sábado, abril 09, 2011

Faróis suplementares no Defender - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Dois tipos de interruptor para os faróis

Em termos concretos, a diferença será se estes faróis seram de longo alcance ou de nevoeiro, funcionando de forma independente, ou como faróis adicionais, e nesse caso dependentes do acionamento dos máximos, mas sempre com sistema avisador de funcionamento que pode ser uma luz no próprio interruptor.

Também em termos de posição, existem diferenças legais quanto ao posicionamento, sendo comum a imposição de uma colocação simétrica, mas com diferenças na altura mínima admitida, sendo que os faróis auxiliares terão que se encontrar montados a mais de 500 mm do solo, contra os 250 dos de nevoeiro.

Neste caso, sendo faróis de longo alcance, o seu funcionamento tem que ser condicionado pelo accionamento dos máximos, com o interruptor independente e com luz avisadora a apenas a ser funcional quando estes estão ligados.

Dado que o interruptor incluido no "kit" da Wipac não possui luz, existem duas possibilidades, sendo uma a de colocar um avisador adicional no painel ou na consola central e a outra, mais simples, a de adquirir um novo interruptor com luz avisadora, que custa dois a quatro Euros, conforme o modelo, de modo a observar a legislação em vigor.

sexta-feira, abril 08, 2011

Clinómetro digital - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um clinómetro digital

Os clinómetros ou medidores de inclinação mais comuns são accionados por um sistema de gravidade, que faz rodar um conjunto de esferas, que se mantêm com o eixo na vertical, assinalando numa escala solidária com o veículo o angulo em que este se encontra.

Trata-se de um método de funcionamento simples, mas cuja precisão depende da ausência de atritos e cuja rapidez, em virtude da inércia e de eventual sujidade interior, pode não corresponder ao necessário, ocorrendo erros em caso de um dos componentes ficar preso.

Mais dispendioso que os sistemas convencionais, que se adquirem por uma trintena de Euros, um equipamento digital ultrapassa a centena, mas oferece uma muito maior precisão e uma rapidez superior, sendo pouco propício a erros dado possuir menos componentes mecânicos.

Tal como outros modelos, o clinómetro digital apresenta a inclinação lateral e longitudinal, sob forma gráfica e em formato quantitativo, afixando-o num écran de LCD rectroiluminado através de um sistema de "leds".

Mais de meia centena de fogos na 4ª feira

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Esta 4ª feira, um dia com temperaturas elevadas, foram contabilizados pela Protecção Civil meia centena de incêndios florestais, incluindo um de grandes proporções na serra da Lousã que continuava activo na 5ª feira.

O vento forte e a temperatura veio dificultar o combate às chamas, que ultrapassaram diversas linhas de contenção, enquanto iam chegando reforços que se aproximam da centena e meia de elementos dos bombeiros e da Guarda Nacional Republicana.

Um efectivo semelhante actuou em Figueiró dos Vinhos, enquanto perto de uma centena, apoiados por um helicóptero Kamov Ka-32, combateu um fogo na Lourizela.

Este é um primeiro alerta para a chegada do tempo quente, associado aos fogos florestais, e um primeiro teste para o dispositivo previsto para este ano, o qual terá ao dispor menos meios do que nos anos anteriores e, sem dúvida, se vai defrontar com dificuldades acrescidas.

quinta-feira, abril 07, 2011

Rede de capot improvisada em Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma rede de segurança para competição

As redes de capot específicas, algumas das quais apresentamos previamente, atingem valores na ordem das três centenas de euros, o que pode torná-las pouco convidativas e colocá-las apenas ao alcance de um grupo restrito de utilizadores.

No entanto, existem alternativas que, sendo um pouco mais trabalhosas, permitem alcançar resultados praticamente idênticos por um preço que não ultrapassa as poucas dezenas de Euros, bastando para tal adquirir um conjunto de material e modificá-lo ligeiramente.

Em primeiro lugar, é necessária a rede, tipicamente composta por tiras de lona ou um material sintético de alta resistência, a qual pode ser obtida como forma de acondicionamento de mercadorias ou como rede de protecção em competição, tal como exigido em diversas modalidades do desporto automóvel.

A nossa escolha recaiu numa rede com 68 x 46 cm, tendo sido adquiridas duas unidades, de forma a que juntas cubram grande parte do capot do Defender, e porque cada uma inclui cinco correias de fixação, necessárias para prender a rede no local pretendido.

Uma demissão inevitável - 8ª parte

Image Hosted by ImageShack
Defender de uma empresa de turismo

A fiscalidade, que poderá variar ao longo do período do programa, serve tanto como elemento regulador como para incentivar de forma previlegiada as iniciativas de maior interesse, entre as quais as que potenciem novos projectos e venham a dar origem a "clusters", os quais podem, eventualmente, beneficiar eles próprios de um tratamento diferenciado.

Torna-se cada vez mais necessário planear e trabalhar em rede, recorrendo às novas tecnologias, consolidar informação e propor soluções práticas, viáveis, de custo reduzido, com potencial de crescimento e rentabilidade a curto prazo, proporcionando uma base de crescimento e diminuindo, tão rapidamente quanto possível, seja o número de desempregados, seja a economia paralela.

Essencialmente, é necessário uma perspectiva a longo prazo, que não ceda perante os calendários eleitorais, planeamento cuidado, "know how", capacidade técnica e científica, bem como independência face aos interesses instalados e descomprometimento perante um "status quo" que tem limitado opções de descontinuidade, concretamente as únicas que podem viabilizar o País.

Por outro lado, é vital que haja adesão popular, o que implica uma participação activa a vários níveis e, no limite, a ratificação das próprias decisões estratégicas, as quais deverão ser forçosamente referendadas, como forma de partilha e assunção da responsabilidade, a qual passa a pertencer a todos e não apenas a uma liderança, por muito legitimada que esta esteja.

quarta-feira, abril 06, 2011

GpsGate Client para Windows é agora grátis - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Características do GpsGate Client

Outras funcionalidades incluem a conexão do GPS com o nRoute recorrendo ao protocolo da Garmin, o assinalar a posição do GPS no Google Earth e disponibilizá-la para o "browser" em uso, podendo ainda efectuar a ligação ao GpsGate Server para efeitos de seguimento.

Chamamos a atenção para o facto de usar a informação no "browser" implica que a página inclua um "script" em Java que interprete e afixe a informação, pelo que esta é sobretudo uma vantagem para quem desenvolva páginas "web".

Durante duas semanas este cliente terá as funcionalidades da versão Standard, que poderão ser prolongadas caso seja adquirida uma licença, sem o que reverterão para a versão Express, que agora passou a ser gratuita.

Sendo gratuito e oferecendo um conjunto de funcionalidades interessante, aconselhamos a guardar este programa, instalando-o apenas em caso de necessidade, de modo a evitar consumir recursos quando tal não seja estritamente necessário.

ANPC pretende poupar 20% em meios aéreos - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Sapadores no combate a um fogo florestal

Receia-se, portanto, que não seja apenas a nível de meios aéreos que se verifica uma redução substancial, mas que esta abranja também o restante dispositivo em termos práticos, mesmo que nominalmente o efectivo surja como sensivelmente idêntico, algo que se poderá verificar pelo nível de operacionalidade resultante e pelos próprios resultados no combate.

É óbvio que estabelecer uma relação directa entre área ardida e os meios disponíveis será sempre complexo ou mesmo especulativo, dado que este é um entre múltiplos factores, mas é certo que, havendo um aumento de área ardida, mesmo introduzindo um factor de correcção resultante de outras variáveis, esta será atribuida à diminuição dos meios aéreos disponíveis.

Num ano em que o comando da Protecção Civil mudou de mãos, a receita que permitiu ao longo de anos alcançar uma maior eficácia parece agora comprometida, não se perspectivando uma alternativa credível a uma táctica que, não sendo isenta de erros, tem controlado o problema, pelo que, depois do mau ano de 2010, podemos defrontar-nos com um péssimo 2011.

terça-feira, abril 05, 2011

GpsGate Client para Windows é agora grátis - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran de instalação do GpsGate

O GpsGate Client Express é um programa destinado a partilhar o sinal de GPS por diversas portas, destinando-se a ser utilizado em computadores que usem o sistema operativo Windows nas versões NT, 98, 2000, XP, Vista e 7.

A versão Express passou agora a ser gratuita, ao contrário de versões superiores, podendo ser descarregada do servidor da GpsGate e instalada em todos os computadores onde as suas funcionalidades sejam necessárias.

A versão Express permite dividir o sinal de GPS, conectado por "bluetooth", USB ou série, por duas portas série virtuais, suportando a maioria dos modelos existentes, entre os quais os Garmin, que usam protocolos específicos.

Tem também a capacidade de estabilizar ligações via "bluetooth" e reconectar automaticamente, caso a conexão se perca, sem a necessidade de ligar e desligar o equipamento ou de reiniciar o programa onde este é utilizado, já que este comunica com o GpsGate e não com um dispositivo físico.

ANPC pretende poupar 20% em meios aéreos - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um helicóptero Ka-32 numa missão de resgate

A opção de redistribuir os meios terrestres existentes, já anunciada, surge como a única possível, mas não permite manter a mesma rapidez e eficácia na primeira intervenção, nem resolve o problema das acessibilidades, e menos ainda revela onde e como estarão disponíveis os reforços necessários para substituir os meios em falta.

Pelo contrário, suspeita-se que a redução de meios não ocorrerá apenas no ar, mas em todo o dispositivo, fruto da falta de motivação, dos crescentes fluxos migratórios e da degradação do material, que diminui a capacidade operacional e pode, no limite, implicar uma redução dos efectivos a enviar em cada missão, resultando em dificuldades e riscos acrescidos.

Esta situação terá maior impacto durante o dia, período em que operam os meios aéreos, e durante o qual, mesmo com condições meteorológicas adversas, se conseguiam muitas vezes melhores resultados do que durante a noite, quando as condições ambientais eram mais favoráveis, mas onde faltava um apoio considerado indispensável.

Longe, portanto, vão os tempos em que se ansiava pela diminuição de temperatura noturna, altura em que se invertia a situação num combate difícil e desigual, substituido pela ânsia pela luz do dia, essencial para obter apoio vindo do ar.

segunda-feira, abril 04, 2011

Colete modular Viper - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Entrada para a bolsa de hidratação num colete Viper

Este modelo de colete está disponível em diversas cores, incluindo o verde, o amarelo escuro e o negro, e padrões, com camuflagens adaptadas a vários tipos de ambiente, sendo que, para usos não militares, o tom amarelado parece ser o mais discreto.

Como limitação, e sendo uma versão de baixo custo, apontamos para uma resistência inferior aos modelos mais dispendiosos de outros fabricantes, que optam por poliester 1000D em vez do 600D do Viper, pelo que a capacidade de carga será menor, sendo em contrapartida mais leve, com um peso de apenas 1.200 gramas.

Este não é o tipo de colete adequado para todos os usos, mas para expedições nas quais seja necessário tansportar um sistema de hidratação com 2 a 3 litros de água bem como alguma carga distribuida por bolsas, o Viper é uma alternativa a ter em conta face a coletes de carga convencionais, os quais são menos modulares e carecem de uma bolsa para líquidos incorporada.

Caso seja possível adquirí-lo a baixo preço, como por exemplo no EBay, onde os valores caem para metade, então estaremos diante de uma boa oportunidade, sem nunca esquecer que será necessário, para tirar todo o partido das possibilidades deste colete, adquirir separadamente os vários tipos de bolsas que nele podem ser instalados.

Uma demissão inevitável - 7ª parte

Image Hosted by ImageShack
Apoio a empresas na Maia

Também será mantido um regime de precedências, quando aplicável, de forma a que as dependências entre empresas não determinem o fracasso de projectos, contribuindo para calendarizar o lançamento das iniciativas de acordo com os recursos funcionais existentes, evitando acumulações excessivas de investimento e adiando os que ainda não possuem condições para ter sucesso.

Será assim realizada uma base com projectos, dos quais deverão constar, com o maior detalhe o plano de negócios, incluindo o investimento, e que se baseará num quadro macro-económico único, a ser estabelecido pela gestão dos projectos, responsável por actualizar os dados de conjuntura e demais variáveis que influenciem o lançamento de iniciativas.

As actualizações são absolutamente essenciais, dado que o sucesso e rentabilidade de cada iniciativa pode depender de terceiros, resultar apenas numa dada conjuntura, ou requerer tecnologias cuja rentabilização depende de uma maior disseminação, evitando investimentos substanciais em algo ainda por estabilizar técnica e financeiramente e onde o pionerismo implica custos inaceitáveis.

É de considerar um regime fiscal especial, capaz de se revelar atractivo mesmo entre os que recorrem à economia paralela, sobretudo porque, para além de diminuir a fuga ao Fisco, o sistema de funcionamento proposto permite controlar de forma mais apertada eventuais desvios, pelo que se pode eliminar, pelo menos em parte, a margem necessária para compensar abusos.

domingo, abril 03, 2011

Projecto de consola superior para Land Rover - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma consola Outback num Defender

Nas laterais, estão previstas tomadas triplas de isqueiro, com um conector USB, um inversor de corrente, como opcional e em substituição de uma das gavetas, enquanto no plano inferior fica a iluminação, por dois paineis de "leds" com funcionamento indepentente, bem como o CB, posicionado na diagonal.

A construção será em fibra de vidro reforçada, algo semelhante ao utilizado, por exemplo, nas pranchas de "surf", com um reforço interior em metal, estando o tipo de acabamento ainda em discussão.

Optou-se por não haver compartimentos com abertura na parte inferior, por razões de espaço, algo escasso sobretudo nos Defender com assento central instalado e de segurança, evitando que objectos guardados caiam caso uma gaveta seja aberta inadvertidamente.

A todos quantos tiverem ideias, sugestões ou críticas, agradecemos que as coloquem, com a brevidade possível, no tópico onde este assunto está a ser discutido no fórum da Landmania, de forma a melhorar o resultado final e a que este seja ao contento de todos.