sábado, março 20, 2010

Venda de motociclos até 125cc quase quadruplicou - 3ª parte

O tipo de trauma associado a um acidente com motociclos tende, infelizmente, a ser de maior gravidade e a exigir recursos e tempos de socorro diferentes daqueles que são necessários para acorrer a sinistros com veículos de quatro rodas, acrescendo todo um conjunto de factores que, mesmo que pontuais, não podem ser negligenciados, como, por exemplo, a possibilidade de hipotermia.

Uma medida pensada em termos de mobilidade tem, obviamente, efeitos colaterais a vários níveis e não pode ser desenquadrada de um todo, sendo necessário prever cuidadosamente as implicações que terá, de modo a avaliar se ao tentar obter um dado benefício, este não será anulado por consequências gravosas que deviam ser acauteladas.

A falta de planeamento cuidado e de intregração de medidas ou decisões governamentais num todo, prevendo as suas reais implicações, tem sido, lamentavelmente uma norma desde há muito, fruto de precipitações e da adopção de soluções que, pretendendo resolver um problema pontual, podem gerar outros de maior gravidade ou agravar os já existentes.

sexta-feira, março 19, 2010

"Limpar Portugal" é amanhã

Image Hosted by Imageshack
Cartaz do "Limpar Portugal"

É já este sábado, dia 20 de Março que se desenrolará o "Limpar Portugal", uma actividade que visa eliminar o maior número possível de lixeiras a céu aberto que se podem encontrar em numerosas florestas portuguesas, as quais têm sido inventariadas e geo-referenciadas ao longo dos últimos meses

No "site" do projecto, para além de detalhes e indicações úteis, encontram-se listados pontos de encontro, formas de os alcançar, lixeiras e todos os detalhes necessários para quem pretenda integrar esta actividade que contará com a presença do Presidente da República.

Na comunidade, ou forum, encontram-se detalhes adicionais, divididos por concelhos e podem ainda realizar-se inscrições ou trocar ideias com outros participantes no projecto, bem como pedir informações ou esclarecer dúvidas.

Venda de motociclos até 125cc quase quadruplicou - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um motociclo Blata de 125 cc

Para além da ainda mais premente necessidade de rever todas as superfícies, planos ou arestas cortantes, que constituem perigos mortais para os motociclistas, o aumento do número de motociclos começa a justificar vias próprias nos locais de maior tráfego, diferenciando o tipo de veículo e criando alguma distância entre eles.

Também será de sensibilizar os condutores dos veículos de quatro rodas para as especificidades, e para os perigos, resultantes do aumento substancial de motociclos, reconhecendo que, sobretudo entre os motociclistas com menos experiência, é de prever comportamentos de risco.

A alteração de alguns parâmetros de sinistralidade, inerente à especificidade dos veículos de duas rodas deve ser igualmente analizada na perspectiva do socorro e do tipo de cuidados médicos necessários numa primeira linha, sendo de ter em conta o tipo de equipamento disponível nos meios de socorro, o treino das tripulações e o tempo de intervenção.

Também não pode deixar de ser tido em conta o actual mapa de urgências hospitalares, bem como as valências disponíveis em cada serviço de urgência, tal como a adequação ao tipo de sinistralidade que se pode prever venha a acontecer na sua área de cobertura.

quinta-feira, março 18, 2010

Venda de motociclos até 125cc quase quadruplicou - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um motociclo de 125 cc

Um resultado da legislação que permite aos condutores com carta de ligeiros conduzir motociclos com cilindrada até 125 cc e potência até 15 cv ou 11 kw foi a quase quadruplicação de vendas neste segmento.

Com um aumento de 388% deste tipo de motociclos e uma queda de 27.2% naquelas que têm cilindrada até 50 cc e limitações de circulação em diversas vias, seguida por queda de 27.2% nas que têm mais de 125 cc, o tipo de veículos de duas rodas circulando nas estradas portugueses modificou-se e aumentou substancialmente.

Se bem que o objectivo da lei fosse, essencialmente, um acréscimo de mobilidade, este é alcançado através de um aumento do número de motociclos, o que tem implicações em termos de segurança, nomeadamente quando temos em conta a muito maior exposição dos seus ocupantes.

Num País onde as vias rodoviárias tendem a ser mal planeadas e construidas, onde os sucessivos erros comprometem a segurança dos utentes, o aumento do número de veículos de duas rodas em circulação implica alguma meditação e, consideramos, a modificação de comportamentos e de um conjunto de detalhes de concepção relativamente aos quais os motociclistas são particularmente vulneráveis.

EasyGPS 3.82 disponível

Image Hosted by Imageshack
Um écran do EasyGPS

Menos que conhecido que alguns rivais, o EasyGPS continua a ter adeptos, dadas as suas funcionalidades e o facto de este produto gratuito da TopoGrafix poder ser utilizado em conjunto com programas pagos, como o Geobuddy Geocaching Software ou o ExpertGPS.

A Topografix tem continuado a actualizar o EasyGPS, tendo recentemente disponibilizada a versão 3.82, destinada aos sistemas operativos mais recentes da família Windows, suportando os GPS mais comuns da Garmin, Magellan, Lowrance ou Eagle.

O EasyGPS comunica facilmente com estes modelos de GPS, permitindo carregar e descarregar conteúdos, sendo particularmente útil para quem use diversos equipamentos e necessite de transferir dados entre eles, eventualmente recorrendo a conversões de formato.

Sendo gratuito e ocupando pouco espaço em disco, perto de 6 Mb, este é um programa que aconselhamos a todos quantos usem GPS portáteis e necessitem de carregar e descarregar dados ou passá-los de um equipamento para outro.

quarta-feira, março 17, 2010

"Intercoolers" de baixo preço no EBay - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O "intercooler" da Racing 1998


Para além da opção de encomendar "intercoolers" a fabricantes em "sites" onde se agrupam numerosas empresas baseadas na China, também é possível encontrar no EBay modelos equivalentes, mesmo que com uma menor variedade e que possam ser adaptados aos Land Rover com motor Td5

Um modelo de "intercooler" a bom preço e suficientemente compatível com os Td5 também pode ser adquirido no Ebay, por um valor ligeiramente superior aos 70 euros, a que acrescem portes e direitos alfandegários.

Com entradas e saídas de 51mm, compatível com as tubagens dos Land Rover, posicionadas em lados opostos, este modelo tem um núcleo de 560 x 178 x 70 mm e uma dimensão exterior de 686 x 203 x 76 mm.

Estas dimensões são compatíveis com o pretendido, embora tenhamos preferência por uma altura 100 mm superior, do que resulta uma capacidade aumentada em 30%, mas constitui uma franca melhoria relativamente ao modelo de origem, sendo que na configuração apresentada, este "intercooler" suporta potências debitadas por um motor turbocomprimido de até 700 cv.

Suportes de palas em placa - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Os para-lamas para o Defender Td5

Os suportes, que podem ser pintados ou deixados na cor original do metal, são rebitados na longarina traseira, prendendo as palas.

As palas podem, obviamente, ser adquiridas na Land Rover, a preços muito pouco atractivos, mas existem alternativas a preços muito inferiores, funcionalmente equivalentes mas sem o logotipo da marca, bem como a possibilidade de cortar uma placa de borracha na medida pretendida.

Esta última solução é, obviamente, a mais barata, apesar de um pouco trabalhosa, requerendo apenas um bisturí ou faca afiada e uma régua, após o que a borracha será furada nos locais de fixação.

Com os suportes a serem adquiridos por uma quinzena de euros, incluindo portes, e a borracha por poucos euros, esta é uma solução económica, cujo valor final é inferior ao de uma simples pala adquirida na Land Rover, e apresenta a mesma funcionalidade.

terça-feira, março 16, 2010

Disponível a versão Beta do CompeGPS 7.0

Image Hosted by Imageshack
Écran do CompeGps Land 7.0 Beta

Já se encontra disponível a versão Beta do CompeGPS 7.0, a qual pode ser descarregada do "site" da empresa produtora, sob a designação de 6.9.9.h, onde a maioria das novas funçõe já se encontram implementadas.

Para além de novas visualizações tridimensionais, extremamente importantes no CompeGPS, a ligação do Aventura or Sportiva numa porta USB integra a informação obtida no programa de forma automática, sendo o seu conteúdo imediatamente visível.

O preocesso de activação foi também simplificado e clarificado, sendo que passa a haver apenas dois tipos de registo, um Básico, sem custos, que é activado ao dar entrada de um código de mapa, e um Avançado, pago.

Os utilizadores que adquiriram o CompeGPS Land/Air emn 2009 ou 2010 terão direito a um "upgrade" sem custos, enquanto para os restantes o valor a pagar será de 39 euros.

Suicídio é 2.ª causa de morte nos jovens

Image Hosted by ImageShack
O recurso a medicamentos ainda subsiste

O suicído na adolescência tem vindo a aumentar e constitui agora a segunda causa de morte entre jovens com idades entre os 14 e os 24 anos, imediatamente atrás dos acidentes de viação, começando a haver casos a nível da infância.

A idade com que ocorrem suicídios tem vindo a decrescer ao longo dos últimos anos, algo que se deve a uma multiplicidade de factores, nos quais a alteração da estrutura familiar e o menor acompanhamento dos jovents tem um impacto decisivo.

A alteração comportamental, resultante igualmente de uma falta de redes sociais de apoio, de um maior isolamento, de escolas pouco atractivas e muitas vezes onde imperam os conflitos e a inexistência de um acompanhamento familiar adequado, serão outros factores apontados pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS).

Por outro lado, o desconhecimento de mecanismos de ajuda, e mesmo a sua não disponibilidade imediata, resulta numa dificuldade de apoio em momentos críticos, que, em última instância, podem ter resultados fatais.

Para além de uma atenção e sensibilidade especiais, saber informar e abordar assuntos que, sendo incómodos, não deixam de estar presentes, pelo que devem ser abordados sempre que haja a comportamentos ou atitudes de risco por parte de alguém.

segunda-feira, março 15, 2010

Artigos marroquinos "on-line"

Image Hosted by ImageShack
Uma djellaba

Para quem participa em expedições, a aquisição de alguns produtos locais acaba por ser quase uma inevitabilidade, mas, seja porque existem limitações, seja porque pode haver a necessidade de os adquirir antecipadamente, pode ser útil ter alguns contactos.

A "Shop Morocco" é uma loja "on-line" baseada em Espanha o que, como o próprio nome indica, se dedica à importação e comercialização de produtos marroquinos, dispondo de um catálogo interessante onde se destaca o vestuário tradicional.

No entanto, desde pequenos móveis a calçado, passando pelos célebres turbantes, em diversas cores e incluindo candeeiros ou lamparinas, cerâmicas ou ornamentos tradicionais.

O pagamento pode ser efectuado através de Paypal, o que o torna seguro, e os portes para Portugal, que obviamente dependem muito do conteúdo da encomenda são perfeitamente aceitáveis, sendo a entrega relativamente rápida.

domingo, março 14, 2010

Nokia patenteia bateria que se carrega com o movimento

Image Hosted by Imageshack
Um equipamento da Nokia

A Nokia patenteou uma tecnologia baseada em cristais piezoeléctricos que permite carregar uma bateria de dispositivos electrónicos através de movimento, que poderá ser do corpo do utilizador ou mesmo outra forma de oscilação.

A bateria é fixa ao dispositivo através de um suporte que permite a sua oscilação, de modo a que o movimento gere a energia eléctrica que ficará armazenada e disponível para alimentar o dispositivo, que poderá ser um telemóvel, um leitor de MP3 ou MP4, um computador portátil ou outro equipamento electrónico.

Este tipo de bateria ainda não tem data de comercialização anunciada, mas poderá evitar que os equipamentos electrónicos fiquem sem carga, reduzir o consumo de energia, já que utiliza aquela que é gerada por movimentos do utilizador e que de outra forma seria desperdiçada.

Aproveitar movimentos existentes como forma de gerar energia eléctrica á algo que há muito existe, mas esta será a primeira vez que tal acontece com equipamentos electrónicos desta dimensão, podendo vir, após a inevitável baixa de preços, a ser de uso comum.