sábado, março 13, 2010

Fato de motociclismo

Image Hosted by ImageShack
Fato de motociclismo

Apesar de destinados essencialmente a motociclistas, os fatos completos impermeáveis podem facilmente ser úteis para quantos necessitem de enfrentar chuva e vento sem grandes possibilidades de se abrigar.

Este tipo de fato é leve, fácil de acomodar e destina-se a ser usado em conjunto com a roupa comum, sendo apenas de ter em conta a necessidade de calçado adequado, eventualmente complementado por luvas e um gorro, de modo a evitar infiltrações de água.

Estarão disponíveis nas lojas Lidl diversos modelos, em tamanhos que vão desde o S ao XL, em diferentes cores, mas sempre com aplicações reflectoras de alta visibilidade.

O preço unitário é de 24.99 euros e estarão disponíveis nas lojas Lidl a partir da próxima 2ª feira, dia 15 de Março, sendo uma opção a ter em conta para praticantes de todo o terrreno, nomeadamente para quando seja necessário desatascar uma viatura à chuva, ou mesmo em missões ou situações onde exista uma exposição demorada a ventos e chuvas.

sexta-feira, março 12, 2010

Continuam as inundações no Tejo - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma inundação em Portugal

No entanto, as inundações não causam apenas danos imediatos, mas também no médio e longo prazo, desestabilizando terrenos, enfraquecendo estruturas e contaminando solos, tornando realmente imprevisíveis as consequências.

Situações recentes, que incluem aluimentos e derrocadas, algumas com consequências trágicas, consideradas como desastres naturais, têm em muitos casos um importante componente resultante da acção humana, seja de forma activa, contruindo no local errado, sem adoptar técnicas ou procedimentos adequados, ou esquecendo estudos relevantes, ou passiva, ignorando os sinais da Natureza e persistindo em contrariá-la.

Tipicamente associam-se às inundações os cortes de estrada derivados da submersão das vias ou da sua obstrucção resultante de aluimentos de terras, enquanto as que derivam de problemas estruturais resultantes de alterações nos solos tendem a ser registadas como acidentes ou erros de planeamento ou projecto e não como um efeito a médio ou longo prazo de chuvas intensas.

Como eu vi todos os países do mundo... de José Megre

Image Hosted by ImageShack
A capa de "Como eu vi todos os países do mundo..."

Foi finalmente publicado o livro "Como eu vi todos os países do mundo (menos um)" escrito por José Megre, considerado por muitos o pai do todo o terreno de aventura em Portugal e um dos raros viajantes nacionais que atingiram uma notoriedade de nível mundial.

Ao longo de décadas, Megre percorreu todos os países do Mundo, alguns deles diversas vezes, com excepção do Iraque, onde questões burocráticas o impediram de entrar, tendo atravessado por 15 vezes o deserto do Sahara, em seis itinerários diferentes.

Megre começou a viajar com 15 anos, como os pais, e depois da experiência africana atravessou o Atlântico e o Pacífico, visitou a Antárctica, percorreu milhares de quilómetros nos continentes americano, asiático e na Austrália, ilustrando as viagens com numerosas fotografias suportadas em apontamentos.

O livro de Jose Megre tem 544 páginas, capa dura, fotos e está disponível para entrega imediata em diversas livrarias, como a Ascari, pelo preço de 44.00 euros, sendo mais do que recomendável aos adeptos do todo o terreno e das viagens.

quinta-feira, março 11, 2010

Continuam as inundações no Tejo - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma inundação em Portugal

Ao longo destes últimos dias têm-se verificado sucessivas inundações, resultantes das constantes subidas e descidas de nível do nível das águas no rio Tejo, que têm mantido inundadas ou isoladas diversas localidades e cortado várias vias de comunicação.

Como resultado, o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, accionado inicialmente no dia 22 de Fevereiro, mantinha-se em alerta amarelo, passadas mais de duas semanas durante as quais as populações locais enfrentaram repetidas dificuldades.

Sendo uma situação que se repete anualmente, a qual tem um componente que resulta de factores naturais que escapam à intervenção humana, verifica-se igualmente que as lições resultantes de anos sucessivos de inundações cada vez mais sérias tendem a não ser apreendidas ou, pelo menos, postas em prática.

Para além de uma óbvia inevitabilidade, situações como, por exemplo, o isolamento de populações e o corte de estradas, com todos os inconvenientes, prejuizos e riscos que tal acarreta, merece uma análise cuidada e o estudo e implementação de alternativas realistas, mantendo um conjunto de acessibilidades essenciais e permitindo aos residentes um mínimo de mobilidade, essencial para o funcionamento da economia local.

Lifesaver jerry-can

Image Hosted by ImageShack
O Lifesaver jerry-can numa acção humanitária

Na sequência da apresentação da garrafa de purificação de água Lifesaver 4000UF, queremos mencionar o jerry-can do mesmo fabricante, o que obedece aos mesmos princípios de funcionamento, mas que, pela sua maior capacidade, será um equipamento colectivo.

Para além da maior capacidade, de 20 litros, o jerry-can permite filtrar até 2 litros por minuto a 0.5 bar, e apresenta uma resistência física que permite a sua utilização em missões de socorro ou operações militares.

Existe uma versão civil e outra militar do jerry-can, com o primeiro a filtrar até 10.000 litros de água e o segundo até 20.000 litros, sendo fáceis de distinguir pelas cores, azul, no primeiro caso e verde no segundo.

No "site" do fabricante encontram-se o manual, bem como os preços, que são de 220 euros para a versão civil e 280 para a militar, acrescendo portes, sendo uma solução a ter em conta para organizadores de expedições que atravessem regiões onde seja difícil obter água potável.

quarta-feira, março 10, 2010

Geocaching no Jornal de Notícias

Image Hosted by ImageShack
Um percurso de "geocaching"

Foi publicado no Jornal de Notícias, disponível "on-line" um artigo sobre "geocaching", actividade de orientação na qual é efectuado um determinado percurso em busca de marcas ou "caches".

O "geocaching" é uma forma moderna de "caça ao tesouro", com os participantes a dirigirem-se para os pontos identificados pelas coordenadas do GPS onde deverão descobrir um item, que poderá ter que ser recolhido, trocado ou fotografado, seguindo depois para o ponto seguinte.

Os percursos são extemamente variáveis, podem incluir etapas a pé ou em viatura e ser em ambientes rurais ou urbanos, sendo percorridos a só ou em grupo, sempre com base nas coordenadas geográficas dos pontos do GPS.

Com 5.000 praticantes em Portugal e 5.000.000 a nível mundial, o "geocaching" é uma actividade em grande expansão, sobretudo desde que o preço dos GPS desceu e o erro introduzido nos aparelhos, designado por "selective availability" foi removido.

Garrafa de purificação de água Lifesaver 4000UF - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Garrafa de purificação de água Lifesaver 4000UF

A temperatura de operação, por um sistema de bomba, é entre os 0 e os 50º e a de armazenamento entre os -10 e os 60º e a garrafa tem 750 cc de capacidade e pesa 635 g, quando vazia.

Será exactamente a fraca capacidade, de apenas 0.75 litros, o maior óbice deste sistema, dado que obriga a diversas operações entre recipientes, muito embora tal permita um reduzido volume de um equipamento pensado para uso individual.

O Livesaver 4000UF, tem uma garantia de 2 anos, obedece às normas americanas e europeias e custa perto de 130 euros, sendo de ter em atenção que o filtro tem um limite de uso, pelo que será de contar com essa despesa adicional durante uma utilização prolongada.

Não sendo um equipamento barato, pelo menos numa primeira abordagem, a aquisição do Lifesaver 4000UF pode-se justificar em expedições longas ou como forma de obviar à aquisição de largas quantidades de água engarrafada, a qual terá necessariamente de ser transportada durante a viagem.

terça-feira, março 09, 2010

Rádio PMR Motorola TLKR T5 - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O rádio PMR Motorola TLKR T5

Todas estas informações, tal como os níveis de bateria, canal em uso, alertas, temporizadores, entre outros, são apresentados num écran de LCD rectro-iluminado, sendo igualmente visível um "led" que indica transmissão em curso, a qual é activado por um botão PTT lateral.

Este rádio de duas vias tem 8 canais, típico nos PMR, com 121 códigos de canal, para aumentar privacidade, podendo comunicar a distâncias de até 6 km, dependendo do terreno, e baterias que o mantêm em funcionamento até 16 ou 24 horas, conforme sejam baterias recarregáveis NiMH ou baterias alcalinas.

Este modelo pesa apenas 100 gramas sem bateria e 147 com bateria e tem dimensões de 55 x 30 x 140 mm e estão disponíveis em diversas cores, entre as quais o preto, podendo ser-lhe ligado um auricular e microfone externos através de um conector áudio de 3.5 mm.

Sem ter as capacidades, sobretudo em termos de alcance de um CB, este modelo de rádio PMR inclui um conjunto de funcionalidades interessantes e o preço unitário de pouco mais de 30 euros não deixa de ser convidativo para um equipamento com um alcance de 6 km.

Garrafa de purificação de água Lifesaver 4000UF - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Garrafa de purificação de água Lifesaver 4000UF

Se na Europa e mesmo na Norte de África é possível obter com alguma facilidade água potável, em travessias mais longas ou locais mais remotos, esta pode ser difícil de obter, obrigando a transportar algumas dezenas de litros e complementá-lo com um sistema de purificação.

Um dos sistemas disponíveis, fáceis de utilizar e de dimensões reduzidas é a garrafa de purificação de água Lifesaver 4000UF, capaz de reter 99.999995% das bactérias e 99.999% dos vírus contidos na água.

A filtragem baseia-se num sistema químico de carbono activo, que, para além de virus e bactérias, filtra também metais pesados, resíduos de productos farmaceuticos, pesticidase outros tipos de susbtâncias ou partículas perigosas.

Um filtro permite filtrar entre 4.000 a 6.000 litros de água, dependendo da sua pureza original, e tem capacidade de processar até 2.5 litros de água por minuto a 0.25 bar, implementando um sistema que bloqueia o dispositivo quando este deixe de funcionar de forma adequada.

segunda-feira, março 08, 2010

Rádio PMR Motorola TLKR T5 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O "pack" de rádios PMR Motorola TLKR T5

Embora menos frequente do que o CB, o uso de rádios PMR, a operar na frequência dos 466 MHz, pode constituir uma alternativa aceitável para comunicações de curta distância, como as efectuadas entre veículos numa expedição.

Para além de dispensarem licença da ANACOM, o preço dos PMR, mesmo de equipamentos de qualidade, é francamente inferior ao dos rádios CB, tendo como principal limitação o impedimento legal de uma antena externa, o que condiciona o alcance.

Optamos por descrever, como exemplo, os Motorola TLKR T5, vendidos aos pares, com um par de baterias recarregáveis, "clips" para cinto, um alimentador e um manual de utilizador, sendo o preço, incluindo portes, de perto de 65 euros para este conjunto.

Entre as funções disponíveis encontra-se o sistema VOX and iVOX (Voice Activated Transmit), que activa o microfone quando se fala, o "scan", pesquisando canais activos, o monitor de canais, um modo de poupança de bateria e de "adormecimento" e o desligar automático quando não é utilizado.

40 anos de Range Rover na Land Rovers Owners

Image Hosted by Imageshack
Capa da Land Rover Owners de Abril

Na edição de Abril da Land Rovers Owner International (LRO), para além das habituais secções, é incluida uma antiga brochura editada originalmente quando surgiram os primeiros Range Rover.

Será sobretudo do interesse dos proprietários dos Range Rover Classic a reedição da brochura publicada há quarenta anos, quando este popular modelos surgiu e revolucionou o universo dos todo o terreno, aliando o desempenho ao luxo e colocando a Land Rover, demasiado dependente de modelos algo espartanos noutro segmento de mercado.

Esta brochura, composta por 16 páginas, inclui um conjunto interessante de informações de valor histórico e técnico, incluindo as fotos da época, que ilustram bem seja os conceitos da marca, seja a forma como a publicidade tratava esta temática no início dos anos setenta.

A LRO continua a ser a nossa revista favorita no respeitante aos Land Rover, aliando um preço razoável a um excelente conteúdo, onde existe variedade e uma extensão temática que abrange a maioria dos assuntos que interessam aos proprietários ou admiradores da marca.

domingo, março 07, 2010

Imagens do iPhone 4G disponíveis na Internet

Image Hosted by ImageShack
O que pode ser o novo iPhone 4G

Depois de conhecido o novo table da Apple, a atenção relativamente a este fabricante centrou-se no futuro iPhone 4G, um telemóvel inteligente que irá suceder á actual geração.

Recentemente começaram a surgir as primeiras fotos do que se supõe ser o futuro "smartphone" da Apple, o qual apresenta semelhanças com o actual 3GS, mas com uma superfície reflectora no topo que foi intepretada como um sistema de videoconferência.

O novo equipamento da Apple deverá chegar ao mercado no próximo mês de Junho, faltando ainda conhecer todos os detalhes finais, bem como se as fotos que têm sido disponibilizadas correspondem ao modelo a ser efectivamente lançado.