quarta-feira, dezembro 21, 2011

O "carjacking" e seguimento via "smartphone" - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O Google Latitude num iPhone

A questão do "carjacking" foi aqui abordada na altura em que este tipo de crime atingiu o seu auge, tendo sido sugeridas diversas medidas, desde o uso de localizadores até questões relacionadas com seguradoras, resultando num conjunto de sugestões enviadas ao Ministério da Administração Interna.

Após um período de acalmia, talvez como resultado da crise que se vive, este tipo de crime voltou a surgir em força, sendo de considerar não apenas reler os textos que publicamos, como acrescentar alguma informação resultante do avanço tecnológico que se verificou nos últimos meses.

Tal como é aconselhado pelas forças de segurança, deve-se evitar resistir a este tipo de crime violento, salvo quando se verifique que existe um risco ainda mais grave, mas podem ser adoptadas algumas precauções que ajudem a minimizar o problema recuperando a viatura.

O crescente número de telefones inteligentes, ou "smartphones", sobretudo aqueles que são baseados em "Android", constituem, sem adição de acessórios ou "software" pago, um sistema de localização eficaz, desde que sejam para tal configurados.

Sem comentários: