sábado, julho 16, 2011

Descarregar informação do Facebook - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran do Facebook durante o processo de geração do ficheiro

Com a chegada do Google Plus, o Facebook defendeu-se eliminando algumas opções que permitiam uma rápida migração de dados, o que facilitaria em muito a transição de uma conta para o novo rival, do que poderia resultar uma fuga de utilizadores.

No entanto, estão disponíveis outras opções, como a de descarregar o conteúdo da informação colocada no Facebook, algo que pode ser efectuado através das defenições de conta, escolhendo a opção de guardar a informação localmente,

Será então preparado um ficheiro comprimido que conterá a informação introduzida, e que, após um período de geração algo longo, poderá ser descarregado para o computador, sendo necessário proceder a uma verificação de identidade, dado poder conter dados pessoais e sensíveis.

Neste momento, não é possível selecionar a informação a descarregar, pelo que, se por um lado o processo é francamente automatizado, por outro é bastante lento, incluindo-se aqui a compressão de dados de forma a facilitar a sua descarga.

sexta-feira, julho 15, 2011

Smart Recovery 4.5 (freeware) - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran do Smart Recovery 4.5

Requer a atenção do utilizador a selecção da unidade física, identificada por uma letra, bem como o tipo de suporte magnético correspondente, que será o tipo de cartão de memória cuja informação se pretende recuperar.

Dado que este tipo de recuperação deve ser efectuada com o máximo de urgência, aconselhamos a, de forma preventiva, instalar o Smart Recovery no computador, bem como um formatador de cartões, como o que recentemente mencionamos, de forma a, em caso de necessidade, poder agir com o máximo de rapidez.

É também de lembrar que após um qualquer problema com uma unidade de armazenamento como um cartão de memória este deve deixar imediatamente de ser utilizado, evitando que novos acessos danifiquem a informação aí contida, protegidos contra escrita e submetido a um processo de recuperação, o qual, em caso de falha, pode ser repetido com um programa diferente e mesmo com outro dispositivo de leitura.

Sendo sempre incerto, a recuperação de dados é mais frequente do que muitos pensam, caso se aja com rapidez e se possua um conjunto de conhecimentos e utensílios, que podem ser obtidos gratuitamente, no caso dos programas, ou por um preço bastante baixo, quando falamos de dispositivos de leitura, pelo que esta é uma situação que deve ser encarada com calma, sempre na perspectiva de que a perda pode não ser irreversível.

Número de ocorrências e risco de incêndio aumentou em Junho - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros combatem um fogo florestal em Portugal

Não obstante os critérios de risco por parte do IM serem os mesmos, o facto é que o perigo resultante destes varia em função de todo um extenso conjunto de permissas, entre as quais factores resultantes da acção humana, e nesta incluimos o ordenamento do território, bem como a actual configuração deste são determinantes.

Torna-se óbvio que o País estará menos vulnerável aos fogos, seja devido à configuração da actual área florestal, da diminuição da mancha verde ao longo dos anos, bem como de uma maior eficácia no combate, resultando numa menor vulnerabilidade, pelo que condições climáticas alarmantes há uma década, têm hoje um menor impacto.

Seria pois de rever e aferir os níveis de risco de incêndio não apenas em função do clima, passando a incluir um conjunto acrescido de variáveis, de forma a que os alertas se aproximem o mais possível da realidade, podendo assim, com base numa informação mais completa, determinar-se qual o tipo se situações que podem, com maior probabilidade, ocorrer, bem como os meios necessários para a elas acorrer.

Desta forma, haveria uma maior racionalidade, um menor esforço quando o risco real fosse inferior ao determinado actualmente pelos critérios do IM, evitando-se sobrecarregar o dispositivo quando tal pode ser evitado, poupando-o, sobretudo em termos de disponibilidade, para os dias e locais onde este, segundo as previsões, pode revelar-se mais necessário.

quinta-feira, julho 14, 2011

Smart Recovery 4.5 (freeware) - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um cartão Micro SD com adaptador e protecção de escrita

Mais uma vez, a instalação é extremamente simples e bastante automatizada, aconselhando-se a aceitar os parâmetros propostos, findo o que o programa se encontra pronto para ser utilizado num computador que possua um leitor de cartões.

O primeiro passo é remover o cartão do dispositivo onde este se encontra e colocá-lo num leitor ligado ao computador, e, caso essa possibilidade exista, colocá-lo apenas em modo de leitura, já que o Smart Recovery 4.5 não efectua alterações directas sobre essa unidade, e esta assim fica mais protegida, permitindo novas tentativas.

Daqui também decorre que, caso o cartão possa ser protegido, o processo de recuperação possa ser tentado com formatos não suportados, sem o risco de a experiência danificar o conteúdo, impossibilitando outras tentativas de recuperação.

O passo seguinte é, naturalmente, o de colocar o cartão no leitor e activar o programa de recuperação, dando assim início ao processo de recuperação propriamente dito, sendo que as opções assumidas são adequadas na maior parte dos casos, tornando a operação bastante automatizada.

Convites para o Google Plus

Image Hosted by ImageShack
Écran do Google Plus

A maioria dos nossos leitores saberá que o Google já começou a testar o Plus, a rede social com a qual tentará fazer frente ao Facebook, que actualmente tem a hegemonia neste sector em franca expansão.

Por termos recebido um convite, podemos igualmente disponibilizar o acesso a esta nova rede que tem uma configuração algo diferente do Facebook, integrando-se com as restantes funcionalidades disponibilizadas pelo Google, os quais podem ser enviados a quem pretender testar esta nova plataforma.

Está também prevista uma versão desta rede destinada a empresas, actualmente numa fase de desenvolvimento mais atrasada, mas que poderá vir a ser interessante em termos comerciais e empresariais, sobretudo numa altura em que a presença na Internet e a interacção com potenciais clientes e parceiros é cada vez mais essencial.

Assim, que estiver interessado, pode deixar um comentário, com o respectivo endereço de correio electrónico, após o que procederemos ao envio do convite que permite ao acesso à nova rede do Google.

quarta-feira, julho 13, 2011

Smart Recovery 4.5 (freeware) - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran do Smart Recovery 4.5

A possibilidade de apagar fotos por engano, ou de a câmara se baralhar, ou mesmo de surgirem erros quando um cartão de memória transita de um dispositivo para outro, é frequente, mas tal não implica, normalmente uma perda defenitiva, dado que, mesmo apõs assinalado que o conteúdo não existe, muitas vezes este está presente.

Recuperar imagens de um cartão de memória é algo que sucede com alguma frequência, sendo para o efeito necessário dispor de um programa adequado e, se possível, gratuito, razão pela qual optamos pelo Smart Recovery 4.5.

Este programa é compatível com as versões de Windows a partir do 2000, incluindo o XP, o Vista e o Windows 7 e suporta diversos formatos de cartões de memória, entre eles os Compact Flash (CF), Memory stick, Secure Digital Card (SD Card), Microdrive, Smart Media, Multimedia Card (MMC) e xD-Picture Card.

O Smart Recovery 4.5 suporta formatos de imagem jpg, tiff, bmp, gif, crw da Canon, raf da Fuji, orf (E-XX e C5050) da Olympus, dcr da Kodak, mrw da Minolta, nef (D1H/D1X e E5000/E5700) das Nikon, x3f das Sigma - Foveon, a que acrescem formatos de vídeo avi, QuickTime e mov, e ficheiros audio nos formatos wav ou dss.

Número de ocorrências e risco de incêndio aumentou em Junho - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros combatem um fogo florestal em Portugal

O risco de incêndio em Portugal aumentou progressivamente ao longo da segunda metade do mês de Junho, atingindo o valor mais elevado registado pelo Instituto de Meteorologia (IM) desde o ano de 2006.

A este aumento não correspondeu um número de ocorrências ou de área ardida similar ao que se verificou em 2006, com perto de 2.600 hectares ardidos durtante este mês de Junho, contra os 6.480 destruidos em 2006, ano em que se registaram 3.172 ocorrências.

Em Junho verificou-se, segundo o IM, uma temperatura mínima e máxima mais alta do que os valores médios registados entre 1971 e 2000, enquanto a precipitação teve valores inferiores à média do mesmo mês e período.

Naturalmente que nem o País, nem o dispositivo, na actualidade, são semelhantes ao que existia há uns anos, sobretudo em termos de mancha florestal, substancialmente reduzida, com implicações a nível da continuidade da mesma, bem como de uma substancial alteração dos meios de combate e da coordenação dos mesmos.

terça-feira, julho 12, 2011

Padronização dos cartões de memória

Image Hosted by Imageshack
Um adaptador para cartões micro SD

O cada vez maior número de modelos de memórias amovíveis, que vão desde as comuns "pen" USB a diversos tipos de cartão, e o facto de os diversos fabricantes optarem por modelos diferentes, tende a resultar num acumular de unidades, cada uma destinada a um único fim.

Para reduzir custos e aumentar a compatibilidade, facilitando a partilha de informação, optamos por usar sempre cartões micro-SD, os de menores dimensões, usados, por exemplo, em telemóveis, e para os quais existem adaptadores para outros formatos.

Assim, para uso na máquina fotográfica Sony DSC H3, o mesmo cartão é introduzido num adaptador para o formato "Dual Stick Pro", enquanto para a câmara que usamos no Defender, o mesmo cartão, ou outro de igual formato, recorremos a um adaptador para SD.

Finalmente, para usar o mesmo formato de cartão num computador pessoal, recorremos a outro adaptador, com ligação USB, que o converte em algo semelhante a uma "pen" convencional, pelo que o mesmo formato de base se tem adaptado a todas as nossas necessidades.

Helicópteros de combate aos fogos entram em serviço com atraso - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Helicóptero no combate aos fogos

Mesmo após o atraso no concurso, a Protecção Civil considera que a responsabilidade é da empresa à qual foi efectuada a adjudicação, algo que, mesmo que formalment aceitável, é pelo menos dubio perante a experiência adquirida em anos anteriores e os prazos necessários para concretizar este tipo de contrato.

Qualquer que seja a razão que levou ao atraso, e que merece ser apurada, era inevitável que resultasse no atraso da entrada ao serviço destes meios aéreos, pelo que o dispositivo previsto nunca estaria completo no prazo anunciado, algo que devia ter sido tido em conta no planeamento efectuado e nos anúncios feitos.

Do evoluir do processo, seria de esperar que surgisse uma situação de atraso, a qual deve ser devidamente equacionada, preparando-se alternativas, mas o facto é que, perante a situação global que o País atravessa, a problemática dos fogos florestais foi francamente secundarizada, passando quase desapercebida devido a uma quase completa omissão nos noticiários.

É manifesto que esta situação, bem como muitas outras relacionadas com o combate aos incêndios florestais e com o socorro em geral tem sido esquecido pelos principais orgãos de comunicação social nacionais, que balançam entre a crise que atravessamos, incluindo a actualidade política, e assuntos mundanos, que atraem audiências, mas têm um peso insignificante a nível da vida nacional.

segunda-feira, julho 11, 2011

Formatador de cartões de memória SD e Micro SD - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran do formatador de cartões SD

Caso não haja a intenção de recuperar quaisquer dados, será a formatação completa, com reescrita e ajuste de espaço que sugerimos, sendo que esta operação é mais morosa, com o tempo total a depender do modelo exacto do cartão, sendo a sua capacidade determinante.

É de notar que o espaço nestes cartões não está inteiramente disponível, mesmo após formatação e com a opção de ajuste do espaço, algo que aconselhamos caso se opte pela formatação integral, dado que vai proceder a um reajuste entre as tabelas de alocação de ficheiros e o espaço efectivamente disponível para uso.

Este é um programa de utilização extremamente simples, gratuito, e que ocupa pouco espaço em disco, pelo que aconselhamos quem utiliza este tipo de cartão de memória a instalá-lo ou, pelo menos, descarregá-lo da Internet para o caso de um dia ser necessário.

Helicópteros de combate aos fogos entram em serviço com atraso - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Helicóptero ao serviço da Protecção Civil

A Autoridade Nacional de Protecção Civil informou que 15 helicópteros de combate aos fogos, que deveriam estar operacionais desde o dia 1 de Julho, só vão estar operacionais a partir desta segunda-feira, portanto, com 10 dias de atraso.

Num ano em que o dispositivo, sobretudo a nível de meios aéreos se encontra enfraquecido em termos de efectivos, o facto de um significativo número destas, correspondendo a perto de um terço do total, entrar em serviço com atraso é ainda mais de lamentar e de criticar.

Durante este período, estiveram operacionais perto de metade dos meios aéreos disponíveis nos anos anteriores, situação que, caso se verificassem condições climáticas mais extremas, poderia ter resultado em grandes dificuldades de resposta, com riscos para as populações e para quantos combatem as chamas em terra.

Já se sabia que houvera atrasos nos concursos e a tramitação legal impõe prazos que naturalmente levariam a uma situação deste tipo, ficando-se na dúvida se esta situação decorreu apenas da falta de disponibilidade financeira no lançamento do concurso ou se houve uma opção por reduzir custos, diminuindo o período de operação destes meios.

domingo, julho 10, 2011

Formatador de cartões de memória SD e Micro SD - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran do formatador de cartões SD

Por vezes surgem situações problemáticas com os cartões de memória de formato SD ou micro-SD, do que resultam dificuldades de acesso, total ou parcial, a impossibilidade de os escrever na sua totalidade ou corrupção de dados, restringindo assim as suas potencialidades.

Quando tal acontece, após tentar recuperar os dados, algo que pode ser feito com um programa próprio, torna-se necessário proceder à formatação do cartão de memória, para o que aconselhamos o formatador específico, disponibilizado pela SD Card.org.

Este pequeno programa gratuito, destinado a sistemas opertivos Windows, é extremamente fácil de instalar, podendo-se aceitar as opções propostas durante o processo, após o que fica pronto a ser inicializar qualquer cartão SD ou micro SD reconhecido pelo sistema operativo do computador e identificado por uma letra, com uma vulgar unidade de armazenamento de massa.

Estão disponíveis diversas opções de formatação, desde o modo rápido, que basicamente corresponde a reconstruir a tabela de alocação de ficheiros, até ao modo completo, que implica reescrever toda a superfície, situação em que os dados aí contidos dificilmente serão recuperáveis, mas indispensável em situações mais críticas.