sábado, setembro 11, 2010

O controle de "boost" da Mumby Engineering - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O controle de "boost" da Mumby Engineering

O atraso na resposta de um turbo ou a inércia do mesmo, é um fenómeno conhecido por todos quantos possuem um veículo com motor sobrealimentado, havendo um sem número de processos para minimizar este problema, sendo alguns pouco dispendiosos.

O objectivo é o de atrasar o envio do sinal do turbo para o controle da "wastegate", sistema destinado a aliviar pressões elevadas, contribuindo para manter esta válvula fechada por mais tempo, aumentando assim o desempenho do motor.

Também o atraso na resposta do turbo, habitualmente designado por "turbo lag", é desta forma contrariado, pelo que este entrará mais rapidamente em funcionamento, melhorando a resposta ao acelerador.

O controle é efectuado através do método de uma esfera pressionado por uma mola, com regulação através de um sistema de parafuso externo em aço inoxidável, rodado através de uma chave allen, capaz de controlar com precisão valores até aos 30 psi.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Começou o Encontro Ibérico de Land Rovers 2011

Image Hosted by ImageShack
Logo do Encontro Ibérico de Land Rover

Quando este texto for publicado, milhares de adeptos da Land Rover estarão a caminho da edição de 2011 do Encontro Ibérico, que decorre em Gouveia, no parque Senhora dos Verdes, até ao próximo Domingo.

Aqueles que, mesmo não estando inscritos, ainda puderem e quiserem participar, podem inscrever-se à entrada do recinto e participar nas várias actividades constantes do extenso programa que pode ser consultado no "site" do evento.

Nos foruns mais conhecidos encontra-se informação sobre diversos locais de encontro, em várias zonas do País, de modo a efectuar a viagem em caravana, na companhia de quem vai participar na mesma actividade.

A todos, entre os quais se encontram diversos amigos, desejamos um excelente fim de semana de convívio e aventura, uma excelente viagem, que conduzam com prudência e tragam as melhores recordações deste Encontro.

"Flash" e "eprom" - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um programador de "eproms" e "flash"

Caso possa ser escrita no local, tipicamente sê-lo-à através de um sistema de leitura e escrita externo que pode ser um "Galletto" ou um "KWP 2000", equipamentos que podem ser adquiridos no EBay por valores que variam entre os 15 e os 25 euros, incluindo portes, e que, infelizmente, surgem à venda entre nós por preços que rondam a centena de Euros.

Se tal não for possível, torna-se necessário remover a "eprom" e recorrer a um gravador apropriado, com um sistema de encaixe, ou "socket", onde a mesma possa ser instalada e escrita, sendo esta uma opção francamente mais dispendiosa para quem necessite de adquirir o equipamento necessário.

Destas "eproms", algumas podem ser reescritas, uma vez apagado o seu conteúdo através de um sistema que, basicamente, é uma luz de ultra-violetas com um temporizador, podendo assim ser reutilizadas com novos conteúdos.

Sempre que podem ser reescritas, estas "eproms", que não devem ser confundidas com as "flash", têm uma pequena janela transparente na parte superior, a qual deve ser tapada com um autocolante de protecção, excepto na altura de apagar o conteúdo.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Conjunto de chaves para parafusos de segurança Torx

Image Hosted by Imageshack
O conjunto de chaves Torx

Remover parafusos Torx com um sistema de segurança, tipicamente um pequeno pino que impede uma chave convencional de ser introduzida, levanta algumas dificuldades quando não se dispõe das ferramentas adequadas.

O conjunto inclui os adaptadores para parafusos Torx T10, T15, T20, T25, T27, T30 e T40, uma chave em "L" com 110 mm e um "clip" de armazenamento, de modo a resultar num conjunto facilmente transportável.

Por 7.50 Euros, incluindo portes para Portugal, esta é uma solução a ter em conta para quem tem equipamentos protegidos por parafusos Torx, algo que pode ser uma simples Xbox ou uma unidade de gestão electrónica de um veículo, facilitando em muito a abertura de uma caixa que normalmente protege um sistema delicado.

"Flash" e "eprom" - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma unidade de gestão de um Td5

Modificar o programa de gestão contido na unidade electrónica de um veículo automóvel, para além de implicar "know-how" e a necessária prudência, depende do suporte no qual é gravada a programação, tendo como consequência a necessidade de diversos tipos de equipamento.

Apesar das suas múltiplas configurações, que resultam de características técnicas diferentes, que podem ir desde a capacidade à velocidade de leitura, passando pelo endereçamento, vamos considerar essencialmente duas famílias, agrupando os suportes de gravação pelo método a utilizar na sua escrita, do que resulta uma abordagem diferente.

Assim, designaremos de forma genérica por "flash" os "chips" que podem ser programados por cabo no próprio dispositivo onde estão integrados e sem que seja necessário apagar previamente o conteúdo, e por "eprom" as que necessitam de ser programadas externamente,

A vantagem de uma suporte regravável no próprio suporte, ou "flash", é óbviamente a facilidade de uso dado poder ser reescrita inúmeras vezes, dependendo da electrónica do equipamento onde está instalada sem necessidade de ser retirada do mesmo para o efeito, embora esta última situação, no limite, possa ocorrer.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Versão "beta" do Ubuntu 10.10 disponível para "download"

Image Hosted by ImageShack
Écran do Ubuntu 10.10

Já se encontra disponível, podendo ser descarregada a partir do "site" da Canonical, a versão "beta" do Ubuntu 10.10, um sistema operativo aberto baseado em Linux.

Estarão disponíveis simultaneamente as versões para desktop e netbook, com melhoramentos sobretudo a nível da rapidez do arranque, e para servidores, mais estáveis e com maior capacidade de integração com "cloud services", destinados essencialmente a clientes empresariais.

Ainda antes do lançamento da versão final, actualmente previsto para o dia 10 de Outubro, deverá ser disponibilizada a "release candidate", que será, basicamente, uma versão defenitiva destinada a testes finais.

A Canonical, para além de disponibilizar o Ubuntu no seu "site", fornece sem custos as versões defenitivas em DVD, bastando para o efeito efectuar o respectivo pedido através do preenchimento de um formulário, evitando assim um "download" pesado.

Enxurradas após os fogos - 4ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma enxurrada na Madeira

A falta de estudo e de análise das interligações entre os vários fenómenos naturais espelha a ausência de uma visão integrada da realidade nacional, onde cada acontecimento é analisado de forma isolada, esquecendo-se causas e consequências, como se o mesmo existisse por sí só e afastado de qualquer cadeia cuja existência é necessário averiguar.

Analogamente, as opções políticas surgem de forma desgarrada, falhas de uma visão de conjunto e sem estudos que avaliem quais as repercussões que têm fora do seu âmbito directo, sendo as consequências observadas com um misto de espanto e de revolta, como se diante de imprevisibilidades que escapam a qualquer lógica.

Mais grave ainda, eventuais medidas correctivas baseiam-se no mesmo tipo de perspectiva sectorial, novamente sem um estudo atento dos efeitos colaterais, numa cadeia que tende a prolongar-se indefenidamente, com pesados custos para o erário público e para as próprias populações, as quais, em última instância, sofrem as consequências das más decisões governamentais.

Quando chegar verdadeiramente a época das chuvas, todas as consequências dos fogos deste Verão serão bem mais evidentes e aquilo que hoje é facilmente previsível através da simples observação de algumas encostas devastadas pelas chamas, será tido com um incrível azar e uma inevitabilidade do destino por parte de quem, pela sua criminosa negligência, não adoptou as medidas necessárias para o evitar.

terça-feira, setembro 07, 2010

"Nanocom Evolution" disponível a 13 de Setembro por 330 Euros - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
A unidade de gestão de um Td5

O "Nanocom Evolution" suporta cartões de memória SD, ou mini-SD com adaptador, com capacidades até 2 Gb, recomendando-se os modelos da Sandisk, estando em curso a evolução para capacidades superiores de alta velocidade.

O preço proposto pelo fabricante é de 273 Euro a que acresce o IVA e custos de experdição, sendo comercializado em Portugal, já com o cartão SD de 2 Gb, por um valor total de 330 Euros, com o conjunto a incluir o "Nanocom Evolution", com licença para todos os veículos suportados, e cabos USB e OBD.

No entanto, é possível encomendar o equipamento directamente, pagando por Paypal ou transferência bancária, estando previsto que a partir do fim de Setembro esteja disponível um módulo de comércio electrónico que permita encomendas automáticas.

O facto de poder ser utilizado em qualquer veículo, sem limitações, como acontece com outros sistemas de diagnóstico, é obviamente um factor decisivo, dado que o mesmo aparelho pode ser usado para diagnosticar todos os Td5.

Enxurradas após os fogos - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma enxurrada em Seia

Sobretudo nas vias secundárias, muitas delas estreitas e serpenteando entre zonas irregulares e recentemente ardidas, onde o risco de enxurradas e subsquente obstrução e impossibilidade de circulação e que constituem a única forma de acesso a povoações mais isoladas, torna-se necessário um especial cuidado, implementando soluções que previnam o isolamento das populações.

É típico, ao invês de prevenir, protegendo as encostas mais vulneráveis, esperar que algo aconteça, agindo de forma reactiva através da reabertura das vias, independentemente das consequências que daí possam resultar.

De igual forma, as perdas económicas, ou ausência de ganhos, resultantes da intransitabilidade das vias, mesmo que possíveis de calcular, serão quase impossíveis de imputar a um responsável e dele obter a justa compensação, mesmo em casos onde a causa primária, um incêndio florestal, tenha sido imputado a alguém em concreto.

Mas para além de uma questão de ordem prática, a sensação de insegurança tem igualmente um reflexo a nível económico, sendo um factor decisivo na implementação ou continuidade de um negócio ou mesmo na fixação ou abandono de uma dada zona onde as acessibilidades sejam incertas, existindo o risco de isolamento.

segunda-feira, setembro 06, 2010

"Nanocom Evolution" disponível a 13 de Setembro por 330 Euros - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Gráfico obtido através de um "Nanocom"

Estão disponíveis um "slot" para cartões de memória SD, actualmente limitados a 2 Gb, bem como as portas para o cabo mini-USB, OBD e CAN BUS, com todos os componentes internos em estado sólido, evitando assim possíveis derrames.

A actualização do "software" é feita através de uma simples pen USB com a nova programação gravada, não requerendo nenhum tipo de "driver" ou controlador para efectuar operações de leitura ou escrita.

É de notar que enquanto a programação fica gravada numa área de memória protegida, os ficheiros de trabalho, como os resultantes de diagnósticos, são registados no cartão SD removível, o qual pode posteriormente ser lido num computador pessoal com este tipo de leitor.

Os ficheiros de diagnóstico são gravados em formato de texto para os códigos de erro e os dinâmicos, incluindo os valores de pico, em formato XLS, compatível com o Excel, podendo também ser guardados em modo de instrumento, modo no qual serão registadas as temperaturas do liquido de refrigeração, com possibilidade de aviso caso a temperatura exceda o parametrizado.

Enxurradas após os fogos - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma enxurrada em Seia

As consequências de uma enxurrada, para além de comprometer terrenos e explorações agrícolas, porem em perigo habitações e edifícios, atingirem viaturas e equipamentos, podem ainda causar vítimas directas, aquelas que são atingidas por este fenómeno, ou indirectas, nomeadamente aquelas que se vejam privados de um socorro atempado.

Após a lamentável opção pelo encerramento de numerosos serviços de atendimento permanente na área da saúde, a segurança das populações directamente atingidas passa pela eficácia dos meios de socorro e estes, naturalmente, das vias de circulação, as quais necessitam de permitir uma circulação rápida e segura.

Obviamente, e com base na experiência actual, provar, salvo em casos extremos, que de um socorro tardio resultou uma dada consequência, revela-se virtualmente impossível, de acordo com o enquadramento legal em vigor, mas a dúvida e o sentimento crescente de insegurança manter-se-ão para além de qualquer decisão judicial.

Ao contrário do que se quer fazer crer, em termos práticos as acessibilidades a muitas áreas remotas do País têm vindo a tornar-se mais difíceis, dado que após abandonar os itinerários principais, muitas das vias secundárias que é necessário percorrer até ao destino final estão cada vez mais vulneráveis e a possibilidade de intransitabilidade aumenta.

domingo, setembro 05, 2010

Gmail vai selecionar emails prioritários

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Gmail

O Google está a introduzir uma funcionalidade no seu serviço de correio electrónico gratuito, o Gmail, destinado a selecionar automaticamente as mensagens que mais importantes para o utilizador, de modo a que este os veja em primeiro lugar.

Designada por "Funcionalidade Priority Inbox", esta caixa de correio vai conter as mensagens que o sistema de filtragem do Google considerar como prioritárias, funcionando de forma muito semelhante a outros filtros, como o de "spam", dando prioridade, por exemplo, a respostas ou a emails a que o utilizador costume responder.

Esta funcionalidade é configurável e, tal como acontece com outros filtros, tem capacidade de aprendizagem, detectando as selecções efectuadas para ir cada vez mais de encontro às prioridades do utilizador.

Esta nova funcionalidade está sendo implementada sucessivamente a partir desta semana, podendo haver utilizadores que já disponham desta opção, enquanto outros continuam à espera.