sábado, fevereiro 12, 2011

"Release Candidate" do Internet Explorer 9.0 disponível

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Internet Explorer 9.0

Já são muitos os utilizadores das versões "beta" do Internet Explorer 9, sendo possível a partir de agora actualizá-la para a "Release Candidate" (RC), uma versão praticamente final e a última antes do lançamento defenitivo.

A nova versão do Explorer estará disponível em 40 línguas, entre as quais o português nacional, e integra os resultados das experiências dos utilizadores, com uma maior velocidade e estabilidade e uma apresentação menos complexa e de aspecto mais intuitivo.

O Explorer 9 foi concebido a pensar na integração com o Windows 7 e optimizado para tirar o melhor partido dos recursos do computador, com um desempenho superior ao de versões anteriores mesmo em equipamentos menos recentes.

Mais do que novas funcionalidades, a "Release Candidate" apresenta um melhor desempenho e estabilidade acrescida, pelo que sugerimos a todos quantos instalaram uma versão anterior do Internet Explorer 9, que procedam à respectiva actualização.

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

CompeGPS para Android disponível em Março

Image Hosted by ImageShack
Um écan do TwoNav num dispositivo móvel

Após disponibilizar uma versão do CompeGPS Land para o Macintosh, a CompeGPS anunciou para o dia 02 de Março uma versão do "TwoNav" para a plataforma "Android" desenvolvida pelo Google e que tem vindo a ganhar quota de mercado no segmento dos dispositivos móveis.

Já tinha sido disponibilizada uma versão do "TwoNav" para o iPhone, disponível através da AppStore da Apple, pelo que a opção pelo "Android", que para além de gratuito tem suporte nativo para um conjunto de aplicações e dispositivos, entre os quais a nível de navegação, era natural e esperada.

O tipo de características e funcionalidades de outras plataformas móveis para as quais já foram disponibilizadas versões deste "software", sobretudo a nível de visualizações tridimensionais, estão presentes agora no "Android", com o "interface" a manter-se similar, como forma de reduzir o tempo e esforço de aprendizagem.

O preço desta aplicação, bem como a forma de disponibilização ou versões ainda não se encontram disponíveis, pelo que se aconselha uma visita periódica ao "site" do Compegps, sobretudo quando a data de lançamento estiver mais próxima.

Falta de verbas impede EMA de proceder a concurso para meios de combate aos fogos - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Canadair no combate aos fogos

A Empresa de Meios Aéreos (EMA), responsável pela gestão dos meios aéreos do Estado e pela contratação de serviços no âmbito do combate aos incêndios por aeronaves, alegadamente não dispõe das verbas que permitam dar início ao concurso que visa alugar aviões e helicópteros para este tipo de missão a realizar nas fases mais críticas de combate aos fogos.

Dos 37.100.000 de Euros recebidos em 2010, a EMA passou para 23.000.000 em 2011, sendo que esta redução de 14.000.000 de Euros corresponde a uma redução de perto de 40% dos montantes recebidos do Estado, restando apenas o valor necessário para operar com os meios próprios.

A verba em falta seria necessária para proceder à contratação de dois bombardeiros anfíbios Canadair e 16 helicópteros ligeiros, como forma de substituir as unidades cujos contratos de terminaram o ano passado.

A questão da sustentabilidade da EMA, enquanto empresa pública prestadora de serviços ao Estado, e cuja possibilidade de actuar no sector privado, em concorrência com outras empresas a operar no mercado, já foi por diversas vezes equacionada e debatida, mantendo-se a perspectiva de que esta não será a solução adequada.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Nexus S chega a Portugal via Vodafone

Image Hosted by ImageShack
O Nexus S do Google

O segundo telemóvel inteligente do Google, baseado na versão mais recente da plataforma móvel "Android", o Nexus S, vai ser comercializado ainda este mês em Portugal, através da Vodafone, em regime de exclusividade.

Este telefone inteligente foi desenvolvido em parceria com a Samsung, encarregue da produção, e possui um processador de 1 GHz, memória interna de 16 Gb, câmaras na frente e rectaguarda e é compatível com o padrão Near Field Communication (NFC), que permite efectuar pagamentos com o telemóvel.

O Nexus S tem conectividade "bluetooth", WLAN 802.11b/g, receptor de GPS e suporte de navegação, capacidade de operar até 6 horas e 428 em "stand by", utilizando os protocolos de comunicação HSDPA na frequência de 2.100 MHz.

Apesar de já ser possível efectuar o pré-registo para reservar o Nexus S através do "site" da operadora, esta ainda não revelou os preços de comercialização deste novo equipamento, sendo vendido sem contrato em mercados internacionais por valores entre os 400 e os 500 Euros.

Fogo volta à Serra da Estrela - Restrições à circulação - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Range Rover numa floresta

Assim, privam-se zonas florestais, e áreas circundantes, de um sistema de alerta informal, da circulação que mantém abertas as vias, de receitas turísticas absolutamente necessárias em zonas deprimidas e de uma visibilidade essencial para que estas não caiam no esquecimento, sem com isso obter uma vantagem significativa ou quantificável.

Naturalmente que, quem tiver possibilidades, irá transitar em áreas naturais noutro País, onde quase certamente o menor preço do combustível ajudará a compensar a maior extensão do percurso, contribuindo assim para desenvolver outro País que não o nosso.

No fundo, segundo os critérios de Cippola, que classifica como estúpido aquele que prejudica alguém sem com isso obter uma vantagem para sí próprio e podendo, inclusivé, ter um prejuizo, as restrições à circulação não devem andar longe desta classificação.

Este é um assunto que consideramos como particularmente gravoso e um exemplo de como de um preconceito, ou da ignorância, pode resultar um conjunto de leis que não apenas não atingem o objectivo a que propoem, como resultam em prejuizos graves, mantendo-se em vigor apesar do seu óbvio fracasso.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Sacos de dormir do Exército Inglês

Image Hosted by ImageShack
Um saco de dormir do Exército Inglês

Já sugerimos anteriormente a aquisição de excedentes militares como forma de obter equipamentos de qualidade, devidamente padronizados, obedecendo a especificações rigorosas, sem dispender uma quantia substancial.

Os sacos de dormir do Exército Inglês destinados a climas temperados estão classificados como para duas estações, podendo suportar o Inverno português, sendo almofadados e com um forro interior de algodão, de modo a facilitar a lavagem.

Este modelo, de cor castanha, destina-se a quem tenha até perto de 180 cm de altura, pode ser usado aberto ou em conjunto com outro saco cama semelhante, de modo a ter uma maior largura, e inclui um saco de transporte.

O preço unitário fica abaixo da dúzia de Euros, dependendo o valor final, incluindo portes, da quantidade a adquirir, diminuindo substancialmente caso se encomende um conjunto do que resulte um transporte unitário que fique por poucos Euros.

Fogo volta à Serra da Estrela - Restrições à circulação - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Land Rover Defender numa floresta

Encontramos poucas justificações para a interdição de circulação de veículos em zonas protegidas durante a chamada "época de fogos", dado que, sendo o acesso permitido por via pedestre ou usando veículos sem motor de explosão, será do funcionamento deste que resultará esta proibição.

O número de incêndios resultantes do funcionamento de um motor nunca foi realmente apurado entre nós e algumas estatísticas antigas, para além de pouco credíveis dado que incluiam um número significativo de veículos pesados, não excluiam a possibilidade de os fogos que tiveram origem perto da estrada terem outras origens, como o atirar de um cigarro pela janela.

Acrescem as manifestas alterações em termos normativos impostas nos últimos anos, que reduzem ou impossibilitam, salvo alterações ou avarias, que uma projecção do escape possa resultar num fogo, podendo-se, sem impor uma proibição absoluta, manter a obrigatoriedade de usar um dispositivo retentor de partículas.

É, no entanto, mais fácil optar pela proibição em absoluto, dando a entender, de forma velada, ou deixando no ar a suspeição de que a circulação em zonas protegidas estaria na origem de alguns fogos, desviando assim a atenção da inexistência de trabalhos de prevenção, das bermas das estradas onde se acumula matéria combustível ou de tantas outras causas que têm na origem a responsabilidade das entidades oficiais.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Land Rover Owner de Março já nas bancas

Image Hosted by ImageShack
A capa da Land Rover Owner de Março

Mais cedo do que o habitual entre nós, já se encontra nas bancas a edição de Março da Land Rover Owner International (LRO), com um total de 260 páginas, incluindo um "dossier" sobre algumas viagens na Europa e no Norte de África.

Igualmente interessantes são os artigos sobre um Range Rover participante no Camel Trophy, o que versa um 109" anfíbio, num conceito semelhante ao DUKW americano, bem como o que aborda de forma detalhada a composição das baterias automóveis.

Um Defender 110 adaptado para expedições, transformado numa autêntica casa sobre rodas, para além de interessante, será um atractivo para muitos dos adeptos da marca, sobretudo para os que projectam longas viagens sem o recurso a hoteis.

Estão presentes todas as rúbricas habituais, incluindo numerosas páginas de publicidade, cotações de veículos, secção técnica e restantes áreas que tornam a LRO na mais popular das publicações dedicadas à marca.

Fogo volta à Serra da Estrela - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal em Portugal

Estes incêndios, independentemente das causas, assumem sempre proporções diferentes em locais de difícil acessibilidade, muitas vezes resultantes de medidas demasiado restritivas que impedem a circulação dos poucos veículos que mantinham os corta-fogos transitáveis.

Também a desertificação das zonas mais remotas, em grande parte derivado da diminuição da pastorícia e da insustentabilidade económica de muitas pequenas explorações agrícolas tende a resultar num alerta tardio, resultante do acaso ou de uma coluna de fumo visível a longas distâncias, o que implica que o fogo já tenha atingido alguma gravidade.

Se para este último problema só medidas profundas terão algum impacto, dado que revitalizar toda uma região implica tempo, recursos e, sobretudo, uma estratégia de médio e longo prazo, algo que manifestamente falta, seja por uma questão de vontade, seja de competência, no caso da circulação em áreas protegidas será sobretudo uma questão de legislação.

A imposição de restrições para além dos limites do razoável, típicas num Estado fraco, onde a capacidade de fazer respeitar as leis e de julgar em tempo adequado quem as viole, tem sempre resultados preversos, onde os efeitos colaterais ou secundários negativos acabam por ultrapassar o efeito positivo pretendido.

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Câmara de filmar num porta-chaves - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma câmara de filmar num porta-chaves

Para além dos sistemas operativos da família Windows, desde o 98SE, ME, 2000, XP, Vista e 7, também o Linux, com "kernel" 2.4 ou superior é igualmente suportado, conectando-se automaticamente via porta USB sem necessidade de "software" adicional.

Com um peso de apenas 35 gramas e dimensões de 5 x 3 x 1 cm, esta pequena câmara tem dimensões e aspecto que em pouco a distinguem de um comando de abertura de um automóvel, tornando-se quase muito fácil de transportar e podendo mesmo substituir, com óbvias vantagens, um porta-chaves convencional.

O preço desta pequena câmara varia bastante, mas para uma fornecida sem memória, já com portes a partir da Ásia, os valores começam abaixo da meia dúzia de Euros, pelo que esta é uma solução interessante para quem necessite de obter imagens dispendendo o mínimo possível.

Esta não é, obviamente, um sistema de gravação sofisticado, mas as suas características permitem que seja usada com grande facilidade, podendo recolher imagens em situações complexas, como na eventualidade de um acidente ou de um conflito, onde seja necessário uma forma de testemunho documental.

Fogo volta à Serra da Estrela - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal em Portugal

Cinquenta e sete efectivos, incluindo bombeiros de várias corporações, sapadores florestais, corpo especial de bombeiros e Guarda Nacional Republicana, apoiados por 18 viaturas combatem, desde a manhã de hoje, domingo, um incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, concelho de Gouveia.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, as altas temperaturas terão estado na origem deste fogo, tal como estiveram na de outros focos de incêndio no mesmo distrito, que já se encontram extintos, mantendo-se activo apenas o que deflagrou na localidade do Malhão.

Durante a tarde este fogo chegou a ter duas frentes, com a dificuldade de acessos e o vento forte a dificultar o combate às chamas, num dia onde as temperaturas foram mais elevadas que as verificadas mais recentemente, mas sem que possam ser consideradas anormais para a época.

Em muitos casos, estes fogos terão origem em queimadas, que ficam fora de controle, situação comum quando não têm início junto de estradas, com o responsável a abandonar rapidamente a zona sem alertar para a existência de um fogo.

domingo, fevereiro 06, 2011

O Google lançou sistema operativo para "tablets"

Image Hosted by ImageShack
O "Honeycomb" num "tablet" Motorola

O Google lançou um sistema operativo derivado da versão 3.X do "Android", designado por "Honeycomb", destinado a ser instalado em "tablets", para os quais foi optimizado.

O "Honeycomb" integra-se com os serviços "on-line" do Google, facilitando o acesso a aplicações, visualização de vídeos ou sistemas de mensagem, tirando partido da maior dimensão do écran e do formato de entrada de dados dos "tablets".

Já se encontram no mercado numerosos equipamentos com "Android", nas versões 2.X, o qual não tira partido de todos os recursos físicos, esperando-se que seja possível proceder à actualização do sistema operativo para o "Honeycomb".

O primeiro equipamento com o "Honeycomb" a chegar ao mercado será o Motorola Xoom, com lançamento previsto nos Estados Unidos no próximo dia 17, iniciando-se assim o desafio do Google à actual liderança que a Apple tem neste segmento de mercado.