sábado, julho 17, 2010

Google prescinde da capacidade de reconhecer rostos

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Goggles

Por razões de privacidade, e obviamente para evitar processos judiciais, o Google optou por não utilizar as tecnologias de que dispõe e que permitem efectuar o reconhecimento de rostos humanos numa pesquisa pela Internet.

Uma aplicação, de nome Goggles, tem a capacidade de efectuar este tipo de reconhecimento, entre outros, através de um sistama sofisticado de comparação de imagens que inclui uma série de procedimentos de identificação, destinando-se inicialmente a identificar locais, mas com a possibilidade de identificar pessoas.

Esta aplicação está incluída na versão 2.1 do sistema operativo "Android", desenvolvido pelo Google, com o objectivo de facilitar a localização de objectos ou locais fotografados na Internet, através da comparação de imagens, pelo que pode ser testada por quem possua um equipamento com este "software".

As sucessivas acusações de violar a privacidade dos utilizadores, e não só, tem, no entanto, levado o Google a não disponibilizar esta aplicação "on-line", mas o facto de tal ser possível alerta para a possibilidade de uso em circunstâncias ou por entidades específicas, podendo esta ser uma situação que permita diverso tipo de abusos.

sexta-feira, julho 16, 2010

Ferramentas de usos múltiplos do Lidl

Image Hosted by Imageshack
As ferramentas múltiplas do Lidl

Já mencionamos diversos equipamentos ou utensílios que fazem sentido existir num veículo todo o terreno, sobretudo durante passeios ou expedições, sendo a sugestão de hoje a de incluir algumas ferramentas de múltiplas utilizações.

Estarão disponíveis diversos modelos que incluem um conjunto de seis talheres articulados, uma ferramenta múltipla destinada a jardins, com uma dezena de utensílios, outra genérica com 17 e, finalmente, uma que inclui canivete com 13.

Num "kit" a ter numa viatura, aconselhamos uma das mais genéricas, eventualmente aquela que traz um canivete, porque uma lâmina tende a ser útil, complementada pela de talheres, sobretudo para os que efectuem passeios onde as refeições sejam fora de portas.

Estas ferramentas múltiplas estarão disponíveis a partie de 5ª feira, dia 22 de Julho nas lojas Lidl, por um preço unitário de 4.99 euros.

Perto de 3.000 hectares arderam em 2010 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Segundo o relatório provisório de incêndios florestais, disponibilizado no "site" da Autoridade Florestal Nacional, foram ocorreram durante os primeiros seis meses deste ano um total de 470 incêndios florestais e 2.946 fogachos, num total de 3.416 registos.

Destas ocorrências resultou uma área ardida total de 3.027 hectares, correspondendo a 756 hectares de povoamentos e 2.271 hectares de matos, sendo esta a segunda menor área ardida desde o ano 2000, com a excepção a ser 2007.

Se compararmos com o ano anterior, em que se registaram 8.852 ocorrências das quais resultaram numa área ardida total de 19.756 hectares, esta é uma redução substancial, com uma devastação perto de seis vezes menor, sendo fácil de verificar que, em média, a cada ocorrência corresponde uma muito menor área ardida.

Este ano, com algumas oscilações a nível de distribuição e proporções, o dispositivo tem sido sensivelmente idêntico ao de anos anteriores, pelo que não será do ser reforço, mesmo que com um eventual aumento da eficácia, a ser responsável por esta significativa diminuição da área ardida, apontando-se sobretudo para causas naturais e pelas descontinuidades resultantes de fogos em anos anteriores.

quinta-feira, julho 15, 2010

Substituição da suspensão no Defender - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
As molas Terrafirma +2"

Os amortecedores +2" da Terrafirma foram adquiridos através da Quintafundo, dado que foi a empresa escolhida para proceder às instalação da suspensão, vindo os oito "ruber isollators" via Motormáquina, dado serem items genuinos da Land Rover.

Com esta conjunto de peças, espera-se que a altura aumente em perto de 4 cm, evitando alguns pequenos contactos com as abas e mantendo a estabilidade e o comportamento do Defender.

Neste momento, a instalação está marcada para a oficina do Alexandre Ideias para o próximo sábado, dia 17, pelas 15:00 e, como é óbvio, quem quiser aparecer para dar uma ajudita ou simplesmente para conviver, é sempre benvindo.

Disponível o OziExplorer 3.95.5k

Image Hosted by Imageshack
Écran do Oziexplorer

A versão 3.95.5k do OziExplorer está disponível para descarga desde o dia 05 de Julho, através do "site" do dos autores do programa, onde podem igualmente ser encontrados produtos complementares, mapas ou obtido suporte.

Como novidades, temos o suporte para formatos adicionais de mapas, desde os mais comuns até aos digitalizados pelo utilizador, foi adicionado suporte para mapas obtidos via Internet, entre os quais os do Google Maps, USA Terraserver, Open Street e Virtual Earth.

O recurso a este tipo de mapa implica uma ligação rápida à Internet, pelo que para serem utilizados em viagem, deverão ser descarregados previamente, podendo ainda ajudar no planeamento de percursos.

Acresce ainda a correcção de erros de programação e uma maior rapidez de execução do código, razão pela qual se justifica actualizar versões mais antigas para a 3.95.5k.

quarta-feira, julho 14, 2010

Youtube lança Leanback

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Leanback

O Youtube lançou o Leanback, uma aplicação, ainda em versão "beta", que vai permitir usar os vídeos que disponibiliza de uma forma semelhante à de um canal televisivo, automatizando alguns processos de escolha.

Com base nas preferências dos utilizadores, que são configurados no programa, é efectuada uma selecção com uma sequência de vídeos que se enquadram nesses parâmetros, distribuidos por categorias que, numa televisão, corresponderiam a canais temáticos.

A ideia é usar um "interface" interactivo em que o teclado substitua o comando da televisão e permitir ao utilizador seguir uma emissão ou mudar de canal sem que tal implique interromper a visualização dos conteúdos disponibilizados.

Ainda sem ser a televisão do futuro, a possibilidade de selecionar preferência e a forma de interacção vão sem dúvida conquistar adeptos e apontar algumas pistas no sentido de adequar os conteúdos aos gostos de cada um, de modo a que cada tele espectador tenha os seus próprios canais, feitos à sua medida.

Apresentado o Nanocom Evolution - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O Nanocom Evolution instalado

Aliado ao maior écran, surge uma maior facilidade de utilização, um aspecto mais moderno e funcional e uma electrónica mais evoluida, do que resulta uma melhor capacidade de diagnósticos dos motores Td5.

O Nanocom continua a permitir o uso isolado, mas ganha novas capacidades quando ligado a um computador com o respectivo "software" instalado, servindo também como consola suplementar caso se opte por adicioná-lo ao "tablier" de um veículo.

A distribuição internacional é feita através dos revendedores da Bearmach e o preço estimado andará pelas 250 libras, pouco menos de 300 euros, valor que será confirmado posteriormente e que provavelmente irá implicar uma substancial descida de preço do modelo anterior.

Para quem possua um Td5 e tenha interesse e vocação para a electrónica e para a preparação de veículos ou pretenda monitorar de forma mais rigorosa os componentes geridos electronicamente, esta será sem dúvida uma opção a ter em conta, sobretudo agora com a implementação de novas funcionalidades que tornam o Nanocom mais flexível.

terça-feira, julho 13, 2010

Apresentado o Nanocom Evolution - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O Nanocom Evolution instalado

O Nanocom é, desde há muito, um dos instrumentos de diagnóstico mais populares para quem possui um Land Rover Defender ou Discovery com o motor Td5, podendo também servir como consola de monitorização.

Os usos do Nanocom são inúmeros, desde a correcção ou alteração de parâmetros do motor ou de componentes geridos pela electrónica do veículo, passando pela leitura e escrita de mapas completos, até à limpeza de erros registados pelos sensores.

A possibilidade de ser utilizado ligado a um computador ou isoladamente, com as informações a serem apresentadas num écran, acrescentou mais popularidade a este equipamento que, no entanto, necessitava de alguns melhoramentos.

Um dos melhoramentos que nos parece evidente, sobretudo desde o advento de écrans de LCD de baixo custo, era a substituição do "display" monocromático de pequenas dimensões por um modelo a cores de maiores dimensões, onde as informações fossem mais facilmente visíveis.

Socorro do INEM não actua no mar - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Técnico do INEM num CODU

O envio de uma lancha do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que trouxe a vítima para a costa podia ter sido aproveitado para o transporte da equipa do INEM, sobretudo nestas condições em que o risco era especialmente reduzido e a urgência no socorro mais do que evidente.

É óbvio que, dentro do quadro legal em vigor, o INEM apenas se encontra obrigado a prestar assistência em terra, razão pela qual a equipa não entrou a bordo da lancha do ISN, mas não podemos deixar de lamentar esta situação, bem como a regulamentação que determina que as equipas aguardem as vítimas na costa.

Os meios, equipamentos e os próprios conhecimentos médicos que se podem encontrar na esmagadora maioria das embarcações é manifestamente insuficiente em caso de doença súbita de alguma gravidade, como no caso sucedido, em que ocorreu uma paragem cario-respiratória, sabendo-se que nestas situações a rapidez de intervenção é factor determinante para o sucesso da mesma.

Não é, neste momento, relevante discutir se a opção concreta foi a mais adequada, mas que é imperativo haver uma alteração a nível de procedimentos, de modo a evitar que, no futuro, se continuem a perder vidas humanas apenas porque o INEM não acompanha as embarcações que prestam socorro no alto mar em virtude de um conjunto de regulamentos que, manifestamente, não contribuem para a segurança no mar.

segunda-feira, julho 12, 2010

Flash Player vai ter suporte 3D este ano

Image Hosted by Imageshack
Uma imagem do Flash Player 3D

A Adobe, que já implementou algumas funcionalidades 3D na versão 10 do Flash Player, prevê lançar em Outubro um "interface" para realização de aplicações com maior suporte tridimensional, designada por "Flash 3D".

Esta nova ferramenta destina-se essencialmente a quem desenvolve aplicações, como jogos 3D ou páginas "web", permitindo a sua geração de uma forma simples e compatível com as próximas versões de "flash", as quais deverão chegar numa data próxima do lançamento deste "interface".

Espera-se que até ao final do corrente ano o 3D comece a entrar defenitivamente nas aplicações escritas em "flash" e, consequentemente, nas páginas "web" que estamos habituados a visitar.

Disponibilizado o relatório preliminar do acidente de Famalicão da Serra

Image Hosted by Imageshack
Imagem aérea do local do acidente

Está disponível no portal Bombeiros.pt o relatório preliminar da tragédia ocorrida há quatro anos em Famalicão da Serra, onde perderam a vida seis bombeiros.

O relatório, um documento em formato PDF de 72 páginas, inclui os detalhes do terreno, das condições meteorológicas que se fizeram sentir, da evolução do incêndio, desde o seu início e causas, bem como a resposta dos bombeiros.

Inclui-se um cronograma com as operações e os contactos efectuados
, o envio e posicionamento dos meios no terreno e a respectivas movimentações, até ao resumo das declarações de alguns dos elementos presentes no local, pelo que se torna possível reconstituir o que aconteceu naquele dia trágico de 2006.

A todos quantos se interessam por este tema, a leitura deste relatório é mais do que aconselhável, é essencial para compreender o que aconteceu em Famalicão da Serra e como forma de prevenir situações semelhantes.

domingo, julho 11, 2010

Socorro do INEM não actua no mar - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma equipa do INEM

Um pescador desportivo perdeu a vida em consequência de uma paragem cardio-respiratória sofrida a bordo de uma embarcação, quando se encontrava ao largo de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, permanecendo perto de uma hora sem assistência médica e sendo socorrido apenas quanto o barco atracou.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enviou para o local uma ambulância de Suporte Imediato de Vida, do Hospital de Peniche, com um médico e um enfermeiro, que aguardou a vítima de 45 anos na costa, esperando pela sua chegada.

Quando o barco chegou à costa, perto de uma hora após a paragem, numa altura em que a vítima ainda tinha pulsação, esta foi socorrida pela equipa do INEM, mas esta intervenção tardia não evitou que este pescador perdesse a vida a caminho do hospital.

O socorro em alto-mar já levantou diversas questões no passado, dado que o INEM, de acordo com o quadro legal em vigor, apenas actua em terra, tendo que aguardar pela chegada da vítima na costa, do que decorrem atrasos no socorro que podem resultar na morte da vítima.