sábado, janeiro 22, 2011

2010 foi o ano mais quente desde 1880 - 4ª parte

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Uma inundação no Ribatejo, em Portugal

Foram sobretudo as vagas de calor, mais do que as de frio, que causaram um maior número de vítimas, tendo morrido em Portugal só no Verão de 2003 mais de 3.000 habitantes, superando em muito o milhar reconhecido então pelas autoridades oficiais.

O sistema de contabilização de vítimas, que se baseia essencialmente num desvio estatístico, pode, no entanto, ser criticável, pois os cuidados médicos actuais permitem a sobrevivência mesmo de quem já se encontra muito vulnerável, sobretudo idosos, que perdem a vida mesmo sem uma vaga de calor demasiado intensa ou prolongada.

Vários factores são apontados como causa do aumento da perda de vidas humanas e de prejuizos materiais, incluindo-se uma maior concentração de pessoas e bens em áreas de risco ou uma contabilização mais rigorosa dos de dados de várias proveniências, mas as alterações climáticas, embora a sua influência seja aceite, não se encontra entre os factores avaliados.

Justifica-se começar a dispensar uma maior atenção à vulnerabilidade do País, planeando adequadamente, antevendo situações de maior risco e procedendo às alterações necessárias para que se inverta a tendência dos últimos anos, ao longo dos quais se permitiram erros da maior gravidade nas mais diversas áreas, sobretudo a nível do urbanismo.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Domingo, dia de eleições presidenciais

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Um urna de voto

Perante a evidente desmotivação de muitos concidadãos, após uma campanha eleitoral que pouco ou nada trouxe em termos de ideias, ficando-se pelo que de menos nobre tem a política, não será difícil de prever uma elevada taxa de abstenção, possivelmente a mais elevada em termos de eleições presidenciais.

Aliás, é da falta de participação, não apenas a nível de eleições, mas de vários aspectos da vida cívica que resulta o lamentável estado em que este País se encontra e a falta de protestos sérios perante toda uma série de medidas gravosas que são impostas pelos mesmos que, pela sua acção incompetente, ou pela omissão, nos conduziam a esta situação.

Não obstante, apelamos a todos quantos pouco ou nada esperam deste acto eleitoral, seja pela descrença no sistema político, seja perante os candidatos que se apresentaram nestas eleições, para que votem, convictos que a não participação corresponde mais a uma resignação do que um protesto.

Alerta de frio para o fim-de-semana - 1ª parte

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Neve em Portugal

O Instituto de Meteorologia informou que as temperaturas nos distritos de Vila Real, Bragança e Portalegre irão descer para valores negativos no sábado, devido a uma massa de ar frio que vai atravesar o território continental.

As temperaturas começam a baixar desde quita-feira, agravando-se sucessivamente na sexta, quando já ocorrem temperaturas negativas, e depois no sábado, com uma diminuição ainda mais acentuada, sendo previsto que se forme geada e se sintam ventos fortes.

A diminuição de temperatura será mais sentida a Norte, com descidas médias de sete graus, do que a Sul, onde será de perto de quatro graus, incidindo sobretudo nas temperaturas mínimas e com maior intensidade no Interior do País.

Não se esperando temperaturas anormalmente baixas, uma súbita descida encerra sempre alguns perigos, nomeadamente a nível de circulação viária, mas constitui também um perigo para todos quantos usam lareiras para se aquecerem, algo que continua a ser muito comum no Interior do País e sobretudo por parte dos mais idosos.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Soluções para pneu no capot de Td5 - 2ª parte

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O "Defender Bonnet Spare Wheel Support"

Proveniente de um forum inglês, divulgamos a lista de peças necessárias para proceder à instalação de um pneu sobressalente no capot de um Defender Td5, muitas vezes vendidas sob a forma de "kits" por um valor muito superior.

Na listagem incluimos a referência, a descrição, a quantidade, o preço unitário e total, ambos em libras, que serão adicionados para obter o valor das peças antes de impostos e sem portes.

MUC2443 Def Bonnet Spare Wheel Support 1 10.72 10.72
MUC6418 Def Bonnet Spare Wheel Reinforcement RH 1 5.54 5.54
MUC6419 Def Bonnet Spare Wheel Reinforcement LH 1 5.54 5.54
MRC4619 Spare Wheel Mounting Buffer 4 1.55 6.20
AQU110010 Def Bonnet Spare Wheel Retention 2A622424 on 1 13.00 13.00
AQU110020 Def Bonnet Spare Wheel Carrier Ring 2A622424 on 1 11.00 11.00
MRC4473 Spare Wheel Mount (Bonnet) Fixing Bolt 2 2.11 4.22
BTR550 Def Bonnet Spare Wheel Cover Plate 1 12.30 12.30

O total destas parcelas é de 68.52 libras, faltando incluir os portes e, sobre o total, o VAT, quando aplicável.

2010 foi o ano mais quente desde 1880 - 3ª parte

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Inundações em Portugal

Também a questão das alterações a nível de temperaturas, das quais resultam Invernos mais chuvosos, frios, e com formação de neve e gelo sobretudo no Norte e Interior, resultando no isolamento de populações, as quais imediatamente ficam em risco quando em locais de menor direcção, onde não existe um conjunto de equipamentos, muitos dos quais encerrados por decisão governamental.

Inevitavelmente, Portugal consta do mais recente relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) como um dos países que mais foram afectados por ondas de calor e por fogos florestais de 2005 no período que vai de 1998 a 2009.

A nível europeu, o primeiro dos fenómenos foi o que custou mais vidas humanas, com 77.551 vítimas em 38 países, enquanto foram as cheias e tempestades as que causaram maiores prejuizos materiais, estimados em 200.000.000 de euros.

No total, os vários desastres registados pela AEA neste período provocaram perto de 100.000 mortes e afectaram de alguma forma mais de 11.000.000 de pessoas, num Continente que parece ser cada vez mais vulnerável a factores ambientais e tecnológicos.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Soluções para pneu no capot de Td5 - 1ª parte

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Um pneu sobressalente sobre o capot de um Defender

Uma das soluções mais estáveis, e talvez a mais adequada das que encontramos, para instalar um sobressalente no capot de um Td5 é a da RR Concept, uma empresa francesa sedeada peto de Lyon, que propõe um suporte em "U", com as extremidades dos braços a apoiarem-se em suportes que substituem os originais destinados a suportar o capot, junto das entradas de ar do habitáculo.

Este sistema vai permitir que parte do peso do sobressalente seja suportado não pelo capot, mas pelo "bulkhead", francamente mais resistente e solidário com a estrutura do veículo, enquanto o restante peso é distribuido pela superfície de uma placa de apoio numa posição mais avançada do que o centro do pneu.

O pneu fica assim sobre o suporte central e ligeiramente afastado dos suportes em borracha destinados a evitar um contacto com o capot, pelo que os pontos onde o peso recai no "bulkhead" e na parte da frente do capot evitam a zona central, mais frágil e onde um pequeno abatimento poderia ter consequências mais graves.

O preço de 330 Euros, a que acrescem portes, fica francamente acima de outros sistema, mas este será aquele que é mais seguro e apresenta menor vibração, tendo o inconveniente de, pela sua concepção, elevar um pouco o sobressalente, do que resulta uma visão frontal ainda mais restrita do que o habitual.

Bombeiros rompem negociações sobre pagamento do transporte de doentes não urgentes - 2ª parte

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Duas ambulâncias de transporte

Obviamente, existem situações de abuso, com doentes a recorrer ao serviço de transporte, incluindo pedidos de socorro, quando tal não é justificado, de modo a não pagarem um serviço que bem podem suportar, mas tal deve ser tratado como uma excepção e punido como tal, ao invês de generalizar.

No entanto, se a opção é por um sistema de saúde tendencialmente gratuito, com a diferenciação a ser feita por via fiscal, mas mantendo taxas indiferenciadas na prestação de cuidados, das quais pode haver dispensa quando tal se justifique por razões económicas, tal deve incluir os serviços complementares, sempre na perspectiva de que quem a eles recorre, disso tem necessidade.

Mais grave, são as flagrantes injustiças que resultam dos critérios aplicados, que parecem impor a quem se sacrificou ao longo de uma vida para ter alguma reserva financeira, que a dispenda em serviços que, caso tivesse optado por não poupar, seriam gratutitos, sendo ainda mais grave quando grande parte dos custos de transporte resultam do aumento de distâncias provocados pelos sucessivos encerramentos de serviços de saúde.

Em Portugal, perante a incapacidade do Estado em fiscalizar e do poder judicial em julgar, é típico que o justo pague pelo pecador, sendo normal a eliminação de direitos ou um quadro penal desadequado, com penas excessivas aplicadas como exemplo aos poucos que têm a pouca sorte de não possuir uma defesa capaz.

terça-feira, janeiro 18, 2011

Suportes para pás e outras ferramentas

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Suportes para pás e outras ferramentas

Há algum tempo que pretendemos acondicionar devidamente uma pá no interior do Defender, faltando encontrar e instalar suportes adequados, os quais pretendemos que permitam uma libertação rápida e, ao mesmo tempo, evitem ruidos excessivos de fricção do metal.

Como alternativa económica a alguns sistemas de grampos em borracha, encontramos no EBay uns suportes destinados a prender uma lanterna ao guiador de uma bicicleta, formados por um corpo duplo, cada um dos quais com uma correia ajustável em borracha.

Cada um destes suportes podem ser divididos em dois, que por serem assimétricos devem ser agrupados aos pares, dando assim origem a dois conjuntos, cada um composto por duas peças idênticas, mas diferentes entre sí e que suportam uma pá ou outra ferramenta com cabo de formato semelhante.

As bases são simplesmente aparafusadas sobre uma superfície plana, após o que se pode colocar e apertar a ferramenta através da lingueta de borracha ajustável, obtendo-se assim suportes de muito baixo custo e adaptáveis a um sem número de diametros que cobrem a maioria dos cabos tubulares existentes no mercado.

Bombeiros rompem negociações sobre pagamento do transporte de doentes não urgentes - 1ª parte

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Duas ambulâncias de transporte

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) rompeu as negociações que mantinha com o Ministério da Saúde sobre o novo regulamento de transporte de doentes não urgentes, efectuado fora do ambito do socorro.

Na falta de acordo e perante a recusa governamental em suspender a nova regulamentação, o Conselho Executivo da LBP decidiu marcar um congresso extraordinário para o dia 26 de Fevereiro, cujo tema único é discutir o novo enquadramento sobre o transporte de doentes".

O Governo regulou o transporte de doentes não urgentes depois de anunciar que paga anualmente quase 200.000.000 de Euros por este serviço, fazendo depender o transporte da existência de prescrição clínica ou insuficiência económica por parte do paciente.

Na sequência desta alteração regulamentar, têm surgido situações lamentáveis, como a recusa de algumas unidades de saúde em receber doentes, vindo ainda onerar muito pesadamente todos aqueles que residem mais afastados dos locais onde são atendidos.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

O Facebook irá alertar para o desaparecimento de crianças nos EUA

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Um "Amber Alert" nos Estados Unidos

A rede social Facebook chegou a um acordo com o Centro Nacional para as Crianças Desaparecidas e Exploradas do Departamento de Justiça, passando agora a difundir os "Amber alert", usados nos Estados Unidos para alertar para o desaparecimento de crianças.

O sistema, que neste momento existe apenas nos Estados Unidos, é extremamente simples, bastando a cada utilizador incluir na lista de amigos o referente a desaparecimentos no Estado da sua residência, após o que os alertas surgirão no seu mural.

A partir do momento em que surge o alerta, este pode ser partilhado pelos amigos, de forma idêntica à de qualquer outra entrada, difundindo assim de forma tão rápida quanto possível a informação referente à criança desaparecida.

Nos Estados Unidos estes alertas surgem nas primeiras horas do desaparecimento de uma criança, seja através de paineis avisadores nas auto-estradas, seja via mensagem telefónica ou através da comunicação social, de modo a que esta seja localizada tão rapidamente quanto possível.

2010 foi o ano mais quente desde 1880 - 2ª parte

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Inundações em 2011 na Austrália

Devemos, nomeadamente, reflectir nas consequências que as alterações climáticas, sendo disso exemplo as cheias que se verificam, por exemplo, no Brasil e na Austrália, e começar antecipadamente a estudar a evolução do clima no nosso País e qual a possibildade de nos depararmos com situações similares.

Ao longo de décadas, a falta de ordenamento do território nacional, as autorizações para construir em locais absurdos, que o bom senso imediatamente indica como perigosos, aliado a inúmeros outros factores, como a falta de sustentação de terrenos após os incêndios, aumentam em muito o risco de cheias graves, situação que tem que ser equacionada antecipadamente.

Após anos em que a Protecção Civil deu uma justificável prioridade ao flagelo dos incêndios, torna-se necessário que outros riscos sejam igualmente acautelados de forma equivalente, incluindo entre eles os que resultam de outros factores resultantes do estado actual do País, potenciados pelas alterações climáticas dos últimos anos.

A questão das cheias é absolutamente premente, e talvez em breve este seja um problema mais sério do que os fogos, com a agravante de que o País se encontra francamente mal preparado e muitos responsáveis continuam a encará-las como uma espécie de inevitabilidade, contra as quais pouco se poderá fazer.

domingo, janeiro 16, 2011

Comandos remotos universais - 2ª parte

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Um modelo de comando remoto universal

Estes passos terão que ser seguidos para os vários botões, que inclusivé podem ficar com funções referentes a dispositivos diferentes, desde que todos operando na mesma frequência, o que permite, por exemplo, que com o mesmo comando se desactivem alarmes de duas viaturas distintas.

Existem inúmeros modelos, que obedecendo aos mesmos princípios, têm características e detalhes diferentes, pelo que se justifica efectuar uma pesquisa no EBay de forma a escolher o que mais se adequa à utilização pretendida.

A maioria dos modelos disponíveis no EBay têm preços que rondam os 7 a 8 Euros, já incluindo portes a partir da Ásia o que, funcionando correctamente, será um custo perfeitamente aceitável e, um risco diminuto, caso não se adeque ao pretendido.

Como nota final, queremos alertar os nossos leitores para os perigos resultantes da existência deste tipo de equipamento no mercado, aconselhando alguma cautela, sobretudo para aqueles que usam o comando a uma maior distância do veículo ou premindo durante mais tempo os botões, dado estarem a facilitar a memorização do código por parte de pretenda fazê-lo de forma indevida.