sábado, fevereiro 13, 2010

Amplificador de sinal de GSM e suporte - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Amplificador de sinal de GSM e suporte

Para além do cuidado no local escolhido para posicionar a antena, que poderá ser perto de uma janela ou mesmo junto do parabrisas de um veículo, devendo-se efectuar testes que permitam averiguar da melhor localização, não há mais ajustes a efectuar, exceptuando quem pretender modificar o tamanho do cabo, algo que deve ser feito por especialistas dadas as implicações daí decorrentes.

A base incluida destina-se a modelos com entre os 50 e os 64 mm de largura, abrangendo a maioria dos telemóveis existentes, havendo ainda versões com bases de outros modelos, que poderão ser mais adequadas a um equipamento específico.

O preço deste modelo específico é de 30 euros, incluindo portes a partir de Hong Kong, podendo acrescer direitos alfandegários, mas este é um valor que pode ser amortizado seja em termos de segurança, cujo valor não é quantificável, seja na dispensa de uma onerosa linha fixa que seja pouco utilizada.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Amplificador de sinal de GSM e suporte - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Amplificador de sinal de GSM e suporte

Amplificar o sinal de telemóvel pode ser uma solução a ter em conta quando se habita ou circula em locais remotos, nos quais a cobertura de rede seja insuficiente ou mesmo inexistente, algo que, infelizmente, continua a acontecer, por exemplo, em vales mais profundos no Interior do País.

Entre os inúmeros modelos disponíveis, decidimos mencionar um que oferece um ganho de 12 dBi e funciona nas frequências de 824 a 896, 890 a 960, 1800 e 1900 MHz, sendo, portanto, compatível com a maioria das frequências de GSM utilizadas, se excluirmos as de 3ª geração.

Em termos mais técnicos, apresenta uma empedancia de 50 Ohm, uma potência de 50W e o voltage standing wave ratio (VSWR), valor relacionado com a amplitude, inferior a <1.5:1.

A instalação é imediata, não necessitando de baterias, bastando ligar os conectores do cabo de 3.30 metros e posicionar a antena e a base onde será instalado o telemóvel para que o sistema fique operacional.

Deslizamento de terras corta A8 - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma fase da construcção da A8

Quando a Circular Regional Externa de Lisboa (CREL) ou A9 ainda se encontra cortada devido a um deslizamento de terras, uma situação análoga provocou o corte da A8, no sentido norte-sul, entre os nós de Alfeizerão e Tornada, no concelho de Caldas da Rainha.

Apesar de estar a ser monitorizado, a dimensão do movimento de terras surpreendeu as Auto-Estradas do Atlântico que prevêm que seja necessário mais de um mês para reabrir a via afectada, o que implica estabilizar o terreno, encher o talude e repavimentar a área atingida.

Temos, mais uma vez, que nos interrogar quanto à qualidade da rede viária, da sua integração com o meio envolvente, dos cuidados de manutenção e prevenção, bem como dos custos absurdos que tendem a disparar, elevando o valor a pagar para montantes que excedem em muito, e por vezes multiplicam, os das respectivas adjudicações.

Na verdade, quase sempre existem declarações que implicam não haver surpresa, seja porque alguém alertou para a possibilidade de se verificar o acontecimento que interrompeu a circulação, seja porque a entidade que a gere se apercebeu da possibilidade mas não actuou atempadamente, seja por impossibilidade temporal, seja por minimizar os riscos ou interpretar indevidamente os sinais existentes.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Gmail disponibiliza funções de rede social - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Buzz

O Google expandiu o serviço de correio electrónico através de uma funcionalidade designada por "Buzz", dando assim origem a uma nova rede social, com capacidades que a aproximam da concorrência, como o Facebook, o Hi5 ou o Twitter.

O "Buzz" está actualmente a ser adicionado no Gmail, sendo que várias contas, como esta, já dispoem desta nova funcionalidade que permite seguir actualizações de amigos, partilhar diverso tipo de informação, como fotos e vídeos ou mesmo sugerir contactos com base nos interesses do utilizador.

Uma das vantagens do "Buzz" é a integração com outros serviços do "universo" Google, como o Picasa, o Google Reader, o Flickr, o Blogger ou o Twitter, sendo que os recursos dos vários sistemas se complementam de modo a que sejam utilizados conjuntamente de forma transparente para o utilizador.

A integração com o correio electrónico e com o "Google Talk", que actualmente também tem suporte de vídeo, permite uma comunicação fácil e instantânea com os contactos actuais, bem como disponibilizar informação de forma imediata, tal como acontece com o Twitter.

INEM admite necessidade de reforçar meios - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância do INEM

Se bem que os resultados do ponto de vista estatístico pareçam animadores, numa actividade como o socorro quer a interpretação, quer a margem para opiniões negativas devem ser avaliadas com extrema cautela, dado que, embora muitas sejam a nível da percepção dos inquiridos, outras podem corresponder a situações graves que não podem passar desapercebidas numa sondagem globalmente favorável.

Por outro lado, a tolerância para falhas ou erros é praticamente inexistente, já que as mesmas podem ter consequências da maior gravidade, pelo que mesmo um alto índice de satisfação, excepto se irrepreensível, vai ser deixar transparecer sérias dúvidas quanto às razões de quem deu um voto negativo.

Seria, neste caso, de comparar a percepção dos inquiridos com os dados registados e aferir da percepção do público, já que a sensação de segurança das populações, ou a falta dela, depende não apenas de factos, mas de um sentir que pode não corresponder à realidade, bem como as circunstância factuais das quais resultou uma opinião negativa sobre o serviço prestado.

Mais do que este tipo de inquérito, a publicação dos que foram instaurados na sequência de incidentes ou situações menos claras, realizadas por entidades externas, independentes e de reconhecida idoneidade, seriam francamente mais úteis e transmitiriam não apenas uma imagem mais real da acção do INEM, mas também serviriam como uma base sólida para corrigir os erros que, independentemente da qualidade geral da instituição, não deixam de acontecer e resultam, por vezes, em situações da maior gravidade.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

INEM admite necessidade de reforçar meios - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Ambulância do do INEM

Entre os problemas apontados surge o questionário realizado pelos técnicos do atendimento, procedimento absolutamente indispensável para efectuar uma triagem correcta, mas que pode parecer excessivo ou incompreensível para quem necessita de ajuda e nem sempre tem por parte dos operadores a flexibilidade necessária perante situações nas quais dificilmente se podem obter respostas precisas.

Depende em muito da sensibilidade dos operadores e da supervisão, bem como da preparação técnica, na qual a forma de lidar com um interlocutor que, em princípio, terá dificuldades em ser objectivo, o transmitir a confiança necessária nestas circunstâncias, bem como eliminar todos os passos que possam atrasar a activação dos meios adequados e não comprometam o rigor da decisão tomada.

Também o tempo de resposta, com 70% dos inquiridos a estimarem ter esperado até 20 minutos pelo socorro pode resultar da ânsia e da pressão a que se encontram submetidos, mas será de convir que a tipificação segundo o resultado da triagem e o tempo de resposta em função da área geográfica, da hora do dia e das condições meteorológicas também será relevante.

Com as alterações no mapa de urgências, uma monitorização permanente, com inclusão dos dados e factores mais relevantes para o tempo entre o pedido de socorro e a chegada ao local dos meios é essencial, seja para rever as medidas adoptadas e que, a nosso ver, nem sempre foram na direcção certa, seja para tranquilizar as populações que, tantas vezes, sentem falta de um socorro rápido.

Garrotte a 14 de Fevereiro


Image Hosted by ImageShack
Reconhecimento do percurso do Garrotte

Realiza-se no próximo dia 14 de Feveiro, em S. Pedro da Silva, concelho de Miranda do Douro a edição de 2010 do Garrotte, um passeio de todo o terreno que inclui almoço, jantar e um convívio entre os participantes.

Este é um passeio 4x4 de vertente lúdica, grau de dificuldade médio baixo com alternativas, que visa divulgar e promover a nossa aldeia de S. Pedro da Silva, as suas paisagens e os bons petiscos aí existentes.

Mais informações serão disponibilizadas regularmente no "site" do Garrotte e as inscrições deverão ser feitas por mail com a brevidade possível.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

INEM admite necessidade de reforçar meios - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Meios do INEM

Apesar de uma apreciação positiva por parte da maior parte dos inquiridos, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), pela voz do seu presidente, reconhece a necessidade de melhorar a actuação em diversas áreas de intervenção.

O inquérito, que contou com mais de milhar e meio de respostas, visava auscultar o público sobre a sua opinião relativamente ao serviço prestado, bem como avaliar quais as áreas onde a percepção destes, que pode ser desfazada relativamente à realidade, é mais negativa e pode implicar mudanças.

Entre as áreas onde uma melhoria é mais necessária surge o sistema informático e de comunicações, essencial no atendimento, triagem e activação de meios, sector onde têm surgido alguns problemas que, mesmo que pontuais, podem ter, e infelizmente já tiveram, consequências da maior gravidade.

Também o reforço de meios, nomeadamente a nível de técnicos de ambulância de emergência, que venham a reforçar as áreas de intervenção mais deficitárias ou onde se verifiquem maiores carências surge como uma necessidade, para o que foi lançado mais um concurso de admissão de pessoal.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Falar verdade sem a dizer - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação em Portugal

A morte de seis pessoas em acidentes rodoviários num único dia é, obviamente, uma tragédia, tal como não o deixa de ser a existência de uma única vítima mortal, mas esta coincidência infeliz não pode servir de base para qualquer tipo de notícia alarmista que, lamentavelmente, continua a ser algo habitual entre nós.

Muitos são os títulos com que nos deparamos e que, constatando uma realidade, a expressam de forma a que nenhuma conclusão válida e menos ainda uma extrapolação possa ser deduzida, acabando por transmitir uma percepção da realidade que, sendo factual, não é real.

Segundo os dados da sinistralidade rodoviária da Guarda Nacional Republicana (GNR), a própria distribuição das vítimas mortais, que com excepção das duas mortes ocorridas em Leiria, é uma em quatro outros distritos, não aponta para nenhuma situação de excepção, nem uma alteração de comportamentos, mas tão somente para uma acumulação que decorre da mesma forma que uma dispersão, resultando em dias sem mortos registados em acidentes de viação.

Quando os números em causa são pouco significativos, qualquer pequena variação tem um impacto percentual elevado, podendo-se, por exemplo, quando se passa de duas para seis vítimas falar num aumento de 300%, algo que, apesar de estatisticamente correcto, transmite aos mais incautos uma percepção errada da realidade, enquanto chama a atenção para um título cujo objectivo é de índole comercial.

Microsoft lança correcção para 26 falhas de segurança


Image Hosted by ImageShack
Um écran de configuração das actualizações

Na semana que hoje começa, a Microsoft vai disponibilizar um conjunto de correcções que visam corrigir 26 vulnerabilidades detectadas no Windows e no Office e que comprometem a segurança dos computadores.

A correcção, que será instalada através da actualizações do Windows 2000, XP, Vista e 7, irá corrigir cinco falhas que o fabricante considerou como críticas, ao permitirem executar códigos de forma remota.

Também as versões do Office XP, 2003 e 2004 para Mac serão actualizadas na mesma altura, dado que também foram descobertas diversas vulnerabilidades que podem facilitar o controle remoto dos equipamentos em que estão instaladas estas versões do "software" da Microsoft.

Para além destas correcções, e de outras que a Microsoft disponibilize em termos de segurança e que devem ser prontamente instaladas, relembramos que manter um sistema de anti-vírus eficaz e devidamente actualizado é essencial, dado que os "hackers" tendem a rapidamente descobrir novas vulnerabilidades que obviamente tentarão explorar.

domingo, fevereiro 07, 2010

"Intercoolers" em alumínio - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um "intercooler" em alumínio da Allisport para o Defender Td5

Vários dos fabricantes estabelecem encomendas mínimas ou meios de pagamento pouco vantajosos, como a tranferência bancária, mas outros aceitam Paypal, encomendas unitárias e existem mesmo alguns que podem enviar unidades de teste a preços especiais ou como forma de contornar um mínimo exigido.

Neste caso, preços a partir da centena de euros para um "intercooler" de perto de 600 mm serão expectáveis, mas caso se pense em quantidades, estes podem cair substancialmente, pelo que será sempre de equacionar encomendas conjuntas após testar uma unidade do fabricante selecionado.

Uma pesquisa nos portais de grossistas ou "wholesellers" chineses, como o TradeKey ou o Made in China, permitem com alguma facilidade encontrar umas dezenas de alternativas, algumas das quais podem incluir tubagens em alumínio ou mesmo a possibilidade de efectuar modelos a pedido.

Obviamente, os preços mais competitivos implicam modelos universais, que necessitam de pequenas alterações nos suportes, mas as tubagens serão de 2.5 polegadas, ou 50.8 - 51 mm, compatível com os Land Rover, e dimensões externas de 600 x 300 x 76 mm, o que evita cortes no caso dos Defender.