sábado, julho 10, 2010

PEC não vai afecta contratação de bombeiros profissionais

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros profissionais

O ministro da Administração Interna (MAI), Rui Pereira, e o secretário de Estado da Protecção Civil garantiram à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) que as medidas constantes do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) não terão implicações a nível de contratação de novos efectivos.

Como resultado, as câmaras municipais continuam autorizadas a contratar bombeiros e integrá-los nos quadros de pessoal das autarquias, mesmo durante o período de restrições que constam do PEC e que limitam substancialmente novas contratações.

Segundo os cálculos da ANBP faltam milhares de bombeiros profissionais em todo o País, com mais de um milhar em falta só nas cidades de Lisboa e do Porto, e muitos mais nas restantes autarquias portuguesas.

O MAI irá apresentar à ANBP um projecto de decreto-lei com um novo regime jurídico que inclua a progressão na carreira e a avaliação de desempenho, bem como condições e horários de trabalho dos bombeiros profissionais.

sexta-feira, julho 09, 2010

Olhais de fixação de cabos de afastamento de ramos no Defender

Image Hosted by Imageshack
Olhal de cabos de afastamento de ramos no para brisas

Na sequência dos textos sobre a colocação de cabos de afastamento de ramos, apresentamos fotos dos olhais de fixação aplicados no nosso Defender, de modo a que possam servir de exemplo para os nossos leitores.

Estes olhais em ferro, com bases, devem ser fixos perto de angulos ou com placas de reforço interior, quando isso não seja possível, devendo-se aproveitar, por exemplo, placas de reforço, como as que estão instaladas sobre os guarda lamas dianteiros.

Image Hosted by Imageshack
Olhal de cabos de afastamento de ramos no guarda lamas

Cada um dos olhais está fixos por um par de parafusos, com anilhas e porcas, para o que foi obviamente necessário furar a carroçaria e o para-brisas do Defender, sendo esta a alternativa possível para quem não tem grade ou um suporte de iluminação no tejadilho, nem um mata-vacas de um extremo ao outro da carroçaria.

Quatro distritos sob aviso laranja devido ao calor - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Acresce o aumento de temperatura média, com o ano de 2010 a apresentar os valores mais elevados desde que existem registos fidedignos, ou seja nos últimos 130 anos, o que, no termo de um Inverno propício ao crescimento de vegetação, constitui um risco acrescido de fogo.

Estes valores médios derivam não apenas de Verões quentes, mas sobretudo de um esbater das estações, com Invernos menos frios, durante os quais se continuam a verificar fogos com alguma frequência, bem como de um número de vagas de calor que tende a aumentar, com consequências óbvias não apenas a nível de incêndios, mas também de saúde pública.

Alguns internamentos ocorridos nos últimos dias, inclusivé a ocorrência de casos de queimaduras solares de 1º grau, são exemplificativos das consequências do calor, que implicam a mobilização de meios de socorro e a dispersão de recursos, bem como o aumento de encargos e maior complexidade de gestão das corporações.

Naturalmente que esta dispersão de meios afecta o combate aos fogos, comprometendo meios, mas também será de ter em atenção que o próprio pessoal envolvido no socorro e respectivas famílias são igualmente afectados pelos mesmos problemas de saúde que o resto da população, sendo previsível uma diminuição do efectivo disponível.

quinta-feira, julho 08, 2010

Microsoft lança nova versão Beta do Windows Messenger

Image Hosted by Imageshack
Um écran do novo Messenger

A Microsoft disponibilizou uma nova versão, ainda num estágio "beta", do seu programa de mensagens instantâneas Windows Live Messenger.

Esta actualização do Messenger, que já se encontra disponível para ser descarregada, está disponível para 76 países e integra novas funcionalidades a nível de redes sociais, como o Facebook, o MySpace e o LinkedIn, possibilitando colocar comentários a partir do próprio "software".

Também o suporte de vídeo em alta definição a utilizar todo o écran, de efectuar jogos em simultâneo e novas funcionalidades de partilha de imagens e contactos estão disponíveis nesta nova versão.

Apesar de inovadora e tentadora, lembramos que esta é uma versão "beta", portanto ainda não defenitiva, e que podem surgir falhas ou erros e mesmo problemas de compatibilidade, pelo que aconselhamos a efectuar os primeiros testes num equipamento secundário.

Substituição da suspensão no Defender - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
As molas Police Spec, destinadas aos Range

A substituição da suspensão no Defender, actualmente a aproximar-se dos 210.000 km, já se impunha, sobretudo se tivermos em conta o peso dos pneus utilizados, 33 12.5 R15, e a necessidade de evitar que estes toquem nas respectivas abas.

Após uma troca de impressões no Forum da Landmania, a opção foi no sentido de adquirir um conjunto molas "Police Spec", originalmente destinadas aos Range Rover Classic, amortecedores com elevação de duas polegadas da Terrafirma e um par de "rubber isolators" por cada conjunto mola-amortecedor.

Optamos por encomendar as molas através da MM-4x4, que fornecem o conjunto de quatro por um preço aproximado de 75 euros, incluindo portes, que rondam a vintena de euros e impostos, um valor que consideramos perfeitamente em conta, enquanto as restantes peças serão encomendadas em Portugal.

Os portes para Portugal, para um volume de até 28 Kg e dimensões que não excedam os 175 cm de comprimento e 30 de largura, é de 17 libras, perto de uma vintena de euros, a que acresce o VAT inglês, actualmente nos 17.5%, mas que irá aumentar no próximo ano.

quarta-feira, julho 07, 2010

Gatochy, uma presença para sempre

Image Hosted by Imageshack
Gatochy, junto de um computador

Uma presença permanente durante os primeiros anos deste "blog", acompanhando a escrita de textos, brincando e alegrando um trabalho que por vezes é moroso e ingrato, Gatochy continua presente em permanência, mesmo dois anos após ter partido.

Quem tem um destes amiguitos sabe que nunca se encontram as palavras para descrevê-los, nem à relação que com eles estabelecemos, pelo que qualquer comentário parece supérfulo e insignificante face à intensidade dos sentimentos.

Já o dissemos, e repetimos, que Gatochy ficará sempre nos nossos corações e nas nossas recordações e, se Deus quiser, um dia voltaremos a encontrar-nos.

Até um dia, Gatochynha...

Quatro distritos sob aviso laranja devido ao calor - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros durante o combate a um incêndio florestal

Na véspera, Domingo, já se tinham registado mais de uma centena de fogos, mas os quase 250 registos destes dois dias passaram praticamente sem serem noticiados, com o foco dos orgão de comunicação social a centrarem-se na sua maioria em assuntos de importância duvidosa, onde o Campeonato do Mundo de Futebol, mesmo após a eliminação da Selecção Nacional, bem como outros factos ligados ao mesmo desporto continuam a ter um destaque especial.

Esta manifesta falta de divulgação era expectável, seja perante um conjunto de acontecimentos no âmbito desportivo, seja devido à actual conjuntura, que tende a fazer centrar a atenção em assuntos que digam directamente respeito a cada envolvido, razão pela qual os fogos, como acontecimentos locais, são menorizados, independentemente do seu número.

Mesmo as campanhas de prevenção parecem algo esquecidas, tal como as medidas de prevenção, as quais, por produzirem efeitos a médio e longo prazo, portanto fora do horizonte temporal do actual Governo e das próprias gestões autárquicas, tendem a ser reduzidas ou adiadas, resultando num conjunto de situações que dificulta o combate às chamas.

Continua-se a verificar que, mais do que dificuldades no combate directo, são questões periféricas como a falta de acessibilidades ou a alterações demográficas, que escapando à vertente operacional, acabam por condicioná-la e constrangê-la, adicionando problemas cuja solução apenas pode ser equacionada a longo prazo.

terça-feira, julho 06, 2010

O Fix-It Pro da Simoniz no EBay e na TV

Image Hosted by Imageshack
Um "stick" do Fix-It Pro da Simoniz

Mais do que discutir as características do produto em sí, um "stick" destinado a fazer desaparecer riscos de pinturas de automóveis, é a descrepância de preços que nos leva e escrever este texto.

Este pequeno "stick", com duas cabeças aplicadoras extra, que sela os riscos através de um verniz que disfarça pequenos defeitos na pintura, tornando-os virtualmente invisíveis, tem sido amplamente publicitado na televisão, sendo vendido, em conjunto com um par de produtos de limpeza, como um "shampoo" e uma cera, por perto de meia centena de euros.

Em contrapartida, no EBay inglês, estes "sticks" vendem-se por valores perto do euro e meio, incluindo portes a partir da China ou de Hong Kong, o que, apesar de não incluir extras, é de uma desproporção chocante face aos preços praticados nas vendas televisivas.

Sem por em causa a legitimidade do negócio e de quem pretende lucrar, também não podemos deixar de avisar os nossos leitores contra situações repetidas que podem ser lesivas, sobretudo numa altura de crise económica onde a poupança é necessária.

Quatro distritos sob aviso laranja devido ao calor - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros após o combate a um incêndio florestal

Desde esta segunda feira que os distritos de Santarém, Braga, Lisboa e Setúbal se encontram sob aviso laranja, o segundo mais grave da actual escala, devido às temperaturas elevadas que se têm verificado.

Segundo o Instituto Português de Meteorologia (IM) as temperaturas nestes distritos irão desde os 38ºC em Braga até aos 42ºC em Santarém, constituindo um risco para os mais jovens e idosos, tal como aqueles que tenham a saúde mais fragilizada, mas também aumentando o risco de incêndios florestais.

Nestes últimos dias têm-se efectivamente verficado diversos fogos, embora ainda em número inferior ao de anos anteriores, mas que vêm apontar no sentido da manutenção de um conjunto de fragilidades decorrentes do ordenamento do território e da falta de limpeza de áreas rurais que podem comprometer seriamente o combate.

Com temperaturas que rondam os 40ºC em diversos distritos, até ao final da tarde de segunda-feira tinham sido registados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) 123 ocorrências, um máximo do corrente ano.

segunda-feira, julho 05, 2010

Cabos de afastamento de ramos - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Cabos para afastar ramos num Discovery

Existem cabos para os modelos de Land Rover mais comuns, desde os Defender aos Discovery, passando pelos Range Rover e Freelander, mas quem possuir veículos de outras marcas não listadas pode pedir que seja realizado um projecto à medida, caso necessário.

Disponibilizaremos também a foto de um dos olhais de fixação do nosso Defender, de modo a que seja mais fácil aferir do seu modelo e respectivo posicionamento, sendo estes não mais do que sugestões.

Obviamente, existe uma multiplicidade de soluções, mais ou menos dispendiosas e com características sensivelmente idênticas, salvo no respeitante à libertação rápida dos cabos, pelo que a escolha dependerá naturalmente das exigências e prioridades de cada um.

Sendo naturalmente úteis em circunstâncias específicas, mais por questões de civismo do que de legalidade, desaconselhamos fortemente o uso destes cabos em estrada dado que tornam ainda mais agressivos veículos que, muitas vezes, já o são de raiz para os peões.

IV Jornadas de Famalicão da Serra - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma floresta queimada em Portugal

O programa destas jornadas será o seguinte:

09:30 – Sessão de abertura (C. Rossa)

09:45 – CEIF: Um programa de investigação sobre Incêndios Florestais (C. Rossa)

10:15 – Catástrofes causadas pelos Incêndios Florestais: Austrália 2009 (R. Oliveira)

10:45 – Coffee break

11:15 – Os ensaios laboratoriais como ferramenta na formação sobre combate (D. Davim)

11:45 – A investigação de acidentes: lições para a Vida (C. Rossa)

12:15 – Almoço

14:30 – Staff-ride: Visita de estudo ao local do acidente (C.Rossa, D. Davim, R. Oliveira)

17:30 – Final das Jornadas

Quem pretender participar deve contactar, com a brevidade possível, a organização, através do Sérgio Cipriano, ou do "site" Bombeiros.pt e inscrever-se nestas jornadas onde coexistirão a aprendizagem, a reflexão e a homenagem.

domingo, julho 04, 2010

Cabos de afastamento de ramos - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Cabos do modelo "Camel Trophy"

Os vários componentes são fornecidos, incluindo cabo de aço inoxidável de 4 mm com a extensão necessário, de modo a dispensar a aquisição de outras peças, podendo ser adquiridos em conjunto com os olhais de fixação.

Estes cabos estão preparados para serem soltos na parte dianteira do capot e ficarem fixos ao longo do tejadilho, quando não estejam a ser utilizados, enquanto a outra extremidade permanece fixa, de modo a evitar eventuais furtos.

Dado que a legislação do país de origem, a Inglaterra, tal como a nossa, não permite que os cabos sejam mantidos quando em circulação em estrada, o modelo da Bush Cables inclui um sistema de remoção rápido, que dispensa ferramentas, mas que eleva o custo deste conjunto até às 40 libras, a que acrescem 15 de portes internacionais.

Um modelo diferente, designado por "Camel Trophy", custa 75 libras, estando também disponíveis os vários componentes em separado, tal como olhais de fixação para quem deles necessite, podendo ainda ser solicitados conjuntos para modelos específicos.