sábado, junho 11, 2011

Alguns acessórios para máquina fotográfica - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um cabo para ligação da Sony DSC a um computador

Usar o adaptador tem uma vantagem adicional, a de permitir usar o cartão de memória na maioria dos leitores e mesmo noutros dispositivos, como um vulgar GPS ou um auto-rádio, permitindo também uma muito mais fácil partilha da informação nele contido.

A nossa opção tende a ir no sentido do formato Micro SD, idêntico a um aquirido anteriormente, dado que, para além dos adaptadores para Memory Stick Pro Duo, existem também para outros formatos de dimensão superior, como o normal SD, podendo assim normalizar-se o formato, enquanto se mantém um preço tão baixo quanto possível.

Outro acessório inevitável, por o original não estar incluido na aquisição que efectuamos, foi o cabo USB para transferir directamente os dados da câmara para um computador pessoal, neste caso com o sistema operativo Windows 7, o qual suporta directamente as Sony Cybershot DSC H3, sem a necessidade de qualquer controlador ou programa adicional.

Este cabo 1.5 m, composto por par entrançado blindado, de modo a reduzir interferências, destina-se a porta USB 2.0, sendo igualmente compatível com a USB 1.0 e 1.1, podendo transferir dados até uma velocidade de 480 Mb/s.

sexta-feira, junho 10, 2011

Alguns acessórios para máquina fotográfica - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador de Micro SD para Memory Stick Pro Duo

Por ocasião da aquisição da máquina fotográfica Sony H3 tornou-se necessário adquirir alguns acessórios complementares que potenciem o equipamento ou mesmo que o viabilizem, tendo para o efeito recorrido ao EBay.

Em primeiro lugar, tornou-se necessário aumentar a capacidade de memória nativa, de 31 Mb, para uma capacidade considerada adequada, tendo-se optado por um cartão de 2 Gb, o suficiente para armazenar algumas centenas de fotografias, mesmo na resolução máxima.

Este tipo de câmara, tal como muitas outras, usa o relativamente dispendioso formato designado por Memory Stick Pro Duo, pelo que optamos por uma solução menos onerosa e francamente mais flexível, recorrendo aos cartões mais convencionais e que hoje em dia se podem adquirir no EBay por poucos Euros.

Existem adaptadores que permitem instalar os cartões de memória SD e Micro SD nestas câmaras, através de um simples processo de encaixe, e cujo preço, incluindo portes a partir da Ásia ronda o Euro e meio, valor absolutamente residual face ao montante do projecto.

quinta-feira, junho 09, 2011

Onde instalar o novo extintor no Defender?

Image Hosted by ImageShack
Um dos novos extintores

Já mencionamos os novos modelos de extintor, bem como a compra conjunta feita através do fórum da LandMania, tendo chegado a unidade que encomendamos e destinada a ser colocada no Defender, como complemento do extintor que já se encontra no interior.

Para além das características técnicas, que mencionamos previamente, as pequenas dimensões, correspondentes a um cilindro de apenas 27 x 3 cm, aproximadamente, facilitam em muito o acondicionamento através do suporte incluido na embalagem.

Aguardamos sugestões relativamente à sua colocação no interior do Defender, sempre seguindo os princípios básicos de estar ao alcance da mão do condutor, mesmo que este esteja a usar o cinto de segurança, e de não resultar num estorvo no interior do habitáculo, ficando, preferencialmente, longe da vista alheia.

A todos quantos tiverem ideias ou sugestões, agradecemos o seu envio através dos meios habituais, seja por mensagem, seja como comentário, seja mesmo no fórum da LandMania, onde este assunto tem sido abordado.

Sondagens e resultados - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma mesa de voto

Não existem muitas formas de verificar ou apurar as reais razões deste desfasamento, mas podem ser propostas algumas metodologias que tentem explicar os motivos pelos quais surgem erros aparentemente inexplicáveis, os quais cremos não depender nem das fórmulas utilizadas, nem dos níveis de abstenção, muitas vezes mal calculados.

Após um acto eleitoral no qual se verificou uma alteração partidária, já que estas estruturas e o próprio poder executivo possuem capacidades e uma influência inacessíveis a outros orgãos de soberania, seria interessante averiguar quais as reais razões pelas quais, cremos, a resposta na sondagem não coincide com o voto expresso.

Também se pode recorrer ao mais sofisticado método de usar questões de controle, de forma a excluir todos aqueles que respondam de forma contraditória, as quais serão analizadas separadamente, dado que representam uma parte significativa do eleitorado e podem, só por sí, extrair algumas conclusões, nomeadamente sobre o sentido do erro.

Em conjugação, e adicionando outras formas de correcção, será possível começar a ter uma imagem aproximada das razões de uma distorção que, mais do que afectar a credibilidade das sondagens, traduz uma realidade escondida, a de uma democracia menos real do que aparente, onde a liberdade é muito menor do que a estabelecida na Constituição.

quarta-feira, junho 08, 2011

Lâmpada USB regulável - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Lâmpada USB de 3 "leds" regulável

Uma versão um pouco mais dispendiosa, com preço abaixo dos quatro Euros, tem um sistema de interruptor rotativo, activado rodando o foco, e que controla igualmente a intensidade do mesmo.

Esta lâmpada liga-se directamente a um conector USB, possui uma extensão flexível de 36.5 cm e uma cabeça rotativa com outros 4 cm de comprimento e um de diâmetro, onde se encontra o "led" de luz branca.

Este modelo é feito em plástico negro e metal prateado, pesa apenas 46 gramas e é suficientemente longo e flexível para, a partir de uma posição central do "tablier", permitir ler mapas ou mesmo um livro, emitindo uma luz suficientemente forte para o fazer sem esforço.

Sondagens e resultados - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma sondagem eleitoral

Desta conjunção, resultaria imediatamente a conclusão de que qualquer sondagem que atribuisse a essa força política resultados superiores a 30% estaria afastada da realidade, pelo que seria necessário introduzir mecanismos de correcção, usando como base os dados recolhidos sobre os quais se efectuam ajustes, sintetizando os factores conhecidos que podem resultar no resultado que se presume verdadeiro.

Pode-se sempre alegar que a introdução de um factor subjectivo pode reduzir o rigor científico resultante da metodologia utilizada e devidamente publicitada, mas o facto é que o erro não resulta das fórmulas utilizadas, mas das respostas dos inquiridos, parte dos quais, por diversas razões, não revela a sua verdadeira intenção de voto, substuindo-a por aquela que favorece o poder instalado.

Esta questão é, consideramos, a mais sensível, a mais complicada de aferir, mas também a mais interessante, dado que revela questões tão complexas como ligações de dependência ou receios, sendo o desfasamento tanto mais sensível quanto menor a qualidade do regime democrático, revelando-se assim o temor de substancial parte da população.

Este temor pode ser objectivo, resultante de promessas, ameaças ou condicionalismos, podendo, inclusivé ter sido explicitado, mas na sua maioria será resultante de uma percepção subjectiva, resultante da interpretação de um conjunto de mensagens ou sinais os quais, propositadamente ou não, nunca terão sido desmentidos.

terça-feira, junho 07, 2011

Lâmpada USB regulável - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Lâmpada USB regulável

Apresentamos no passado algumas versões simplificadas, e extremamente económicas, de lâmpadas USB, adequadas ao uso em viaturas e que podem substituir os mais convencionais modelos usados para leitura de mapas, desde que exista uma alimentação USB disponível.

Dado que um conversor com um par de portas USB que pode ser instalado na tomada de isqueiro custa uma insignificância, o uso de lampâdas alimentadas via USB, em conjunto com outro equipamento ligado no segundo conector é uma solução eficaz, flexível e de baixo custo.

Existem modelos que podem ser adquiridos por perto de um Euro, incluindo portes, mas estes não possuem nem interruptor, nem regulação da intensidade do foco, o que os torna menos adequados ao uso em veículos, prejudicando o próprio conforto de utilização noutras situações.

Sondagens e resultados - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um debate eleitoral

Mesmo sem dados que o consubstanciem, e realmente desconhecemos qualquer estudo neste sentido, prevalece em nós a ideia de que não se verificou uma real mudança no sentido de voto, mas tão somente um assumir de posições contra o poder instituido à medida que a percepção de que este ia mudar foi crescendo.

Esta possibilidade difere em muito da teoria de que existe uma colagem dos indecisos aos possíveis vencedores, algo que é muitas vezes defendido por diversos especialistas, mas que nos surge como algo de francamente marginal, sobretudo porque, perante o secretismo do voto, o seu sentido pode ser facilmente anunciado posteriormente sem receio de um desmentido.

Em contrapartida, o assumir de uma posição, há muito decidida e interiorizada, à medida que as consequência de desafiar o poder reinante, que infelizmente sempre teve atitudes descricionárias, premiando os apoiantes e prejudicando os opositores, vão sendo atenuadas pela sua previsível derrota e subsquente mudança, surge como lógica e plausível, mesmo que contrariando numerosas teorias.

Na verdade, quando o líder de uma força partidária tem uma taxa de rejeição de 70%, não é crível que esse partido alcance resultados que excedam os 30% complementares, sendo este uma dado que não pode deixar de ser tido em contra e que serve de mecanismo de correcção face a sondagens cujos resultados são, no mínimo, dúbios.

segunda-feira, junho 06, 2011

Maçarico portátil a gás butano - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Maçarico portátil a gás butano

O consumo de gás varia entre as 50 e as 140 gramas por hora, pelo que cada botija pode ser usada por entre 95 e 120 minutos, com o reservatório a ser substituido facilmente num par de segundos através de um movimento de rotação.

Este sistema pode ser utilizado em inúmeras situações, que vão desde a culinária, passando pela soldadura, mas também o corte ou a limpeza de metais ou pedras, pelo que a flexibilidade de uso depende muito da imaginação de cada utilizador.

O preço, sem a botija de gás, incluindo portes a partir da Ásia, fica abaixo da dezena de Euros, sendo necessário adquirir um reservatório em Portugal, dado que o envio de produtos combustíveis, para além de pouco compensador, tem implicações de segurança e fiscais que não justificam a importação.

Sondagens e resultados - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um debate eleitoral

Sabemos que existe sempre a possibilidade de as sondagens não traduzirem com rigor os resultados eleitorais, podendo este facto ser atribuido a numerosos factores, uns objectivos, que resultam da metodologia utilizada, outros subjectivos, que dependem de variáveis dificilmente perceptíveis, como as que resultam do sentir dos eleitores.

Em textos anteriores abordamos estes desfasamentos, e perante os resultados agora conhecidos, não deixa de ser interessante refletirmos um pouco sobre a evolução das sondagens conhecidas ao longo dos últimos dias e compará-las com o resultado obtido nas urnas.

Salta imediatamente à vista que, à medida que se aproximava a data das eleições, os resultados obtidos se foram aproximando daqueles que resultaram do acto eleitoral, sendo interessante reflectir se esta evolução se deve a uma efectiva mudança de opinião dos eleitores ou ao aumento da franqueza com que estes responderam às perguntas.

Interrogamo-nos se ao longo de uma campanha, que consideramos como pouco esclarecedora, conflituosa, feita de casos e, infelizmente, com muito pouca objectividade e tantas vezes longe da verdade, houve realmente tantos eleitores a mudar o seu sentido de voto, algo que parece pouco lógico dada a falta de alterações substantivas no discurso das principais forças políticas.

domingo, junho 05, 2011

123 anos e 123 capas do Jornal de Notícias

Image Hosted by ImageShack
Uma capa do Jornal de Notícias

O Jornal de Notícias (JN) disponibilizou "on line" um total de 123 primeiras páginas, publicadas ao longo dos seus 123 anos de publicação.

Temas tão variados como o assassinato de Sidónio Pais, a burla de Alves dos Reis, o início e o fim dos grandes conflitos do século XX, as mortes de Estaline ou Carmona, a inauguração do metro de Lisboa ou da ponte sobre o Tejo, fazem parte desta interessante colecção.

Cada uma destas páginas pode ser descarregada em formato PDF, compatível com a maioria dos computadores, desde que possuam instalado o Acrobat Reader ou um programa equivalente, sendo facilmente legível e podendo ser guardada localmente.

Esta é uma iniciativa interessante, que deveria ser seguida por outras publicações cujo património cultural atravessa diversos séculos, ao longo dos quais noticiou os principais eventos a nível nacional e mundial, sugerindo-se aos nossos leitores que visitem o "site" do JN e relembrem estes importantes marcos históricos.