendo opinião do Facebook que esta funcionalidade facilita as configurações, dado que esta possibilidade de diferenciar utilizadores já se encontra presente.

Nitidamente, esta é uma resposta a uma das funcionalidades mais interessantes do Google+, ainda em fase de arranque, mas cuja integração com o universo do Google pode afectar seriamente a liderança do Facebook nas redes sociais.

sexta-feira, setembro 16, 2011

Baterias para portáteis no EBay

Image Hosted by ImageShack
Uma bateria para portátil Advent

A aquisição de portáteis em 2ª mão, tal como acontece com os que são comprados no EBay, implica em muitos casos a compra de uma bateria nova, dado que a original poderá ter pouca capacidade de carga.

Enquanto em Portugal muitas lojas especializadas praticam preços que variam entre os 75 e os 100 Euros, dependendo do modelo exacto, no EBay os valores rondam os 30 a 40 Euros, correspondendo a um desconto de perto de 60%, uma diferença extremamente elevada, compensadora mesmo que haja lugar ao pagamento de direitos alfandegários.

Comprar uma bateria para portátil implica alguns cuidados, selecionando um modelo adequado, fisicamente equivalente, e com uma capacidade em termos de voltagem e amperagem compatíveis com o modelo original, evitando assim riscos de avaria.

Com estes cuidados, facilmente se adquire no EBay um dos inúmeros modelos disponíveis, o que permite prolongar a vida de um portátil, mantendo as suas funcionalidades, nomeadamente em termos de autonomia, algo de essencial em muitas ocasiões.

Procuramos para-lamas dianteiro direito para Defender

Para proceder a uma reparação, procuramos um para-lamas dianteiro direito para Defender 90 Td5, dando-se preferência aos modelos originais, em alumínio, e aos que estiverem pintados no mesmo azul, de modo a evitar, pelo menos para já, gastos de pintura.

Outro factor a ter em conta, por influir no preço, é o valor dos portes, bem como a proximidade, algo que permite ver a peça antes da sua aquisição.

Também estamos abertos à possibilidade de recorrer aos paineis de substituição em plástico, mas tal será equacionado com a oficina onde pretendemos efectuar a pintura e substituição do para lamas danificado.

Agradecemos o contacto para o mail nmcabecadas@gmail.com, ou por comentário neste texto, ou ainda nos tópicos existentes no fórum da Landmania e no Fórum Land Rover, sendo que, dependendo dos preços, esperamos poder efectuar a aquisição na semana que começa dia 19.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Melhor oferta no EBay - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
A opção de "best offer"

Portanto, a negociação incidirá sobre 40 Euros, e não em relação aos 50 Euros que incluem os portes, sendo que quanto maior for a percentagem para embalagem e portes, tanto menor será a margem do vendedor para negociar.

Também recordamos que muitos vendedores, sobretudo na Ásia, praticam margens muito baixas, com o modelo de negócio a basear-se na quantidade, pelo que não aceitarão ofertas que se afastem muito do valor de venda, sendo a margem negocial superior no caso de vendedores europeus, onde as margens de comercialização tendem a ser superiores.

É impossível dar pistas concretas quanto ao desconto que pode ser obtido propondo o preço de compra, mas tudo o que ultrapasse os 5%, sem incluir aquilo que estimamos ser atribuidos aos portes, dificilmente será aceite por um vendedor asiático, tal como será pouco crível que um vendedor ocidental aceita reduzir um preço em mais que 10%.

Sugerimos aos nossos leitores que estejam interessados num dado item que contemple a possibilidade de aceitar ofertas, caso não haja uma urgência que implique a impossibilidade de uma espera que pode ir até às 48 horas, que experimentem esta opção, que pode permitir uma pequena poupança, sempre benvinda nos dias que correm.

Computadores usados na Alemanha

Image Hosted by ImageShack
Um dos modelos à venda

Num período de contenção, pode ser necessário encontrar alternativas de baixo custo em termos de material informático, procedendo a aquisições de forma mais previsível e permitindo uma maior padronização do que quando as compras se efectuam em leilões, como acontece com o EBay.

Por exemplo, um Dell Optiplex 755 MT E4500, em formato de torre, tem um processador Intel Core Duo com dois núcleos a 2.2 GHz, 1 Gb de memória RAM, disco de 80 Gb, leitor e gravador de DVD e os conectores habituais, custando 99 Euros na ITSCO.

Este é apenas um exemplo, com modelos menos potentes, mas que podem ser adequados a muitas funções menos exigentes a custar menos de meia centena de Euros, e outros, mais sofisticados, onde se incluem os portáteis, a atingir valores mais elevados, a que, naturalmente, acrescem portes a partir da Alemanha.

Esta é uma opção que permite adquirir equipamentos informáticos funcionais a um preço módico, e, dado serem equipamentos de marcas que incluem um sistema operativo, este encontra-se legalizado através de uma chave de activação válida, algo que deve ser sempre tido em conta sobretudo quando se pretenda um uso profissional.

quarta-feira, setembro 14, 2011

Melhor oferta no EBay - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
A opção de "best offer"

Uma proposta que não é respondida no prazo de 48 horas expira automaticamente, podendo o interessado enviar até 3 propostas para um mesmo item, com excepção de veículos onde pode enviar até 10 propostas de compra, sendo possível a existência de algumas excepções reguladas pelo EBay.

Naturalmente que o envio de uma proposta deve ser feito apenas em caso de real interesse, dado a obrigatoriedade de compra caso seja aceite, e incluir um preço razoável, não demasiadamente baixo, que possa ser aceite pelo vendedor.

Dado que a oferta abrange unicamente o preço de compra, no caso de os portes serem gratuitos, tal deve ser tido em conta, já que parte do valor de aquisição se destina a suportar o empacotamento e envio, algo que tem custos fixos para o vendedor.

Assim, e a título de exemplo, caso a oferta seja efectuada para adquirir um item cujo preço é de 50 Euros, com portes incluidos, e verificando items semelhantes, com portes perto dos 10 Euros, sabemos que o valor real para o item será de perto de 40 Euros, e é sobre este valor que o vendedor terá alguma margem de manobra.

Versão 7.2.1 do CompeGPS permite até 3 instalações

Image Hosted by ImageShack
Um écran da última versão do CompeGPS

O licenciamento de diversos produtos, entre os quais o conhecido CompeGPS, tem vindo a evoluir, sendo que nalguns casos o valor individual, quando devidamente aproveitado até ao limite, pode permitir alguma poupança sem sair da legalidade.

O sistema de licenciamento permite, actualmente, instalar o produto em até três equipamentos, baseados em Windows XP, Vista ou 7 e/ou em Mac, com OS X 10.6 ou superior, incluindo as últimas versões disponibilizadas, como o Lion, pelo preço de 89 Euros para as licenças e 99 caso inclua o CD de instalação.

Para quem o necessite, estão disponíveis licenças adicionais a um preço de 39 Euros, podendo os interessados descarregar previamente a versão de teste, que corresponde à 7.2.1 actualmente em distribuição.

Assim, efectuando a descarga do programa, uma instalação legal custa uma trintena de Euros, podendo ser complementada pelas versões de teste que, mesmo que com menos funcionalidades, podem ser o suficiente para muitos utilizadores que recorram apenas a um conjunto básico de funções.

terça-feira, setembro 13, 2011

Melhor oferta no EBay - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O botão de "best offer"

Para além de duas formas comuns de aquisição possíveis no EBay, a licitação e a compra, existe uma terceira variante, uma derivada da compra directa sem licitação, designada por "melhor oferta" ou "best offer".

Esta possibilidade apenas existe em alguns artigos em compra, para os quais não são aceites licitações, caso o vendedor esteja disposto a vender o produto por um valor inferior, mas sem entrar em licitações sucessivas, algo que tem um resultado sempre incerto.

Quando esteja disponível a opção "best offer", um butão específico surge sob o de compra, o conhecido "buy now", permitindo ao potencial comprador enviar uma proposta de aquisição por um valor inferior, algo que pode ser aceite ou rejeitado pelo vendedor, o qual pode enviar uma contra-proposta.

É de salientar que, caso o vendedor aceite a proposta, esta passa a ser equivalente a uma aquisição, considerando-se o negócio fechado segundo as normas habituais do EBay, pelo que existe a mesma obrigação de pagamento que numa aquisição efectuada segundo outro processo.

Paineis laterais móveis para Defender - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um painel lateral móvel para Defender

A abertura destes paineis pode ser no sentido superior, situação em que permite algum resguardo em relação ao Sol ou chuva, ou inferior, dando origem a uma plataforma, sendo ambas sustentadas por suportes laterais telescópicos de elevada resistência ou correntes, conforme a opção.

Cada peça, correspondente a um lado, custa 220 libras, a que acresce 20% de VAT e portes, acrescendo 115 libras mais VAT a pintura de acordo com o código de cor do veículo onde será instalado.

Estas não são peças particularmente acessíveis, mas não deixam de ser uma opção interessante para quem pretenda uma maior acessibilidade ao compartimento de carga, algo de essencial em expedições, quando a arrumação no interior dificulta o acesso a bagagem colocada mais no interior.

Em conjunto com um sistema de arrumação interno, composto por uma gaveta móvel e plataformas, este sistemas de paineis laterais permite um acesso rápido à carga, bem como uma muito melhor arrumação, rentabilizando em muito o espaço disponível nos Defender, o qual nem sempre é o suficiente para expedições de maior duração.

segunda-feira, setembro 12, 2011

10º aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros após o ataque de 11 de Setembro de 2001

O Mundo mudou imensamente ao longo desta década, e muito do que começou naquele fatídico dia de Setembro ainda está por concluir, algo patente no prolongar das operações militares no Afeganistão, mas foram dados os primeiros passos no sentido de eliminar regimes que oprimem não apenas o próprio povo, como permitem que organizações terroristas desencadeiem atentados noutras partes do Mundo.

Queremos, finalmente, que prestar uma homenagem não apenas às vítimas, entre as quais se incluem numerosos elementos das forças policiais e de socorro, mas a todos quantos participaram nas operações de salvamento e na remoção dos escombros e recuperação dos corpos, muitos dos quais ficaram com lesões irreversíveis.

A estes heróis, muitos dos quais desconhecidos, todos devemos respeito e consideração pela sua bravura, espírito de sacrifício e solidariedade, sendo certo que numerosos de entre eles estavam mais que conscientes do elevado risco que corriam e, não obstante, cumpriram o seu dever sem hesitar, contribuindo para reduzir o número de vítimas destes atentados terroristas.

Paineis laterais móveis para Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um painel lateral móvel para Defender

Destinados às variantes com tejadilho rígido dos Land Rover Defender, a Trekoverland disponibilizou paineis que permitem uma abertura lateral na caixa de carga, permitindo assim maior facilidade de acesso à mesma.

Os paineis são compostos por duas superfícies de alumínio de alta qualidade, incluem as molduras de fixação e o sistema de suporte e de fecho, bem como toda a selagem e rebites para serem instalados no veículo mantendo a respectiva impermeabilização.

Estes paineis, disponíveis em dois tamanhos, podem ser utilizados como substitutos directos das janelas traseiras dos modelos 90 e 110, ou de maiores dimensões, obrigando a algum trabalho, podendo aproveitar o forro original.

Caso seja usado o modelo correspondente à dimensão da janela, o processo de instalação é simples e rápido, mas implica perder uma superfície transparente, enquanto instalar um modelo de dimensão superior ou num modelo comercial, sem janelas, implica algum trabalho de adaptação.

domingo, setembro 11, 2011

10º aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Imagem do socorro após o ataque de 11 de Setembro de 2001

Passam hoje 10 anos sobre o ataque terrorista mais mortífero de sempre, facto que, pelo número de vidas perdidas e pelo impacto que teve no curso da História, merece ser recordado, lembrando as vítimas, bem como todos os factos que daí decorreram.

Os ataques contra as Torres Gémeas em Nova Iorque vieram demonstrar uma realidade aterradora, a fragilidade dos sistemas de segurança e a sua vulnerabilidade perante a determinação de quem esteja disposto a perder a vida para perpretar um ataque de larga escala, sem olhar às consequências do seu acto.

E se uma imagem do Mundo acabou nesse dia, quando a falsa sensação de segurança e invencibilidade ruiu com nas Torres, abriu-se a perspectiva de que a segurança e a luta contra o terrorismo são globais, e que a existência de estados-párias, que servem de abrigo a essas organizações não pode ser tolerado, mesmo que tal implique uma intervenção militar.