sábado, março 05, 2011

Comandante Nacional de Operações de Socorro suspenso

Image Hosted by ImageShack
O comandante Gil Martins

O Comandante Nacional de Operações de Socorro, Gil Martins, foi suspenso preventivamente pelo Ministério da Administração Interna (MAI) no decurso do inquérito em curso que visa apurar se houve desvio de fundos destinado a pagamentos de turnos referentes ao combate aos fogos.

Os perto de 100.000 Euros em causa terão sido utilizados para pagamento de viagens, aquisição de pneus, écrans LCD, telemóveis, computadores e mesmo uma consola Nintendo, em vez de serem usados em pagamentos a participantes no combate aos fogos nos anos de 2007 e 2008.

Segundo vários responsáveis, a existência de "sacos azuis" será comum a nível distrital e serve para pagar despesas necessárias e não como proveito pessoal, sendo que esta verba resulta do não pagamento a elementos que faltam ao serviço, mas cuja falta não é reportada a nível superior.

O responsável pela Protecção Civil de Faro, Vaz Pinto, foi convidado pelo MAI para substituir Gil Martins.

sexta-feira, março 04, 2011

Sistema de retenção Slidetite - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um gancho do sistema Slidetite

O sistema de retenção Slidetite, de origem inglesa e distribuido em Portugal pela Loja do Fórum Land Rover, destina-se a prender cargas de forma rápida e segura, utilizando um pequeno conjunto de componentes que podem ser agrupados em configurações múltiplas.

Todo o sistema está concebido de forma a ser flexível, prático e funcionar por encaixe e pressão, sem nunca ser necessário o recurso a nós, adaptações complexas ou à introdução de componentes para além de uma rede de carga ou cordas.

Image Hosted by ImageShack
Ancoragem do sistema Slidetite

Para além da corda elástica, de 4 a 10 mm de diametro, o sistema consiste num conjunto de quatro peças distintas que podem ser dispostas nas configurações pretendidas, mantendo fixos volumes que podem ser acondicionados pelas próprias cordas ou recorrendo a uma rede de carga que ficará segura pela combinação dos diversos componentes.

Estão disponíveis uma peça destinada a ser aparafusada numa superfície plana, que pode ser uma caixa de carga, um tejadilho ou mesmo um capot, caso este tenha a resistência adequada, de onde partirá uma corda até outra peça, que poderá ser ou uma em forma de gancho, que pode prender, por exemplo, uma rede de carga, ou a uma que permite unir duas cordas sem necessidade de as atar.

Lâmpadas de trabalho de xenon - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma lâmpada de trabalho de xenon

Para além de faróis convencionais, que podem substituir os originais numa viatura com vulgares lâmpadas de halogéneo, existem faróis de trabalho autónomos com lâmpadas de xenon, que podem ser utilizados com eficácia em situações complexas.

De entre os inúmeros faróis deste tipo existentes no mercado, selecionamos um modelo com uma lâmpada H4 de 55W, capaz de operar com voltagens entre os 9 e os 32 volts, sendo assim compatível com a maioria dos veículos existentes, e com uma montagem universal.

Ao contrário de faróis destinados a substituição, onde os balastros são separados fisicamente, neste caso encontram-se dentro da própria unidade, a qual é selada de forma a cumprir a norma IP67, sendo resistente a água e a poeira, bem como vibrações e impactos.

O sistema de suporte absorve e amortece grande parte da vibração e a carcassa em nylon resistente a impactos reforçada com aço, bem como a lente de 110 x 110 mm em vidro temperado contribuem para uma resistência física elevada, podendo operar em circunstâncias bastante extremas.

quinta-feira, março 03, 2011

Pés de cabra por menos de 5 Euros

Image Hosted by ImageShack
Um pé de cabra

Por vezes associado a actividades ilícitas, o pé de cabra, ou "craw bar" em inglês, é uma ferramenta de múltiplos usos, que pode ser utilizado como alavanca, um utensílio essencial em muitas circunstâncias.

Um pé de cabra permite, por exemplo, remover obstáculos, puxar ou levantar objectos, criar espaços para introduzir outras ferramentas, auxiliar num desencarceramento, entre tantas outras possibilidades de uso nas mais diversas actividades.

O preço de um pé de cabra, numa versão económica, fica abaixo dos 5 Euros, ocupa muito pouco espaço em termos de arrumação e pode ser facilmente acondicionado numa viatura de forma similar à de outra ferramenta com cabo.

Preços dos combustíveis promovem crise e instabilidade social - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma manifestação em Portugal

Esta possibilidade de confrontos aumenta perante o exemplo que vem do Norte de África, onde o descontentamento já levou à queda de diversos regimes, formalmente menos democráticos do que aquele que vigora entre nós, sendo de contrapor que as exigências de alguém habituado a viver em democracia serão mais altas do que as que nunca tiveram essa possibilidade.

No entanto, algumas manifestações já anunciadas, promovidas fora do espectro partidário, fomentadas através das redes sociais por promotores eles próprios atingidos directamente pela crise que atravessamos, e portanto fora do sistema político e do controle e limitações que este impõe, deve fazer reflectir e antecipar os cenários possíveis.

Se nesta conjuntura surgir a necessidade de apoio por parte do Fundo Europeu de Estabilização, que imporá novas medidas restritivas e afectará seriamente a independência e o orgulho nacional, com a perspectiva de uma séria crise política, ou a execução orçamental não corresponder ao previsto, dificilmente se continuará num clima que, sendo cada vez mais tenso, tem sido pacífico.

A eventualidade de uma crise séria, com instabilidade social, depende muito mais de factores que cada vez são menos controlados internamente, e que, confluindo no tempo, podem resultar em algo parecido com o que sucedeu no Egipto, resultando na alteração do rumo político e mesmo da actual classe dirigente.

quarta-feira, março 02, 2011

"Clips" de fixação no Defender - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os "clip" e a pá no Defender

Instalar cada "clip" implica furar a chapa, após o que estes são fixos com parafusos, anilha e rosca, sendo possível, como alternativa, recorrer a rebites, os quais não correm o risco de serem desapertados, mas que se tornam mais difíceis de remover.

Este é um processo simples, que requer apenas algum cuidado em termos de medições e do alinhamento dos "clips", após o que se pode encaixar a pá, que fica presa sob a pressão das molas, fixando-a de forma adequada.

Image Hosted by ImageShack
Os "clip" e a pá no Defender

Optamos por colocar os "clips" e a pá ao longo da parede vertical da cava da roda traseira do lado direito, oposta ao "hi lift", o qual, pelo ser peso, necessita de suportes diferentes e, obviamente, muito mais dispendiosos

O preço de um conjunto de 20 unidades ronda a dezena de Euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, do que resulta um preço unitário baixo, mas uma quantidade que tende a ser excessiva para as necessidades, dado que dificilmente serão fixas tantas ferramentas que justifiquem este número.

Preços dos combustíveis promovem crise e instabilidade social - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um posto de abastecimento em Portugal

Uma interrupção ou sérias restrições no fornecimento de combustíveis de forma prolongada, que exceda ou se aproxime dos limites das reservas existentes, tem consequências para a segurança das populações, seja de forma directa, seja indirectamente, como resultado da agitação social daí resultante e que vai potenciar a insatisfação existente.

Será sempre algo especulativo, mas o facto é que na actual conjuntura, perante o descrédito da classe política e face a uma evidente contestação a muitas das recentes medidas restritivas, o impacto de uma súbita subida de preços dos combustíveis, que se repercute inevitavelmente na maioria dos produtos, ou dificuldades em obtê-lo pode resultar num clima de conflitualidade a que não estamos habituados.

Desta situação não resultará, de forma inevitável uma situação de violência, mas será expectável a perturbação da ordem pública, que pode passar, entre outros, por cortes de vias de comunicação, boicotes ou greves sem aviso prévio, podendo chegar a pequenos actos de sabotagem e alguma confrontação com forças policiais, sobretudo nos maiores centros urbanos.

Paradoxalmente, serão as populações do Interior, mais perto da fronteira espanhola, habitualmente as mais afectadas pelas medidas gravosas emanadas do poder central as que serão menos atingidas desta vez, enquanto as que residem fora dos grandes centros e demasiado longe de Espanha poderão ser fortemente afectadas.

terça-feira, março 01, 2011

O reservatório do "camel back" no Defender

Image Hosted by ImageShack
O reservatório do "camel back" no Defender

Para os nossos leitores que nunca tiveram a oportunidade de ver o sistema de hidratação instalado no Defender, publicamos uma foto que permite ver o quão fácil é proporcionar uma forma de dispor de água potável imediatamente utilizável numa viatura.

Como mencionamos anteriormente, recorremos ao reservatório de um sistema de hidratação "camel back", sem o revestimento externo, o qual foi simplesmente preso à rede separadora da caixa de carga, com o tubo e respectiva válvula direcionado para o interior do habitáculo.

Estes reservatórios têm capacidade para até 3 litros de água potável, sendo fácil e barato, dado que cada um custa meia dúzia de Euros, instalar um para cada passageiro de uma viatura, algo que aconselhamos a quem participe em expedições.

Preços dos combustíveis promovem crise e instabilidade social - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um posto de abastecimento em Portugal

Aliás, o próprio ministério da tutela e os diversos partidos políticos têm manifestado incompreensão perante a estranha coincidência de preços e a forma como estes evoluem face à cotação das matérias primas, custos de refinação, transportes, logística e distribuição.

Mesmo em entrevistas recentes, foi manifesta a incapacidade de o presidente da AdC explicar as rápidas súbidas e lentas descidas dos preços dos combustíveis, as consecutivas alterações nas explicações dadas pelas companhias envolvidas quanto ao processo de formação de preços, a coincidência exacta de preços quando não há alternativas e tantas outras situações que intrigam a generalidade dos consumidores.

Na actual conjuntura, sendo previsível que o custo da matéria prima suba, a forma de fixação dos preços e a concorrência entre companhias ganha nova importância, surgindo agora a possibilidade de uma greve de transportadoras que pode paralisar o País, a qual pode ser decidida esta segunda-feira.

No entanto, não é apenas a possibilidade de uma greve, com todas as consequências económicas que daí pode resultar que deve causar apreensão, mas também a possibilidade de um novo aumento dos preços de bens essenciais e do custo de vida em geral, o que se reflete em todos os sectores de actividade e nos orçamentos de empresas, particulares e instituições.

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Suporte económico para alavanca do "hi lift"

Image Hosted by ImageShack
Suporte para alavanca do "hi lift"

Manter o "hi-lift" devidamente acondicionado, para além de um suporte adequado, implica também uma forma de manter a alavanca imobilizada, evitando ruidos parasitas, situação esta que se sente mais quando a alavanca fica posicionada na parte inferior.

Existem inúmeros modelos deste tipo de suportes para a alavanca, desde os originais, mais dispendiosos, até versões económicas que podem ser adquiridas por metade do preço, e que possuem um formato similar e construção igualmente em poliuretano.

Neste caso, a opção foi mesmo pelo preço, que no caso desta versão económica ronda os 9 Euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, e pode ser uma boa alternativa nesta altura de fortes restrições económicas dado ser funcionalmente equivalente.

Preços dos combustíveis promovem crise e instabilidade social - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um posto de abastecimento em Portugal

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, considera que o presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) deve ser demitido como consequência da inactividade da entidade a que preside e pela falta de intervenção no mercado dos combustíveis em Portugal.

A AdC, apesar de citada pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, decidiu que não vai aceder ao pedido do ACP no sentido de investigar o mercado nacional de combustíveis e a suspeita de existir uma concertação de preços entre as várias companhias.

Para a AdC, os factos que lhe foram reportados pelo ACP, e que incluem dados comparativos de preços, incluindo os de um posto de combustível da Galp, denominado por Galp Base, onde a mesma empresa vende a preços muito inferiores, não constituem indícios de violação das regras de concorrência.

Perante os dados apresentados, e por outros que todos conhecemos e patentes nas variações, ou na falta delas, e pelas descrepâncias com os postos que vendem combustíveis de linha branca, normalmente sedeados em grandes superfícies, o ACP considera haver lugar a uma intervenção e que a AdC terá que justificar a sua posição em tribunal.

domingo, fevereiro 27, 2011

ANMP avisa que Bombeiros podem entrar em falência - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Sapadores no combate a um incêndio

Aceitando que a diminuição de despesas é condição para o equilíbrio das contas públicas, esta tem que ser criteriosa, sobretudo nos níveis intermédios, muitas vezes associados à gordura do Estado, mas sempre com especial atenção em áreas sensíveis e em investimentos que, não sendo realizados, resultam num pesado preço a pagar no futuro.

Desta confusão entre gastos e investimentos, que sendo despesas têm no futuro um retorno superior ao dispendido, tem resultado todo este conjunto de cortes sem critério e sem controle, sem outra fundamentação que não a de reduzir despesas na percentagem imposta, a qual parece actualmente justificativo para qualquer erro de gestão, por muito evidente que seja.

Justificar erros com a falta de verbas é, a todos os títulos, inaceitável quando a distribuição das mesmas coube aos mesmo que, dentro das suas competências, decidiram onde incidiriam as maiores reduções, mas parece ser comummente aceite, mesmo quando consubstancia falta de trabalho e de rigor a nível do planeamento e na previsão das consequências.