segunda-feira, dezembro 05, 2011

Guardar a informação do Facebook - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Facebook

Já apresentamos no passado, na altura sobretudo relacionado com questões de migração, a forma de descarregar a informação contida no perfil do Facebook, mas uma recente onda de perdas de perfis, sobretudo devido a denúncias, leva-nos a recordar esta possibilidade.

Existem vários motivos, quase sempre originários de denúncias, que podem levar uma conta a ser suspensa ou apagada, com predominância para os conteúdos indevidos ou proíbidos, que podem ser originados em infecções por parte de vírus informáticos, situações de conflito com outros utilizadores, envio de "spam" ou utilização de páginas pessoais para fins comerciais.

Os perfis convencionais do Facebook destinam-se a uso pessoal, excluindo empresas ou actividades económicas, que podem nem constituir o foco central, mas que existindo por vezes podem resultar na eliminação do perfil e perda dos dados nele contidos.

Infelizmente este tipo de situação tem vindo a aumentar, muitas vezes com óbvios exageros, dando muito poucas hipóteses de defesa ao autor da página que pode simplesmente ver desaparecer o seu trabalho quase sem aviso, o qual pode nem ser minimamente atempado.

Sem comentários: