sábado, outubro 23, 2010

Diagnósticos via OBD em Android

Image Hosted by Imageshack
Écran do Torque num telemóvel Android

O recurso a equipamentos baseados na plataforma "Android" do Google permite monitorar o desempenho de um motor e detectar erros através de uma ligação "bluetooth" com "interface" baseado no "chip" ELM327.

Após instalar um pequeno programa, designado por "Torque", que custa perto de três dólares, e depois de estabelecer ligação via "bluetooth" com um ELM 327 ligado ao conector OBD-2 de um veículo, torna-se possível, para além de despistar erros, ter uma pequena consola virtual onde valores relevantes para o funcionamento do motor são afixados.

O "Torque" permite uma amplitude de configurações visuais, de modo a, no tradicionalmente pequeno écran de um dispositivo móvel seja afixada a informação mais relevante no momento, que poe ser, simplesmente, um conjunto de mostradores virtuais, mas também um gráfico de desempenho ao longo do tempo ou mesmo um misto dos dois.

É possível usar o "Torque" com a maioria dos adaptadores "bluetooth" existentes no mercado, desde os modelos mais económicos que se vendem no EBay por pouco mais de uma vintena de euros até aos mais sofisticados, menos propensos a erros ou a perder a conexão, pelo que estamos diante de uma solução pouco dispendiosa, sobretudo se recorrer a equipamentos disponíveis, caso em que o custo é apenas o do próprio "software".

sexta-feira, outubro 22, 2010

Uma caixa de munições destinada a arrumações

Image Hosted by Imageshack
A caixa de munições destinada a arrumações

Já apontamos diversas soluções que implicam a utilização de caixas de munições resultantes de excedentes militares para efeitos de arrumação no interior dos veículos, nomeadamente nos Serie e Defender, conferindo alguma segurança aos bens nela contidos.

Com 770 x 300 x 170 mm, esta caixa assenta bem sobre o interior dos guarda-lamas traseiros de um Defender, pecando apenas pelo mau aproveitamento do comprimento disponível, que se cifra nos 1100 mm, pelo que perto de uma trintena de centímetros ficam por aproveitar.

Este modelo de caixa destina-se originalmente às munições de 27 x 145 mm, utilizadas pelas forças armadas alemãs, razão pela qual tem uma excelente resistência, resultando num peso francamente elevado, algo que terá também a ver com o reforço dos cantos e sistemas de fecho quádruplos.

O preço unitário é de apenas 12 euros, mas o peso e dimensões traduz-se em portes unitários de 29.90 euros, menor no caso de encomendas de múltiplas unidades, sendo, no entanto, muito inferior ao das caixas feitas especificamente para os Defender.

Criança sofre ferimentos graves em "raid" de todo o terreno - 4ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um caminho florestal enlameado

Podiamos narrar inúmeros casos que visualizamos, mas estamos certos de que os nossos leitores têm experiência de outras tantas situações, entre as quais algumas poderão ter tido desfechos trágicos, pelo que não se justifica narrar mais exemplos que apontam sempre para a responsabilidade de um adulto, a qual pode entrar no campo criminal.

A intencionalidade, ao contrário do que alguns pensam, não é condição para a existência de um crime, bastando para tal que exista, por exemplo, uma conduta negligente, sobretudo de dela resultar um dano, que pode ser uma lesão numa criança relativamente à qual deveres não foram devidamente acautelados.

Uma notícia que surgiu recentemente na "Land Rover Owners" inglesa (LROI), onde é descrito um acidente ocorrido na travessia de um curso de água, do que resultou a morte por afogamento de uma menor, vem confirmar os perigos existentes em diversas situações que decorrem da prática do todo o terreno, mas também da existência de uma responsabilidade efectiva de quem conduz.

O acidente resultou de um caudal superior ao normal,resultante de chuvas intensas, tendo o Discovery sido arrastado e ficando submerso, com a jovem de apenas 17 anos a ficar presa no interior do veículo enquanto o condutor conseguiu sair.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Sistema de localização miniatura - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
O sistema de localização sem suporte de voz

Este segundo modelo incluir duas baterias recarregáveis, uma base de carregamento com fonte de alimentação, o cabo mini-USB que permite a sua configuração, base extra magnética, bolsa de transporte, bem como manual e CD com o "software" de suporte.

Em ambos os casos, os custos de operação correspondem apenas à informação enviada, não existindo lugar ao pagamento de verbas contratuais, como acontece com sistemas similares fornecidos por seguradoras ou empresas de segurança.

Como alternativa para os localizadores mais sofisticados e dispendiosos destinados a veículos, que obrigam a uma instalação, estes modelos implementam menos funcionalidades, mas dispensam instalação, bastando colocá-los no interior, num local discreto mas onde o GPS receba sinal e este possa ser transmitido via GSM.

O preço do primeiro equipamento, incluindo portes, é de perto de 60 euros, um pouco mais do que o segundo modelo descrito, que ficará abaixo dos 50 euros, pelo que consideramos ser esta a opção mais racional em situações em que o uso seja pessoal, enquanto para objectos, optariamos pelo equipamento mais barato.

Conferência Nacional - Os bombeiros e as novas tecnologias

Image Hosted by Imageshack
Bombeiro no combate a um fogo florestal

O recurso a novas tecnologias por parte das corporações de bombeiros ou de entidades ligadas ao socorro já foi por diversas vezes abordado, sendo agora objecto de uma reflexão profunda integrada nas comemorações do 6º aniversário do portal Bombeiros.pt.

As novas tecnologias têm aplicações desde a área organizacional, passando pela administrativa e financeira, mas também, e sobretudo, a nível operacional, onde são um acréscimo de segurança da maior importância, para além de facilitarem em muito o controle e comando das operações.

O portal Bombeiros.pt promove no dia 30 de Outubro, da parte da tarde e terminando com um jantar, umas jornadas que incluem um extenso conjunto de sessões onde diversas empresas que produzem equipamentos e tecnologias tão diversas como "software", equipamentos de desencarceramento ou sistemas de iluminação estarão presentes.

A todos quantos puderem participar, aconselha-se que o façam, pois as novas tecnologias são cada vez mais uma necessidade a todos os níveis, contribuindo de forma decisiva para uma maior eficácia e, inclusivé, podendo salvar vidas.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Sistema de localização miniatura - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O sistema de localização miniatura

Este localizador tem suporte de voz, podendo ser usado como um telemóvel, para contactar os números pré-configurados, ou para receber chamadas, dispondo de um botão de pânico para contactos urgentes.

A informação posicional pode ser interpretada sobre um mapa digital, como o Google Maps, sendo fornecido "software" de suporte num CD que acompanha o localizador, mas também pode ser recebida num simples telemóvel sob a forma de coordenadas.

São também incluidos bateria, cabos mini-USB, que permite alimentação e configuração através de um computador, um transformador para carregamento através de uma tomada eléctrica convencional, e uma correia para prender o equipamento ao pescoço, bem como manual de utilização.

Um modelo semelhante, mas sem suporte de voz e de dimensões ligeiramente superiores, de 64 x 45 x 17 mm, pesando 50 gramas, equipado com o "chip" SiRF 3, apresenta uma precisão superior e o menor consumo permite um período de "stand by" de até 80 horas.

Criança sofre ferimentos graves em "raid" de todo o terreno - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância todo o terreno dos bombeiros

Muitos percursos aparentemente simples escondem diversos perigos, como locais onde se perde a aderência, curvas irregulares, variações súbitas de inclinação e tantas outras que, sobretudo quando ocorrem em simultâneo, podem levar à perda de controle de um veículo e a um acidente cujas consequências são sempre imprevisíveis.

No entanto, para além de questões organizativas e das que resultam da interacção entre os participantes, existe, em primeiro lugar, a responsabilidade individual e as atitudes enraizadas em cada um, as quais nem sempre preveligiam a segurança.

Existem hábitos simples que deverão ser automáticos, como o usar o cinto de segurança e impor a todos os passageiros que façam o mesmo, tal como, quanto aplicável, possuir as cadeirinhas necessárias para transportar uma criança em condições de segurança, mesmo quando o percurso é curto e considerado como seguro.

Infelizmente, podem-se ver situações quase inacreditáveis, como uma que testemunhamos, ocorrida na semana passada, na qual um pai transportava o filho de pé sobre o assento da bicicleta e apoiado nos seus ombros enquanto circulava na via pública, atravessando cruzamentos a uma velocidade que impedia qualquer travagem sem projectar a criança.

terça-feira, outubro 19, 2010

Sistema de localização miniatura - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
As dimensões do sistema de localização miniatura

Os sistemas de localização individual têm conhecido uma extraordinária evolução desde que começamos a descrever alguns modelos, verificando-se, para além da melhoria técnica, uma miniaturização e uma substancial redução de preço, que os torna acessíveis a quem deles necessita.

Com apenas 53.6 x 43 x 16 mm e um peso de 88 gramas, o P007 é um sistema de localização pouco maior que uma caixa de fósforos, permitindo ser transportado comodamente ou mesmo escondido num veículo, de modo a permitir um seguimento constante.

Apesar das pequenas dimensões, este localizador tem uma autonomia de 60 horas em "stand by" e de 10 em operação normal e implementa funções como alerta para a transposição de barreiras virtuais ou de excesso de velocidade.

Tal como com equipamentos similares de maiores dimensões, o P007 recebe informação posicional através do sistema de GPS, enviando-o para o destino através de SMS ou GPRS, para o que utiliza a rede GSM nas frequências padronizadas, tornando-o utilizável em todo o Mundo.

Criança sofre ferimentos graves em "raid" de todo o terreno - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O Range Rover acidentado

Por um lado é necessário analizar a organização em sí, nomeadamente a adequação do percurso a uma actividade que se pretende ser um convívio familiar, o que implica uma análise cuidada dos riscos e o adoptar de um trajecto de dificuldade moderada e compatível com as viaturas menos preparadas, de forma a prevenir, tanto quanto possivel, eventuais acidentes.

A própria questão do local e das acessibilidades, sobretudo em locais mais remotos do Interior, devem ser devidamente analizadas, dado que um socorro atempado depende em muito da sua rapidez e os meios mais sofisticados do Instituto Nacional de Emergência Médica não têm capacidade para se deslocar fora de estrada.

Obviamente, existe sempre a tentação de alguma forma de competição, ou de demonstração das capacidades dos veículos e dos próprios condutores, mas tal é algo que se propicia pelo ambiente e pelo percurso, resultando em muito das mentalidades de quem organiza e quem participa e de uma cultura que nem sempre preveligia a prudência.

Como complemento, poderá estar previsto um pequeno percurso mais exigente, devidamente testado e com riscos analisados, no qual se deve equacionar a interdição a menores, autorizando-o apenas a veículos adequadamente preparados e, eventualmente, acompanhados por um elemento da organização, onde os interessados poderão testar os veículos em condições de maior segurança.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Câmara "wireless" com ligação a GPS - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Os componentes da câmara "wireless" com ligação a GPS

A objectiva tem uma abertura de 120º, podendo ser orientada no angulo mais adequado e opera entre os -20 e os 60º e com humidade relativa de 85%, enviando imagens nas resoluções de 628 x 528 PAL ou 510 x 492 em NTSC, com 380 linhas de TV.

O receptor tem, numa extremidade, conectores AV para transmissão de imagem ao écran de GPS e mini-USB, que fornece alimentação a 5 volts, e no outro uma ligação para a tomada de isqueiro, de onde provém a alimentação do conjunto.

Image Hosted by Imageshack
Esquema de montagem da câmara "wireless"

Apesar de ser uma instalação teoricamente simples, deve ser feita apenas por quem tenha conhecimentos de electricidade automóvel e deverão ser efectuados testes de comunicação, de forma a verificar a compatibilidade com o GPS a utilizar, antes de uma instalação defenitiva.

O preço ronda a vintena de euros, incluindo portes, e, apesar de vocacionado para veículos, poderá ter outras aplicações, substituindo facilmente câmaras remotas que possam ser ligadas a um conector AV e desde que esteja disponível alimentação de 12 volts.

Criança sofre ferimentos graves em "raid" de todo o terreno - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O Range Rover acidentado

Num raid organizado pelo Clube de todo o terreno de Paredes que decorreu no sábado, dia 16, ocorreu um acidente, do qual resultaram ferimentos graves numa criança de 12 anos que acompanhava o pai num Range Rover.

Após a tentativa de subida de uma encosta, designada por "Rampa do Carro Velho", o Range Rover recuou, tendo colidido e capotado por três vezes, altura em que a criança, que, tal como o pai, não usava cinto de segurança, foi projectada para o exterior, sofrendo um traumatismo crânio-encefálico grave.

Após ter sido socorrida no local de difícil acesso pela assistência da prova e pelos bombeiros presentes e, finalmente, pela tripulação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que teve de se deslocar a pé na parte final do percurso, foi transportada para o hospital de S. João, no Porto, onde se encontra em coma induzida, com prognóstico muito reservado.

Numa altura em que se debate a segurança rodoviária, que continua a ser a principal causa de morte de crianças em Portugal, o sucedido nesta prova tem que ser enquadrado no conjunto de comportamentos que é necessário combater, dados os riscos que traduzem.

domingo, outubro 17, 2010

EBay passa a ter "site" português

Image Hosted by Imageshack
"Site" em português do EBay

Após anos de actividade e numerosas expansões, o EBay passou a ter um "site" para Portugal, confirmando assim a sua popularidade entre nós, patente no cada vez mais elevado número de utilizadores registados em Portugal.

O novo "site" permite selecionar o país, idioma e possui instruções e alguns menus no português nacional para quantos escolherem essa opção, destinando-se a facilitar a experiencia do EBay a todos quantos habitam entre em Portugal.

Uma das vantagens deste novo "site" é a de incluir um guia de transações internacionais inteiramente traduzidos, que pode ajudar em muito quem tenha menos experiência no EBay e mais dificuldades no Inglês.

Com o agravar dos impostos, a opção de efectuar aquisições no exterior, nomeadamente em países comunitários, e com a redução do poder de compra que se sente, a opção pelo EBay, onde continua a ser possível efectuar aquisições a preços reduzidos, faz todo o sentido a expansão deste popular "site" de leilões no nosso País.