sábado, maio 22, 2010

Barra de luzes para Defender no EBay - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma barra de luzes para Defender para a grelha

A instalação desta barra implica efectuar quatro furos de 6 mm, dois de cada lado do tejadilho, perto do para-brisas e efectuar a passagem dos cabos eléctricos para os faróis, bem como a sua ligação ao sistema eléctrico do veículo.

Deve-se ter em atenção que a instalação de faróis auxiliares no topo de um veículo, acima da linha dos restantes faróis, tem implicações legais e que se devem adquirir modelos com cobertura, devendo estar desligados e tapados salvo quando fora de estrada e em caso de necessidade, sendo tratados do ponto de vista legal de forma diferente de um par de faróis ao nível dos instalados de origem.

Por um preço que, no caso de encomendas conjuntas, pode ficar abaixo dos 50 euros, com portes incluidos, esta barra, e respectivos faróis, é uma solução a ter em conta para melhorar a capacidade de iluminação dos Defender e dos Serie com tejadilho rígido ou "hard-top".

sexta-feira, maio 21, 2010

Barra de luzes para Defender no EBay - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um detalhe da barra de luzes para Defender

Também em termos de exposição ou vulnerabilidade existem diferenças, estando tendencialmente mais protegidos os faróis colocados numa barra, não obstante serem vulneráveis a ramos de árvores mais altos caso não haja o cuidado necessário para as evitar.

Entre obstruir o fluxo de ar que entra no radiador e o efeito aerodinâmico negativo, ou entre a opção por um maior ou menor número de faróis e respectiva capacidade, bem como o seu posicionamento, optamos pela barra superior, sendo esta a solução mais económica para quem não disponha de uma protecção frontal no Defender.

Entre os inúmeros modelos, muitos deles semelhantes, existentes no EBay, sugerimos o da 4X4 Off Road Accessories, que custa uma trintena de libras, a que acresce outro tanto para portes, os quais serão inferiores caso se encomende mais de uma unidade.

Este modelo concreto permite instalar quatro faróis, bem como uma chapa de matrícula, que por razões legais não substitui a original, podendo ainda ser modificada para suportar uma antena de rádio ou de GPS.

Restrições à circulação começam a 1 de Julho

Image Hosted by Imageshack
Um Land Rover numa floresta

A partir do início do mês de Julho vão vigorar as habituais restrições à circulação de veículos em zonas florestais, impostas devido ao risco de fogos decorrentes das condições climáticas propícias à sua propagação.

Transcrevemos o parágrado relevante do artigo publicado no Diário da República e que determina o prazo de restrições a vigorar no ano de 2010 e que implica a adopção de medidas semelhantes às de anos anteriores:

O período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, no ano de 2010, vigora de 1 de Julho a 15 de Outubro, devendo ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais neste período.

Para além de uma questão legal, é a segurança de todos que está em causa, pelo que aconselhamos todos aqueles que quiserem circular neste período a contactar as corporações de bombeiros locais e chegar a um entendimento, que pode passar pela participação na vigilância da floresta.

quinta-feira, maio 20, 2010

Barra de luzes para Defender no EBay - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma barra de luzes para Defender vendida no EBay

A aquisição de barras de luzes para colocar no tejadilho dos Defender é uma opção a ter em conta, devido à modesta capacidade de iluminação dos faróis deste modelo da Land Rover, que bem podem precisar de algum tipo de auxílio.

Existem essencialmente duas técnicas em termos de posição, sendo uma delas a de os colocar numa protecção na parte frontal, que tem como consequência ficar em frente do radiador, alterando o fluxo de ar, ou no cimo do para-brisas, o que terá inevitavelmente algum efeito aerodinâmico num veículo que não prima pela fluidez de linhas.

Também é patente que quer o número, quer o tipo de faróis que podem ser contemplados numa e noutra solução são diferentes, sendo normal que numa protecção frontal existam dois, raramente, três faróis, enquanto numa barra superior tendem a ser quatro, embora de menores dimensões.

Por outro lado, o diferente posicionamento e número podem permitir uma maior amplitude do campo de iluminação quando os faróis estejam colocado na barra superior, enquanto a possível maior dimensão dos colocados frontalmente poderão oferecer melhor alcance.

Casaco modelo "Discovery" da Foxfire - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Detalhe do casaco "Discovery" da Foxfire

O "Discovery" tem um total de 14 bolsos, incluindo um no braço esquerdo e 3 internos que se fecham com fechos-éclair, possuindo uma boa distribuição de espaços, o que permite transportar uma carga razoável com conforto, desde que devidamente acomodada e equilibrada.

Os tamanhos disponíveis vão desde os mais pequenos, ou XS até aos maiores, ou XXL, com diferentes larguras, adaptados aos vários formatos e dimensões do corpo humano, existindo em cor "khaki", um tom esverdeado, ou "stone", que corresponde a uma tonalidade amarelo areia.

O preço final depende em muito do local de aquisição e dos portes, que serão pouco superiores a uma dezena de Euros, em correio aéreo de 1ª classe a partir dos Estados Unidos, mas, com alguma paciência e sorte, podem-se conseguir bons negócios, pagando uma dezena de dólares por um casaco que nas lojas pode atingir os setenta a oitenta.

Este tipo de casaco não substitui integralmente um colete, que tende a ter maior capacidade, mas será um compromisso a ter em conta para quem aceite uma menor capacidade de transporte em prol de um maior agasalho e protecção, pelo que, perante a sua flexibilidade de utilização deve ser tido em conta na altura de efectuar uma aquisição.

quarta-feira, maio 19, 2010

Nova versão do Live Hotmail chega no Verão

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Live Hotmail

No próximo Verão começará a estar disponível uma nova versão do Windows Live Hotmail, o popular sistema de correio electrónico da Microsoft, cujo identificador serve de base a muitos dos serviços deste fabricante.

Entre os melhoramentos encontra-se o aumento da capacidade do envio de anexos, que chega aos 10 Gb, divididos em 200 anexos de até 50 Gb, novas ferramentas de gestão das caixas de correio e a possibilidade de editar documentos dentro da caixa de recepção, sem os descarregar localmente.

A integração com redes sociais, com a aceitação de convites ou o acesso a vídeos e fotos, sem sair do Live Hotmail, bem como uma maior integração com os produtos da família Live é, no entanto, o que consideramos como as melhorias essenciais.

É manifesto que a Microsoft tem vindo a melhorar esta plataforma, no sentido de competir com o Google que, por ter apostado numa integração de produtos antecipadamente, se tem mantido na vanguarda desta competição.

Visita papal custou 227.000 euros ao INEM

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância do INEM

A operação montada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) durante os quatro dias da recente visita papal custou à instituição 227.000 euros, sendo a maior montada durante a presente década.

No total, foram mobilizados 83 viaturas e helicópteros, 57 médicos, 63 enfermeiros, 133 técnicos de ambulância de emergência, 52 técnicos operacionais de telecomunicações de socorro e 15 elementos de logística, tendo sido socorridas 1.858 pessoas em Lisboa, Fátima e Porto.

Apesar da sua complexidade, esta foi uma operação que não se deparou com situações graves, tendo como maior óbice a deslocação de efectivos, que poderiam estar presentes noutros locais, bem como a exigência a nível da logística, área que em Portugal tende a apresentar maiores problemas que a vertente operacional.

Este último aspecto é aquele que merece uma maior atenção, dado que se verificaram falhas logísticas em meios da instituição, tendo sido apontada como justificação a dimensão e complexidade desta operação a qual, em caso algum, pode implicar falhas a nível do socorro normalmente prestado pelo INEM.

terça-feira, maio 18, 2010

Euro desvaloriza-se face ao Dólar

Image Hosted by Imageshack
Evolução cambial do Euro face ao Dólar

A recente desvalorização do Euro face ao Dolar, moeda em que muitos dos nossos leitores pagam items adquiridos no estrangeiro, nomeadamente via EBay, leva-nos a lançar este alerta.

Com a cotação de 1 Euro perto do 1.23 Dólares, muito longe dos câmbios dos últimos meses e uma queda que parece ter continuidade, muitos dos produtos adquiridos via EBay ou outras lojas "on-line" são agora menos convidativos, podendo mesmo revelar-se mais dispendiosos do que adquiridos localmente.

Sugerimos, para além de uma especial atenção, uma grande prudência, dado que os contra-valores debitados nos cartões de crédito podem revelar-se ainda mais desfavoráveis, sobretudo quanto a taxa de câmbio é posterior à da transacção propriamente dita.

Como medida de precaução, existe a possibilidade de licitar ou adquirir productos cotados em Euros ou em Libras, moeda na qual se têm refugiado diversos vendedores, dado estar fora dos sistemas monetários europeu e americano.

Socorro em reestruturação em Lisboa - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Sapadores bombeiros de Lisboa

A reforma, para além de uma nova plataforma de gestão informática e de uma "Linha Azul" (808 215 215) para emergências, passa também pela substituição dos velhos quarteis pelos futuros postos de socorro avançados (PSA), que serão coordenados a partir de um centro de comando em Monsanto.

Este novo centro, onde estarão perto de 200 efectivos, a ser construido nos terrenos do antigo "restaurante panorâmico", alojará o comando do RSB, uma reserva operacional, um Centro Estratégico de Prevenção e Socorro, bem como a sala de operações e comunicações, num projecto que está orçamentado em 17.000.000 de euros.

A substituição dos quarteis existentes, muitos deles sem condições, pelos PSA, de menores dimensões e que terão apenas componente operacional, permite rapidez de resposta e mantém a proximidade com as populações.

Há muito que uma reestruturação e um reequipamento do RSB eram necessários, bem como um novo sistema coordenador do socorro na cidade de Lisboa, pelo que este investimento, apesar de vultuoso e numa época de crise financeira, é uma opção correcta em termos estratégicos, ao contrário de tantas outras que surgem como autênticos desperdícios de dinheiros públicos, que para além de não terem utilidade, são um custo ao longo da sua existência.

segunda-feira, maio 17, 2010

Primeiros equipamentos com Chrome OS apresentados em Junho

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Chrome OS

Estava previsto desde há meses que o "Chrome" evoluísse de um "browser" para um sistema operativo, servindo como plataforma para diversos dispositivos portáteis.

O sistema operativo do Google suporta "netbooks", "smartbooks", e "tablet pc" baseados no processador ARM, estando previsto já para o próximo mês de Junho a apresentação de um equipamento desenvolvido pela Acer para esta plataforma.

Para além de cumprir o prazo previsto, ao lançar um sistema operativo próprio o Google entra num novo segmento de mercado, embora seja de nos interrogarmos se esta será a opção mais adequada para quem já desenvolvera o "Android" e poderia expandir este plataforma a outros equipamentos.

O "Chrome OS" terá, naturalmente, que enfrentar uma concorrência renhida, sendo os seus principais argumentos o nome Google, bem como a integração nos sistemas e serviços desenvolvidos por esta companhia, bem como a distribuição gratuita, algo sempre atractivo sobretudo no mercado de equipamentos compatíveis de baixo custo que floresce na Ásia.

Socorro em reestruturação em Lisboa - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Sapadores bombeiros de Lisboa

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) está em fase de reestruturação, com a integração de novos meios, de um novo centro de comunicações e uma sala de coordenação centralizada, que coordenará as operações de socorro e enviará alertas simultâneos para as entidades intervenientes.

Para além do RSB, a Polícia Municipal, a Polícia Florestal e Protecção Civil Municipal passam a receber, simultaneamente os alertas e as informações referentes a cada evento, facilitando o fluxo de informação e a coodenação dos intervenientes a partir do novo Centro de Comunicações e Gestão de Meios Operacionais do RSB, que funciona no quartel da 3ª Companhia, junto ao Centro Colombo.

Novos veículos destinados a operar nas zonas históricas, onde as ruas são estreitas, bem como onze outros veículos, tripulados por dois elementos e baseadas em viaturas todo o terreno, devidamente equipados e capazes de desempenhar diversos tipos de missão, aumentam a rapidez e flexibilidade de resposta.

Estes veículos podem intervir em pequenos incêndios, abertura de portas, limpeza de pavimentos e outros incidentes que não impliquem efectivos para além da tripulação, ficando distribuidos pelos diversos postos do RSB.

domingo, maio 16, 2010

Mini portátil 901 com Windows CE - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O mini portátil com Windows CE 6.0

Fazem parte desta configuração um "slot" para cartões de memória do formato SD, altifalante incorporado e conectores para microfone e "headphone" externo.

A bateria é de 1800mAH e o peso deste pequeno equipamento é de apenas 0.6 Kg, sendo fornecido com transformador de corrente, manual de utilizador e cabos adequados ao país de destino.

O preço deste modelo é de perto de 70 euros, incluindo portes a partir de Hong Kong, mas excluindo impostos, quase certos no caso de uma importação deste tipo, existindo variantes com mais memória instalada, mas igualmente mais dispendiosos.

Como complemento deste modelo, é necessário, para efeitos de orientação ou navegação, um GPS com ligação USB que suporte Windows CE, bem como o "software" e mapas apropriados, sendo que a solução pode ficar suficientemente económica e flexível para quem pretender uma plataforma baseada no Windows CE.