sábado, agosto 20, 2011

Troca-se ou vende-se Alfa Romeo 155Q4 Turbo

Image Hosted by Imageshack
O Alfa Romeo 155Q4

Para além do Serie 3, também pretendemos trocar um Alfa Romeo 155 Q4 por um Land Rover com capacidade de transporte de passageiros, portanto estão incluidos Defender 90 não comercial, Discovery ou Range Rover.

O 155 Q4 é uma viatura rara, com menos de 1.500 exemplares construídos para possibilitar a inscrição dos 155 Turbo em campeonatos europeus de turismo, transmissão integral 4x4 e mecânica semelhante à dos Lancia Delta Integrale, de Abril de 1993, cor preta e possui os extras normais nos Q4.

Tem vidros e tecto de abrir eléctrico, ar condicionado automático, rádio com leitor de cassetes, ABS, faróis de nevoeiro, etc, sendo uma veículo potente, com 190 Cv, com um excelente binário, capaz de 7 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Neste caso, podem ser efectuados acertos monetários, caso o veículo pelo qual se troque tenha um valor inferior ao Alfa, já que disponibilidade para aquirir um que seja mais dispendioso não existe, sendo o valor estimado, apesar de difícil de estimar, na ordem dos 6.000 Euros.

sexta-feira, agosto 19, 2011

Veículos sem catalizador anteriores a 1993 começaram a ser multados

Image Hosted by ImageShack
Um veículo anterior a 1993

Já foram registadas doze multas a veículos sem catalizador e com matrícula anterior a 1993 por terem circulado na zona da Av. da Liberdade e da Baixa Pombalina, na sequência da decisão autárquica de vedar o acesso numa zona delimitada a estas viaturas.

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Polícia Municipal multou oito veículos que circulavam na Praça D. Pedro IV, conhecida como Rossio, duas outras na Avenida da Liberdade e mais duas na Rua do Ouro, incluindo neste total um veículo pesado.

Para além de injusta, esta determinação da CML é incoerente, penalizando, por exemplo, veículos de baixa sem catalizador, mas relativamente poluentes, apenas por serem anteriores a 1993, enquanto outros, posteriores a esta data, podem não ter catalizador e poluir substancialmente mais, sobretudo os diesel de alta cilindrada.

Esta decisão da CML, que nos parece absurda, com um efeito prático residual e que penaliza sobretudo quem tem menos possibilidades económicas, não podendo adquirir uma viatura mais recente, nem tendo possibilidade de instalar um sempre dispendioso catalizador, operação que pode exceder o valor comercial do veículo, já foi por nós contestada, face ao absurdo fundamentalista que representa.

Troca-se ou vende-se Land Rover Serie 3 88" Diesel

Image Hosted by Imageshack
O Serie 3 88" Diesel

Por necessitarmos de um veículo com maior capacidade de transportar passageiros, decidimos trocar o Serie 3 88" Diesel, incluindo as peças e acessórios adicionais por um Ninety, não comercial, ou Discovery, de preferência um 300 com 5 portas, desde que estejam em condições razoáveis e possam circular imediatamente.

O Serie tem registo inicial de 1966 e foi reconstruido em 1977 como S3 diesel, tendo direcção assistida e um hard-top de modelo Santana, bem como um "soft top" e a parte da frente da armação, faltando o arco traseiro e junções ao arco dianteiro.

Tem cintos de segurança instalados, protecção de barras de direcção e faróis, tomada de isqueiro e incluem-se mais algumas peças soltas, não usadas, como um guincho de 4.500 libras não testado, cubos de roda livre, esguichos, etc.

Agradecemos a quem esteja interessado ou tenha contactos, que divulgue esta troca, que pode ser uma venda, desde que o valor seja suficiente para adquirir um dos modelos mencionados, os quais se destinam a um projecto na área do turismo rural.

quinta-feira, agosto 18, 2011

Microsoft tem blog sobre o Windows 8

Image Hosted by ImageShack
Um écran do futuro Windows 8

A Microsoft tem um novo "blog" destinado a divulgar as principais evoluções do Windows 8, acompanhando o desenvolvimento do seu próximo sistema operativo para computadores pessoais.

Pouco se sabe ainda do sucessor do Windows 7, mas a Microsoft pretende que seja desenvolvido em conjunto com os utilizadores e venha a ser o melhor sistema operativo do Mundo, constituindo-se com um padrão a nível dos computadores pessoais.

Dentro de meses as primeiras versões de teste estarão disponíveis, e será com base na experiência dos seus utilizadores e na tecnologia desenvolvida pela Microsoft que o Windows 8 irá evoluir até à versão final.

Esperam-se novidades durante o mês de Setembro, mas entretanto o "blog" sobre o desenvolvimento do Windows 8, denominado "Building Windows 8" irá sendo actualizado, permitindo antever um pouco o que será o futuro sistema operativo da Microsoft.

Hi-Lift Slide 'n' Lock - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Hi-Lift 22" Slide 'n' Lock

A utilização é simples, dado que existem orifícios de posicionamento a cada 5", de forma a serem utilizados como pontos de amarração ou atracagem, sendo fácil reposicionar o sistema aliviando os pinos de travagem e deslizando o suporte.

Os cabos, preferencialmente com tensores, são fixos nos olhais, sendo depois apertados de forma a prender a carga e evitar deslizamentos, podendo também servir para fixar redes de carga elásticas ou outro sistema de acondicionamento.

A versão mais curta, com perto de 55 cm de comprimento, adequa-se a muitas das caixas de carga de alguns modelos de Land Rover, como os Serie 88 ou os Defender 90 e mesmo os "truck cab", enquanto a versão longa, com perto de 170 cm, se destina a veículos como os 110 "pick up" ou outros cuja caixa de carga atinge um comprimento substancial.

Os preços rondam os 60 Euros para a versão mais curta e os 130 para a mais comprida, independentemente da cor, acrescendo ainda portes a partir de Inglaterra, sendo um sistema de fácil utilização e bastante seguro para acondicionar cargas.

quarta-feira, agosto 17, 2011

Land Rover Defender tem novo motor em 2011

Image Hosted by ImageShack
Um motor de 2.2 para o Defender

A Land Rover introduziu um novo motor nos Defender, destinado a substituir o actual Td4, de 2.4 litros, por um motor de desempenho equivalente, com menor cilindrada e cumprindo as normas de emissão Euro 5.

O motor de 2.2 litros tem uma potência de 120 cv, um binário de 266 lb/ft e está acoplado à mesma caixa de 6 velocidades usada no motor 2.4, esperando-se um desempenho e comportamento em estrada e fora dela muito semelhantes.

O novo motor emite 266g/km para o Defender 90 e 295g/km para o 110 e 130, possuindo um novo filtro de partículas e gestão melhorada do motor, o que significa que as emissões poluentes, incluindo de monóxido de carbono, foram reduzidas.

Entre outras, a questão das emissões poluentes tem sido um dos problemas que tem perseguido o Defender ao longo dos últimos, sendo este novo motor mais um passo no sentido de prolongar a produção de um modelo tradicional e de muito difícil substituição.

Protecções de barras de direcção Pro Tac

Image Hosted by ImageShack
Uma protecção de barras de direcção Pro Tac

Entre os vários acessórios para todo o terreno que a Pro Tac produz, encontra-se um modelo de protecção de barras de direcção de alta resistência, que pode ser adquirido, entre outros possíveis fornecedores, na MM-4X4.

A protecção é feita de uma só peça, em chapa de aço de 5 mm, com olhais de recuperação de 10 mm, sendo coberta electroliticamente por um revestimento zincado, ficando com um aspecto dourado, que pode ser pintado caso se pretenda outra cor.

Estão disponíveis protecções deste tipo, de construção britânica, para o Defender, o Discovery I e o Range Rover Classic, com selecção do modelo na altura da encomenda.

O preço é de 75 Libras, com desconto de 5% para encomendas via Internet, a que acresce VAT de 20%, bem como portes a partir de Inglaterra, que podem ser reduzidos dependendo do total a encomendar, pelo que, com tudo incluido, uma destas protecções rondará os 110 Euros.

terça-feira, agosto 16, 2011

Land Rover Defender 110 Td4 da Burago

Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Defender 110 Td4 da Bburago

A Burago, um conhecido fabricante italiano de miniaturas, disponibilizou um Land Rover Defender 110 Td4 na escala 1/32, que pode ser adquirido montado ou sob a forma de "kit" para montar, existindo em diversas cores.

O modelo está incluido na série "Steet Fire", tem perto de 13 cm de comprimento e pode ser encontrado em branco ou laranja, com capot e tejadilho em negro, tendo portas dianteiras e traseira e capot que abrem, possuindo interiores detalhados.

A versão em "kit" permite melhorar os acabamentos antes da montagem, a qual é extremamente simples, com as peças metálicas pintadas de origem, e um sistema que recorre ao encaixe sob pressão, evitando colagens, o que o torna adquado até para os mais novos.

O preço deste modelo ronda a dezena de Euros, podendo ser encontrado em lojas da especialidade e mesmo grandes superfícies, ou encomendado na Internet, situação que implica o pagamento de portes algo elevados dado o peso da miniatura.

Dois veículos dos bombeiros destruidos num fogo - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros combatem um incêndio florestal

A questão das acessibilidades, ou concretamente da falta delas, tem vindo a aumentar o risco no combate terrestre aos fogos, obrigando as equipas a embrenhar-se em zonas florestais, percorrendo caminhos estreitos, onde uma manobra de um veículo, como inverter o sentido da marcha, nem sempre é possível.

Também o piso, sobretudo em percursos menos frequentados, tende a degradar-se, surgindo frequentemente obstáculos imprevisíveis, alguns dos quais de transposição complexa, que para além do atraso resultante, pode obrigar a uma imobilização prolongada em zona de risco.

Com menos apoio aéreo, são os meios terrestres a assumir uma maior preponderância no combate aos incêndios florestais, sendo inevitável um maior risco e uma menor capacidade de intervenção, nomeadamente em situações onde os meios aéreos se podem revelar essenciais para evitar desastres, nomeadamente efectuando descargas que protejam as equipas a actuar em terra.

A perda de veículos é um aviso severo, alertanto mais uma vez para os riscos inerentes ao combate aos fogos, sobretudo em zonas onde as acessibilidades são mais difíceis e quando os meios aéreos estão menos disponíveis, do que pode facilmente resultar uma tragédia de maiores proporções que faça vítimas entre quem combate os incêndios.

segunda-feira, agosto 15, 2011

Hi-Lift Slide 'n' Lock - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Hi-Lift 22" Slide 'n' Lock

Um sistema de fixação de carga nas caixas de alguns veículos, como os Serie e os Defender, é o Slide 'n' Lock da Hi-Lift, que existem em versões de 22 e 68 polegadas de comprimento e em prateado e negro.

O sistema consiste num par de calhas de alumínio, sistemas de travamento deslizantes e as peças necessárias à montagem, que basicamente consiste em aparafusar as calhas, o que implica furar uma superfície plana, como um plano vertical da caixa de carga.

A calha tem orifícios a cada 10" destinados a serem usados para fixação a uma superfície plana, estando incluidos os parafusos, porcas e anilhas de 1/4" destinados a prender de forma sólida e a distribuir a tensão por uma superfície longa.

Dada a sua resistência, usando cabos com tensores, podem-se acondicionar carga pesada, sendo que as calhas diminuem a possibilidade de deformação da superfície onde são aparafusadas.

domingo, agosto 14, 2011

Inversor de corrente no Defender - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
O inversor de corrente instalado no Defender

Esta segunda opção evita consumos com o veículo desligado, obrigando a ligar o circuito eléctrico para utilizar o inversor, deve ser equacionada sobretudo em veículos que, pela electrónica que possuem, têm um consumo significativo mesmo quando desligados, de modo a que o consumo não impeça o arranque do motor, podendo, como alternativa, instalar-se um sistema de monitorização.

Optamos por fazer a ligação de modo a que o inversor esteja sempre alimentado, bifurcando a cablagem de modo a podermos aproveitar para ter um conector de reserva, útil para ligar, por exemplo, um localizador simples, de um modelo que dispensa instalação para além de ligação à corrente, ou um outro equipamento eléctrico alimentado a 12V.

Este modelo de inversor tem um botão que permite desligá-lo, luz de aviso e de erro, bem como circuito de protecção em caso de sobrecarga, mas tal não dispensa a necessária atenção quanto ao consumo dos equipamentos nele ligados e, menos ainda, à possibilidade de descarregar excessivamente a bateria do veículo.

Por um preço que ronda os 25 Euros, incluindo portes, consideramos que se justifica a instalação de um equipamento deste tipo sobretudo em veículos que participem em expedições, sendo de equacionar um modelo mais sofisticado, e mesmo um sistema de dupla bateria, para situações mais exigentes.