sábado, março 27, 2010

Google lança novo alerta para possibilidade de ataque a contas - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Gmail

O Google adicionou novas funcionalidades de alerta nas contas do seu correio electrónico, o Gmail, de forma a informar os utilizadores de situações suspeitas, como a possibilidade de ataque ou uso indevido.

Desta forma, surge uma mensagem de alerta que informa o utilizador de que o Google verificou que o último acesso à conta foi efectuado a partir de uma dado IP e localização, de modo a que o responsável pela conta possa verificar a legitimidade do acesso.

Este alerta surge, por exemplo, quando existem situações suspeitas, como acessos a partir de locais afastados num curto espaço de tempo, indiciando que existe mais que uma pessoa a aceder à conta.

Um dos casos em que é accionado o aviso, é quando uma conta é acedida num determinado país e passadas poucas horas o acesso é feito num outro, mas situações relacionadas com o envio de "spam" ou acessos a "sites" suspeitos também podem ser incluidas.

sexta-feira, março 26, 2010

Disponível a antevisão do Internet Explorer 9.0

Image Hosted by Imageshack
Um logo do Internet Explorer 9.0

Já está disponível no "site" da Microsoft a antevisão do Internet Explorer 9.0, a qual pode ser descarregada e instalada em computadores com o Windows Vista com o "Service Pack 2" ou com o Windows 7.

Esta não é ainda uma versão "beta", mas tão somente um antevisão, estando ainda em fase de desenvolvimento, pelo que não só não implementa ainda a totalidade das funções, como poderá incorrer em mais erros do que quando um produto se aproxima da fase de lançamento.

Como em casos anteriores, é completamente desaconselhado instalar esta versão em equipamentos sensíveis ou de produção, destinando-se a mesma, essencialmente, recolher informações que a Microsoft usará para lançar versões posteriores.

Algumas peças baratas e úteis - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um "clip" de fixação para pino de reboque

Por vezes encontram-se em lojas quase ao virar da esquina peças que são de grande utilidade para os proprietários dos Land Rover, nomeadamente a nível de acomodação de carga ou do transporte da mesma.

Uma peça à qual por vezes se dá pouca atenção, mas que tem a maior importância em termos de segurança é "clip" de fixação para pino de reboque, a qual pode existir em numerosas configurações, sendo a que apresentamos uma das mais simples.

O "clip" feito em aço com as curvaturas adequadas pode ser adquirido individualmente ou em conjuntos de algumas dezenas, a partilhar por interessados, custa um valor insignificante, pelo que possuir alguns de reserva é mais do que justificável.

Mais defenitivo, e que pode igualmente ser adquirido por grosso, é o modelo circular, com um pino interno, que irá passar pelo orifício do pino de reboque, enquanto a peça principal fica em redor do mesmo.

quinta-feira, março 25, 2010

INEM dispensa 95 enfermeiros - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma intervenção do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai dispensar, 53 enfermeiros que trabalham nos quatro Centros de Orientação Nacional de Doentes Urgentes (CODU), número que será adicionado aos 42 que anteriormente sairam da instituição.

Assim, serão 95 enfermeiros a serem dispensados recentement do INEM, do que resulta uma poupança de perto de 350.000 euros em horas extraordinárias, mas que irá sobrecarregar os médicos na avaliação dos casos, o que implica maior demora no atendimento.

Esta opção, que implica um risco acrescido para as populações, já que todos podemos necessitar do socorro prestado pelo INEM, terá maior impacto seja quando existem menos efectivos disponíveis, como acontece durante a noite, ou em situações de pico, que podem acontecer, por exemplo, durante uma vaga de calor.

Nestes turnos, quando já não existiam enfermeiros disponíveis, situações que deviam ser encaminhadas para as "vias verdes AVC" já não o estavam a ser e verificavam-se reclamações por parte de neurologistas devido ao encaminhamento incorrecto dos doentes.

Bombeiros protestam em Faro

Image Hosted by ImageShack
Um sapador de Leiria

Bombeiros profissionais oriundos de todo o País manifestaram-se hoje em Faro contra a criação Força Operacional Conjunta de Bombeiros, que integra elementos provenientes dos bombeiros municipais e voluntários.

Para a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) a nova força criada pela Câmara Minicipal de Faro (CMF)tem efectivos insuficientes, falhas nos horários e turnos e uma defeciente gestão de recursos, meios e operações, resultando no acréscimo de custos sem que daí se obtenham benefícios reais.

Desde Fevereiro, altura em que a ANBP enviou à CMF um "dossier" alertando para estas situações que considera irregulares e solicitando que a junção das duas corporações seja anulada que a situação se tem mantido, apesar dos protestos.

A manifestação incluiu, após a concentração, um desfile até ao Governo Civil, para entregar um caderno reivindicativo à Governadora Civil de Faro.

quarta-feira, março 24, 2010

"Limpar Portugal" na RTP-2

Image Hosted by Imageshack
Uma acção durante o "Limpar Portugal"

Vai ser transmitida hoje, quarta-feira, pelas 19:00 na RTP-2, no programa Biosfera, uma reportagem sobre o projecto "Limpar Portugal", a qual será repetida pelas 01:45 do dia seguinte no mesmo canal.

Seja para quem participou na iniciativa, seja para aqueles que se interessam pela ecologia e por um desenvolvimento sustentável, esta é uma reportagem a não perder, tal como muitas outras incluidas no Biosfera.

A divulgação de temas ambientais, apesar de um aumento de interesse, continua a ser relegada para canais com menos audiência, sendo os programas transmitidos fora do que é considerado o "horário nobre", o que dificulta a divulgação desta temática de importância crescente.

"Limpar Portugal" recolheu 70.000 toneladas de lixo

Image Hosted by ImageShack
Uma lixeira em Portugal (foto Mário Antão)

Os cerca de 100.000 voluntários que aderiram ao porjecto "Limpar Portugal" recolheram no passado sábado mais de 70.000 toneladas de lixo depositado em lixeiras em florestas de todo o país.

Apesar de condições meteorológicas adversas, a estimativa da organização, que será posteriormente confirmada ou rectificada pelas entidades que recolheram o lixo, aponta para as 70.000 toneladas recolhidas de perto de 13.000 pontos assinalados, confirmando assim o sucesso de uma iniciativa que surgiu no "site" da LandMania.

Para além do resultado prático, este projecto fez passar a mensagem de que existe uma responsabilidade colectiva que deve ser assumida por cada cidadão e que a sociedade civil, mobilizando-se tem uma capacidade que poucos lhe reconhecem, mas também que o Estado, seja a nível central, seja local, demonstra inúmeras falhas que não se prendem exclusivamente com a falta de recursos.

Esperamos que iniciativas de cidadãos se repitam, como forma de envolvimento e participação na resolução dos problemas nacionais, mas não como substituto de um Estado negligente e inoperante que, não obstante consumir metade dos recursos da Nação, demonstra incapacidade para assumir na plenitude as suas funções.

terça-feira, março 23, 2010

Internet Explorer perde quota de mercado na CE

Image Hosted by ImageShack
Um écran de selecção de "browser"

A obrigatoriedade de incluir um écran de selecção de "browser" nos Windows 7 vendidos na Comunidade Europeia (CE) teve como consequência a perda de quota de mercado do Internet Explorer e a subida dos seus rivais.

Rivais como o Mozzila Firefox ou o Opera têm sido os mais beneficiados, segundo as estatísticas que se baseiam essencialmente nos grandes mercados europeus, como a Inglaterra, França ou Alemanha, nos quais a penetração do Windows 7 atinge maiores proporções.

No entanto, este tipo de opção não surge, por exemplo, quando se efectuam actualizações, onde as defenições anteriores do utilizador pervalecem, nem quando a proveniencia do sistema operativo é exterior à CE, havendo ainda situações a nível empresarial onde o mesmo não se verifica por razões óbvias.

Embora a decisão comunitária seja discutível e nem sequer, na nossa opinião, aponte no caminho certo que devera ir no sentido de uma maior abertura do código do sistema operativo e na utilização e sistema alternativos abertos, é indiscutível que o combate contra aos monopólios deve ser semprer uma medida prioritária, mas sempre na perspectiva de um maior desenvolvimento tecnológico na Europa e não através da limitação ou constrangimento do que é realizado noutros países.

Caixas metálicas no Izi - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma das caixas metálicas vendidas na Izi

Outro modelo, o Power Plus XQ, com 80 x 45 x 33.5 cm, tem o preço de 54.95, apresentando uma configuração algo diferente, sobretudo a nível do sistema de fecho, mais eficaz, mas a sua largura torna a sua instalação mais complexa.

Lembramos que a largura da superfície sobre a roda traseira dos Defender tem aproximadamente 110 x 34 x 28, pelo que se os primeiros modelos têm uma dimensão aceitável, mesmo saindo um pouco dos contornos, a segunda terá forçosamente que ser colocada na plataforma de carga, aconselhando-se nesse caso, para quem não tiver o sobressalente no interior, a versão com 90 cm.

Deve-se, no entando, ter uma especial atenção para os recortes do formato algo irregular do interior dos Serie e dos Defender, do que resulta que as dimensões apróximadas que apresentamos variem em função da relação entre altura e largura, sendo ainda de lembrar que a entrada do depósito de gasóleo é também um obstáculo a ter em conta.

Sendo mais dispendiosas, e eventualmente menos resistentes do que uma caixa militar, estes modelos são relativamente leves e o seu formato é menos complexo, dado serem concebidas para efeitos de arrumação e não para uma missão específica, como o transporte de munições, o que requer sempre uma configuração especial.

segunda-feira, março 22, 2010

Caixas metálicas no Izi - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma das caixas metálicas vendidas na Izi

Nos Serie e Defender o transporte de alguns equipamentos implica cuidados acrescidos, nomeadamente a instalação de uma caixa ou cofre suficientemente resistente para proteger estes bens dos amigos do alheio.

A nossa opção tem sido pelas caixas metálicas, sobretudo as de origem militar, mas existem opções comerciais que podem ser utilizadas, com a vantagem de uma maior disponibilidade, muito embora o preço tenda a ser superior.

A série de caixas metálicas existentes no Izi começa com um modelo com 52 x 37 x 29 cm, custando 37.95 euros, e seguindo-se modelos com 80 cm, por 54.95 e de 90 cm, por 64.95 euros respectivamente, as quais podem ser instaladas, devidamente aparafusadas, sobre o interior dos guarda-lamas traseiros dos Serie e Defender.

Todos os modelos são metálicos, bastante resistentes, incluem pegas laterais, que serão de pouca utilidade caso sejam fixos, tampa que pode ser trancada com recurso a um cadeado sendo esta série de cor vermelha.

"Intercoolers" de baixo preço no EBay - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Outro "intercooler" da Racing 1998

Do mesmo fabricante, existe uma versão de dimensões superiores, com núcleo de 672 × 186mm × 62 mm e dimensões exteriores de 838 × 206.5 × 176.5 mm, mas cujas entradas e saidas são, respectivamente, de 70 e 64 mm, algo muito diferente dos 51 mm dos Land Rover e que obriga a adaptações.

Esta última opção tem dimensões muito superiores ao disponível, sendo que a profundidade exterior se deve à curvatura da entrada e saída e não a uma espessura geral exagerada, implicando, no entanto adaptações que parecem injustificáveis em face dos ganhos.

Um outro modelo, com 720 X 240 X 45 mm, entrada e saída de 51 mm ou duas polegadas, aproxima-se mais do produzido pela Allisport e pode ser uma solução interessante, sendo a maior penalização a menor altura quando comparado com o modelo deste conceituado fabricante, mas com as restantes dimensões a nível perfeitamente aceitável.

Em termos volumétricos, com excepção dos 90 mm a menos de altura, mas com comprimento e espessura superior, este "intercooler" apresenta uma diferença uma diminuição de apenas 10%, algo que será compensado por uma diferença de preço abissal.

domingo, março 21, 2010

Google em português com pesquisa em tempo real

Image Hosted by Imageshack
Écran de pesquisa do Google

A pesquisa em tempo real no motor de busca do Google está disponível nos Estados Unidos desde o mês de Dezembro do ano passado, tendo sido progressivamente alargada a outras línguas e chegando agora a vez do português.

Desta forma, as actualizações que vão sendo introduzidas através de "blogs" ou do "twitter" passam a ser imediatamente incluidas nos resultados de uma pesquisa, o que implica monitorar diariamente mais de 1.000.000.000 de páginas.

Esta alteração tecnológica, que resulta da introdução de novas técnicas e mecanismos, irá também permitir que esta funcionalidade venha a ser disponibilizada nas plataformas iPhone e Android, usadas por dispositivos móveis.

Os resultados de uma pesquisa podem, assim, mudar à medida que são introduzidas alterações nas páginas localizadas, com ordenação temporal diferente resultante de uma actualização quase permanente que irá incluir as informações mais recentes colocadas na Internet.