sábado, janeiro 23, 2010

Bloqueador de sinal de rede móvel portátil


Image Hosted by Imageshack
Bloqueador de sinal de telemóvel

Para além de sistemas bloqueadores fixos, existem também modelos móveis, como o que hoje descrevemos e que pode ser adquirido no EBay por uma meia centena de dólares.

Este modelo tem as dimensões de um vulgar telemóvel e pode bloquear sinais nas frequências mais utilizadas, incluindo redes GSM/CDMA/DCS/PHS/3G, criando interferências numa área com um raio de até 12 metros em redor do equipamento, impedindo comunicações.

Este bloqueador portátil é de construção metálica, inclui uma bateria de 1.500 mAh, capaz de permitir operar entre as três e quatro horas e pode ser ligado a uma tomada de alimentação eléctrica convencional ou a uma tomada de isqueiro de 12 volts de um veículo.

Tal como com o modelo anterior, não vamos entrar em considerações legais, sendo a nossa intenção dar a conhecer este equipamento com o único fito de a conflitualidade em locais onde a proibição do uso de telemóveis é difícil de impor sem que daí resulte um confronto.

Mencionamos este equipamento sobretudo a pensar nas escolas e na dificuldade que existe em controlar o uso de telemóveis, considerado com um direito adquirido por muitos alunos, de forma a que estes deixem de estar activos sem que o professor seja considerado como o responsável pela imposição de uma norma.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Nokia lança aplicação de navegação por GPS gratuita


Image Hosted by ImageShack
Um telefone inteligente N85 da Nokia

A Nokia apresentou uma aplicação de GPS gratuita destinata a alguns dos "smartphones" ou telemóveis inteligentes que fabrica, com um conjunto de funcionalidades que incluem alertas de tráfego.

Esta é a resposta na Nokia à aplicação disponibilizada pelo Google, que apresentou uma aplicação semelhante para a plataforma "Android", existindo, no entanto, diferenças de conceito que derivam de opções e filosofias diferentes.

Enquanto a aplicação do Google se baseia nos mapas que disponibiliza na Internet, a da Nokia aloja os mapas nos equipamentos, pelo que funciona mesmo sem ligação à Internet, mas tem menos detalhes de uma actualização mais complexa e lenta.

O OviMaps estará para já disponível para 10 smartphones da Nokia, podendo ser descarregada da Internet, sendo precisto que modelos futuros com GPS a passem a incluir de origem, sendo depois actualizados quando surgirem versões novas.

Suporte de microfone de CB


Image Hosted by ImageShack
Suporte de microfone de CB

Por vezes perdidos ou danificados pelo uso, a aquisição ou reposição dos suporte de microfone de CB acaba por necessária, tendo-se feito algumas pesquisas no EBay, em busca de um modelo sólido e de baixo custo.

Existem inúmeros modelos disponíveis, uns em plástico, outros, mais resitentes, em metal, que podem ser fixos por um processo de colagem, através de um par de parafusos ou por ímans, o que, facilitando a instalação e portabilidade, tende a ser pouco seguro.

A nossa opção foi pelo modelo mais barato que consideramos ter a resistencia adequada, razão pela qual escolhemos um suporte metálico e que possa ser aparafusado na zona inferior do tablier do Defender, no rebordo que serve de protecção ao local onde se podem guardar objectos.

O preço deste modelo simples é de pouco mais de um par de euros, inluindo portes a partir de Inglaterra, sendo compatível com os vários microfones que testamos, entre os quais se incluem os da Midland e da Start.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Publicamos 3.000 "posts"


Image Hosted by ImageShack
3.000 "posts" publicados

Os 3.000 "posts" publicados até hoje merecem ser assinalados, dado que acabam por ser uma forma, mesmo que algo subjectiva, de medir o trabalho realizado desde o início deste "blog"

Temos continuado a seguir a temática a que nos propusemos de início, com o pendor a oscilar de um tema para outro conforme surjam novidades de interesse ou situações que convenha analisar, pelo que existe sempre alguma forma de sazonalidade em termos da temática abordada.

Exitem, no entanto dois pontos, nos quais queremos insistir, tal como o fizemos no passado, e que são a importância que tem o "feedback" dos nossos leitores, através de comentários e mensagens de correio electrónico, e de clicarem na publiciade, de forma a atenuar um pouco os custos deste "blog", os quais derivam, sobretudo, da aquisição de alguns equipamentos para testes.

Tal como o fizemos noutros marcos da história deste "blog", queremos ainda agradecer aos nossos leitores e amigos pela sua presença ao longo destes anos e destes milhares de textos que temos vindo a publicar.

VOIP ganha a operadores tradicionais


Image Hosted by ImageShack
Um equipamento de voz sobre IP

O Skype, tal como outros serviços que proporcionam ligações de voz sobre IP, têm vindo a ganhar quota de mercado relativamente aos sistemas convencionais, os quais têm vindo a perder mercado em todas as frentes.

No entanto, não é apenas a nível internacional que a voz sobre uma ligação IP ganha adesões, dado que muitos prestadores de serviço incluem chamadas grátis entre quem use ligações fixas e ofereça descontos substanciais noutras modalidades, pelo que o sitema de telefone convencional parece ficar cada vez mais reduzido.

Se excluirmos uma faixa de utilizadores menos vocacionados para a utilização de novas tecnologias, ou que as receiem, a migração em direcção a ligações sobre Internet, com saídas locais para sistemas convencionais, como o SkypeOut, ou acessíveis a partir destes, como o SkypeIn, é cada vez mais rápida, podendo-se antecipar que esta será a ligação padrão dentro em breve.

Falta, sobretudo, que os operadores ofereçam produtos mais integrados, onde as interligações sejam mais adequadas às necessidades dos vários tipos de utilizador e que usem sistemas de voz sobre IP nas chamadas internacionais, diminuindo assim o preço do serviço.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Uma pá por menos de cinco euros


Image Hosted by ImageShack
Uma pá por menos de cinco euros

A aquisição de material de elevada para equipar os veículos de todo o terreno custa, obviamente, uma quantia elevada e justifica-se quando se prevê uma utilização intensiva ou profissional, mas quando o uso é esporádico, será de equacionar soluções menos dispendiosas.

Entre os equipamentos que podem ser adquiridos por menos de cinco euros encontram-se as pás, com perto de cinquenta centímetros de comprimento e cabo em madeira terminado em plástico, que servem de forma adequada para situações de emergência.

O acabamento, admitimos, não é exemplar, com a tinta verde a sair com facilitade e a própria fixação a ser de aplicação duvidosa em diversos exemplares, sendo patente que este não é um equipamento particularmente resistente e dado a trabalhos pesados, os quais requerem metal de maior espessura e qualidade.

No entanto, por um preço que fica abaixo dos cinco euros, será de equacionar a hipótese de transportar uma destas pás, devendo a mesma ser acondicionada de forma a evitar os pequenos acidentes que sempre tendem a suceder com peças soltas.

terça-feira, janeiro 19, 2010

Um gato leva a outro...


Image Hosted by ImageShack
Um gatito para adopção

A problemática dos animais abandonados, infelizmente, está sempre presente e em épocas de crise ou de férias, atinge proporções de maior gravidade, sendo patente que estamos diante de um problema crescente, não obstante a maior sensibilidade que se sente para este problema.

O "blog" "Um gato leva a outro", para além de artigos sobre esta temática, inclui fotos e descrições de diversos animais que necessitam urgentemente de acolhimento ou de cuidados médicos e para os quais toda a ajuda é necessária.

Para além de ajuda ou colaboração, a divulgação deste "blog" e dos casos nele relatados são um contributo importante para dar a estes bichinhos a vida que merecem e a possibilidade de retribuirem pela atenção e carinho que lhes for dado.

PS: O gatito que surge na foto foi adoptado hoje e desejamos-lhe todas as felicidades para ele e para a sua nova família. No entanto, outros há que continuam à espera da mesma sorte.

O rádio CB Danita 3000 Multi - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
O CB Danita 3000 Multi RIG3000M

Uma função de "scan" monitoriza os canais em uso, está disponível um botão de emergência que seleciona o canal 09 de forma imediata e é possível bloquear o canal em uso, de modo a evitar alterações de configuração, sendo a informação visível num écran de cristais líquidos onde o nível de potência também se encontra visível.

O uso de botões de selecção permite saltar dez canais de cada vez e a implementação de um sistema de vigia duplo monitoriza dois canais em simultâneo.

Este equipamento tem apenas 140mm de largura 37 de altura e 194 de profundidade e é fornecido com suporte para instalação do rádio, de libertação fácil, e fixação do microfone, tendo ainda saída para um altifalante externo.

Por um valor módico, que fica por por pouco mais de metade de um Midland 48, e uma antena razoável, esta é uma solução interessante, que permite aos praticantes de todo o terreno manter o contacto dentro de um grupo de veículos numa expedição.

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Autocolante do Dakar 37 x 27 cm


Image Hosted by ImageShack
O autocolante do Dakar

Os símbolos do Dakar continuam a ser dos favoritos entre os adeptos do todo o terreno, com a oferta a aumentar a nível de autocolantes em vinyl, que surgem nas mais diversas cores e dimensões.

Este tipo de autocolante é cortado por computador numa folha de vinyl, vem sobre um papel de suporte e é de aplicação muito simples, tendo apenas que se ter o cuidado de limpar cuidadosamente a superfície e de escolher e verificar a posição onde é aplicado.

O preço de um par destes autocolantes, com 37 por 27 cm, é de 19 euros, incluindo portes, podendo ser escolhida a cor de impressão, de modo a contrastar com a cor de fundo sobre o qual será aplicado.

Esta é apenas uma sugestão, mas justifica-se fazer uma pesquisa no EBay ou em lojas especializadas, dada a multiplicidade de ofertas e a grande variedade de qualidade e de preços, sendo possível com pouco trabalho adquirir um produto de boa qualidade a um preço francamente acessível.

O rádio CB Danita 3000 Multi - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O rádio CB Danita 3000 Multi RIG3000M

A aquisição de um rádio CB é uma das primeiras que os adeptos do todo o terreno costumam efectuar, sendo norma corrente a escolha de um equipamento da marca Midland, conhecidos pela sua fiabilidade e pelas suas capacidades.

No entanto, dado um Midland Excel 48 Plus ultrapassa facilmente a centena de euros, valor que pode ser considerado elevado para muitos adeptos do todo o terreno que façam uma utlilização ocasional dos rádios, optamos por apresentar uma alternativa de menor custo.

O rádio CB Danita 3000 Multi RIG3000M tem um preço que anda pelos 65 euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, e usa frequências AM e FM utilizadas no Reino Unido e na Europa.

Os canais disponíveis obedecem à legislação local, tanto em termos de frequências, como de número de canais e potência, bastando selecionar o conjunto a utilizar com base na informação do país em que opera o rádio.

domingo, janeiro 17, 2010

Intercomunicador da OMP


Image Hosted by ImageShack
Os componentes do intercomunicador da OMP

Entre os intercomunicadores de baixo custo, vendidos com auscultadores destinados a serem instalados num capacete, encontra-se o modelo da OMP, que tem demonstrado uma fiabilidade digna de nota após anos de utilização.

Este é um modelo extremamente simples de instalar, dado ser alimentado a pilhas e bastar usar o velcro autocolante colocado na parte inferior para o instalar, e que apenas dispõe de dois botões de volume, um para cada conjunto de auscultadores, sendo que um deles liga o aparelho.

Os auscultadores incluem microfone, sendo unidos apenas por fios, dado que se destinam a ser colocados no interior de um capacete, mas podem ser substituidos por outro modelo, com suportes adequados e que permitam uma utilização independente.

Este modelo, e outros equivalentes, custam poucas dezenas de euros e podem ser utilizados em situações onde o uso de capacete seja obrigatório, mas, como é óbvio, nunca numa utilização normal, dado reduzirem a audição do som ambiente.