sábado, maio 07, 2011

O "tablet" VIA WM8650 com Android - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O conjunto de items do "tablet" VIA WM8650

Para além deste "slot" estão disponíveis uma porta de 3.5 mm para som, um conector de cartões de 30 pinos e ligação para fonte de alimentação externa, que carrega a bateria interna de lítio de 2500mAh, capaz de manter o "tablet" em funcionamento por 3 horas e em "stand by" bastante mais.

O écran de 7", de formato 16:9, tem uma resolução de 800 x 600 pixels, 262.114 cores, e a câmara tem 1.3 M pixels, o suficiente para video-conferências, mas algo fraco em termos de fotografia, sendo suportados os formatos audio MP3, vídeo MPEG-2, bem como JPEG, BMP, PNG e TIFF para imagens.

Estão incluidas diversas aplicações de productividade que incluem processamento de texto, folha de cálculo, desenho e apresentações, "browser", cliente de correio electrónico, jogos, mensagens instantâneas, que incluem o MSN, bem como "software" do Google.

O sistema de operação "full touch", com menus deslizantes, é o característico da plataforma "Android", sendo intuitivo e fácil de utilizar, embora preferissemos um écran ligeiramente maior, de 10" em vez de 7", reconhecendo, no entanto, que esta dimensão facilita a mobilidade.

sexta-feira, maio 06, 2011

Android domina mercado dos telemóveis inteligentes

Image Hosted by ImageShack
Um telemóvel com Android

Os telemóveis inteligentes ou "smartphones" baseados na plataforma móvel "Android" desenvolvida pelo Google foram os mais vendidos durante o primeiro trimestre deste ano, com uma quota de mercado que se aproxima dos 35%.

Dos perto de 101.000.000 de "smartphones" vendidos, cerca de 35.700.000 usam a plataforma "Android", fazendo a quota de mercado da Nokia baixar de 39 para 24%, quando comparando com o período homólogo de 2010.

O crescimento deste segmento de mercado foi de 83% relativamente ao mesmo período do ano passado, com a região da Ásia Pacífico a ultrapassar a Europa, Médio Oriente e África, algo que sucede pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2007.

Com uma perspectiva de continuação do crescimento seja do mercado dos "smartphones", seja do aumento da sua quota, é manifesto que o "Android" começa a ter uma posição dominante face aos seus rivais, com uma hegemonia que torna esta plataforma gratuita no novo "standard" para plataformas móveis.

O "tablet" VIA WM8650 com Android - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O "tablet" VIA WM8650 com Android

Surgem cada vez mais modelos de "tablets" com o sistema operativo "Android", desenvolvido pelo Google, alguns dos quais aliam um conjunto de características interessantes aliado a um preço bastante baixo.

Se este tipo de equipamento também tem vindo a baixar de preço no mercado doméstico, o facto é que os modelos adquiridos na Ásia, mesmo que qualitativamente inferirores, atingem valores na ordem dos 60 a 70 Euros, incluindo portes, sendo provável que seja adicionado o valor do IVA.

O "tablet" VIA WM8650 é exemplo destes "tablets" com "Android" 2.2, tendo-se optado por mencionar este modelo devido às opções de conectividade, que incluem ligações WiFi interna e 3G através de modem USB, e uma ligação Ethernet via RJ-45 através de um módulo externo, incluido no conjunto.

Baseado no processador WM8650 a 800 MHz, o WM8650 tem uma memória DDR2 de 256 Mb e 2 Gb de memória "flash", que pode ser expandida até aos 32 Gb através de um cartão de memória TF que pode ser instalado num "slot" e inclui um sensor de aceleração.

quinta-feira, maio 05, 2011

INEM atende 110.000 chamadas por mês

Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância do INEM

Os centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam em média 110.000 chamadas mensais, o que corresponde a perto de 3.800 chamadas diárias.

Ao longo durante o ano passado, de um total que se aproxima das 1.400.000 chamadas, em termos de distribuição, o CODU do Norte atendeu perto de 492.000 chamadas, o do Centro 343.000, o de Lisboa e Vale do Tejo 465.00 e o do Algarve 100.000.

De forma consistente desde 2004, o número de chamadas para o INEM tem ultrapassado o milhão, vindo a aumentar ao longo dos anos, com o número de quilómetros percorridos igualmente a subir com regularidade.

Altura de efectuar compras - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Terminal de carga de Hong Kong

Ainda assim, estamos crentes de que mesmo as aquisições fora da Comunidade vão igualmente aumentar, sabendo-se que muitas, pelo seu baixo valor ou pela falta de capacidade dos serviços, não são taxadas, mas, mesmo que o fossem, o preço final continua favorável, ficando prejudicadas as empresas portuguesas, privadas desta franja de mercado.

Já afirmamos anteriormente, e mantemos, que agravar a carga fiscal, nomeadamente a taxa do IVA, pode ter efeitos negativos, dado que ao aumentar o valor final dos produtos adquiridos em Portugal haverá uma maior tendência a efectuar compras noutros países comunitários, diminuindo assim as receitas do Estado.

Num Mundo cada vez mais globalizado, onde a facilidade de acesso aos mercados é de tal forma fácil que a distância pouco condiciona as escolhas, o preço final revela-se decisivo e a carga fiscal e custos de operação existentes em Portugal pode facilmente levar a um substancial aumento de aquisições no estrangeiro.

Assim, sugerimos aos nossos leitores que equacionem efectuar aquisições de montantes mais elevados nos próximos meses, para que analizem as possíveis evoluções e, sem comprometer o essencial e sem precipitações, para que averiguem das vantagens de proceder a estas compras antes da provável alteração do quadro fiscal.

quarta-feira, maio 04, 2011

Presença no Facebook


Image Hosted by ImageShack
Écran do Facebook

Já há algum tempo que temos uma presença, neste caso individual, no Facebook, uma das comunidades virtuais mais conhecidas e onde se encontram presentes numerosos amigos diversos clubes com os quais colaboramos.

No entanto, para além de uma maior ligação a alguns dos amigos que aí podemos encontrar, a possibilidade de estabelecer novas amizades e trocar ideias seria, só por sí, razão suficiente para querer pertencer a esta comunidade.

Fica aqui o convite para os nossos amigos e leitores para que se juntem a nós nesta comunidade onde a interacção ultrapassa a deste "blog" e adicionem este endereço.

Altura de efectuar compras - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma alfandega em Portugal

Outra questão que deve ser analizada é o possível aumento de alguns impostos ou taxas, nomeadamente a do IVA, mas também os que incidem sobre factores de produção e sobre os transportes, encarecendo os produtos.

A possibilidade de aumentar a taxa de IVA é bem real, tal como o é a carga fiscal sobre diversos produtos, bem como os emolumentos resultantes de alguns actos administrativos, o que encarece os produtos e serviços taxados em Portugal em montantes e percentagens ainda difíceis de prever.

Se bem que o IVA dos bens adquiridos dentro da Comunidade Europeia seja pago na origem, e portanto o aumento desta taxa em Portugal não se reflita, pode haver um aumento do preço dos portes e, eventualmente, no serviço de instalação, caso este seja efectuado por uma empresa que facture o serviço.

No entanto, muitos dos equipamentos, sobretudo a nível de electrónica são importados da Ásia e, portanto, taxados na altura da sua entrada em Portugal, defrontando-se quase certamente com agravamento a nível do IVA e mesmo do preço dos serviços resultantes do processamento alfandegário e da própria entrega doméstica.

terça-feira, maio 03, 2011

Inibidores de controles remotos

Image Hosted by ImageShack
Funcionamento de um inibidor de controle remoto

Inibir controles remotos pode ser uma forma de neutralizar tentivas do seu uso indevido, podendo assim bloquear-se o sistema de abertura de uma porta ou o desarmar de um alarme, evitando que alguém, disponde de um equipamento apropriado, possa usá-lo de forma ilícita.

Image Hosted by ImageShack
Um inibidor de controle remoto

Estes inibidores estão disponíveis para diversas frequências, com uma variação de +/- 2 Mhz relativamente à frequência base pelo que, por exemplo, o modelo de 433 Mhz bloqueia sinais entre os 431 e os 435 Mhz, sendo inofensivos para seres humanos ou animais.

O alcance varia conforme os modelos, sendo a dezena de metros uma distância comum, tendo em comum o formato, o exterior em ABS e a temperatura de operação, que varia entre os -30 e os +60º, com a alimentação a ser efectuada por uma bateria alcalina.

O preço de um destes equipamentos, incluindo portes a partir da Ásia e com garantia de 1 ano, ronda a trintena de Euros, sendo uma opção a ter em conta como forma de adicionar uma segurança adicional aos sistemas accionados por controle remoto, sempre com o cuidado de não interferir com equipamentos de terceiros.

Altura de efectuar compras - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Peças adquiridas na Europa

As perspectivas de evolução a nível de perspectivas económicas, antecipando quer a intervenção estrangeira para recuperar as finanças nacionais, quer as medidas que poderão resultar do programa de um futuro Governo, justifica pensar e planear desde já futuras aquisições.

Sabendo que muitos dos nossos leitores, sobretudo aqueles que possuem Land Rovers, adquirem um número considerável de peças e equipamentos no estrangeiro, será de começar a pensar na possibilidade de antecipar algumas compras.

A recente valorização do Euro face ao Dólar americano, aproximando-se da proporção de 1 para 1.5, a mais alta dos últimos meses, e uma valorização, embora menor, em relação à Libra Esterlina, com o câmbio perto do 0.9 para 1, são factores a ter em conta.

Embora seja possível, e mesmo provável, que esta tendência se prolongue, não será de prever que a variação cambial seja muito mais favorável a quem compra em Euros, sendo de ter em conta outros factores que podem limitar esta vantagem ou mesmo contrariá-la.

segunda-feira, maio 02, 2011

"Kits" de câmara para veículos - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um dos modelos de câmara disponíveis

Quando a câmara desligar, algo que sucede quando a marcha atrás deixa de estar engrenada, a câmara volta a receber informação de uma ligação secundária, que pode ser um leitor de DVD ou outro equipamento capaz de fornecer sinal de vídeo.

As câmaras funcionam em NTSC ou PAL, sendo que neste caso é necessário avisar previamente o fornecedor, e enviam 400 linhas de informação, com uma imagem com angulo horizontal de 120º e vertical de 60º.

A instalação é simples, bastando ligar a camara ao circuito da luz de marcha atrás e aparafusá-la num local adequado, após o que deve ser devidamente orientada de modo a fornecer a imagem pretendida, após o que esta é ligada à câmara, fixa no local apropriado eque deve ser alimentada quando o veículo estiver ligado.

O "kit" inclui uma câmara, escolhida entre os quatro modelos disponíveis, o écran TFT e a cablagem necessária à ligação de vídeo e alimentação eléctrica, tendo um preço de perto de 45 Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

Páscoa mais sangrenta na estrada desde 2005 - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação em Portugal

A diminuição do número de patrulhas é evidente, sendo cada vez mais frequente não encontrar uma única viatura da GNR durante uma viagem extensa, assistindo-se apenas, e mesmo assim esporadicamente, a um controle de velocidade que contribui mais para as receitas do Estado do que para a segurança rodoviária.

Acresce ainda, e admitimos que tal seja subjectivo, uma condução mais errática por parte de um número substancial de condutores, algo que atribuimos a um maior nível de "stress" resultando das difíceis condições que o País atravessa e no impacto destas nas populações.

Sendo difícil de verificar, o facto é que nos últimos meses nos temos deparado com um número cada vez maior de atitudes incompreensíveis, nem sempre de maior risco, mas que revelam maior tendência para a conflitualidade e uma evidente falta de atenção a conduzir, eventualmente como consequência de preocupações acrescidas.

Independentemente da conjugação das causas, o facto inegável é que o número de vítimas aumentou em muito e as autoridades têm o dever de analizar as causas e disponibilizar as conclusões, retirando as devidas elações e implementando as medidas necessárias para reduzir o índice de sinistralidade.

domingo, maio 01, 2011

Bandeira portuguesa autocolante

Image Hosted by ImageShack
Um autocolante da bandeira portuguesa

Adicionar uma bandeira nacional nos veículos todo o terreno, sobretudo nos que participam em expedições no estrangeiro, tem sido uma prática corrente, tal como o é quando se reproduzem alguns dos modelos que participaram no "Camel Trophy" ou noutras provas internacionais.

Os valores para este tipo de autocolante variam, naturalmente, conforme a dimensão, mas uma simples pesquisa permite também verificar que os vários fornecedores praticam preços completamente diferentes para produtos muito semelhantes, o que justifica uma pesquisa cuidadosa.

Estes autocolantes são produzidos em vinil para exterior, impressos em alta resolução e com brilho, devidamente cortados, protegidos por uma película protectora, sendo de aplicação extremamente simples e explicada num texto anterior.

O preço daquele que escolhemos como exemplo, incluindo portes a partir de Inglaterra, ronda os 16 Euros para o par de unidades com uma dimensão de aproximadamente 64 por 45 centímetros, podendo ser solicitado ao fornecedor um tamanho diferente.