sábado, dezembro 26, 2009

Termómetro digital e relógio


Image Hosted by Imageshack
Termómetro digital e relógio

Para além do equipamento que inclui o indicador de voltagem, existem sistemas de termómetro mais baratos, na ordem dos cinco a seis euros, que também possuem relógio.

Este modelo permite ler a temperatura interior e exterior, recorrendo a uma sonda, em graus Célsios e Farheneit num écran de cristais líquidos de grandes dimensões que pode ter fundo ambar ou azul, registando as temperaturas máximas e mínimas.

O relógio, que pode exibir as horas em formato de 12 e de 24 horas, possui alarme e "snooze".

Este modelo tem as dimensões de 92 x 40 x 23 mm, sendo alimentado por duas pilhas AG13, incluidas, ou através de uma tomada de isqueiro normalizada, necessária para iluminar o fundo ambar ou azul.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Noite de Natal


Image Hosted by ImageShack
O trenó do Pai Natal

Hoje, noite de Natal, os momento que passam são para sonhar e para acreditar, pelo que deixamos de parte outro tipo de textos e apelamos sobretudo à meditação.

Também é uma noite para perdoar, para esquecer as mágoas, ultrapassar divergências, sarar feridas e deixar para trás tudo o que é obstáculo à paz e à felicidade e que tantas vezes teimamos em arrastar connosco.

Nesta noite de esperança, desejamos a todos um muito Feliz Natal.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Neve isola Bragança - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um nevão em Portugal

O mau tempo dos últimos dias, para além dos estragos e prejuizos materiais causados, teve como consequência isolar diversas localidades, entre as quais Bragança, que pela sua dimensão merece uma chamada de atenção para a situação ocorrida nesta capital de distrito.

Nos últimos oito dias, houve três quedas de neve em Bragança, sendo que na última os vários acessos ficaram cortados, do que resultou o isolamento da cidade, sendo patente que mesmo vias rápidas ou itinerários principais são vulneráveis em caso de queda de neve.

Para além do IP 4, também as estradas nacionais 203, 315 e 15 ficaram intransitáveis, com os limpa-neves a serem em número insuficiente para manter pelo menos uma via aberta em permanência, situação que, aliada ao mau tempo, dificulta ou impede a evacuação de doentes que necessitem de cuidados médicos inexistentes a nível local.

Esta situação, que se verifica quer na capital do distrito, quer em diversas localidades, em muitas das quais os serviços de atendimento permanentes foram encerrados, passando a responsabilidade para um sistema de transporte de urgência ou de viaturas medicalizadas que intervenham localmente, resulta, em caso de intransitabilidade, numa impossibilidade de prestar cuidados de forma atempada.

Termómetro digital e indicador de voltagem - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Termómetro digital e indicador de voltagem

A fixação pode ser efectuada através da base ou, para uma maior facilidade de remoção ou portabilidade, dado este modelo ser compatível com qualquer veículo com circuito eléctrico de 12V, através de uma faixa de velcro, também incluida.

Será, obviamente, a monitorização da bateria que torna este modelo interessante, sendo de estudar a possibilidade de uma montagem mais permanente que não implique usar a ligação da tomada de isqueiro.

A alimentação é feita através de uma tomada de isqueiro de 12V e as dimensões são apenas de 135 x 36 x 23 mm, pesando 110 gramas e o preço no EBay fica abaixo da dezena de euros incluindo portes.

Este modelo tem a vantagem de incluir indicação sobre a voltagem da bateria, que consideramos particularmente útil, mas, infelizmente, não possui relógio, algo que seria interessante e está presente noutros modelos que também possuem termómetro com indicação de temperatura interna e externa.

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Termómetro digital e indicador de voltagem - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Termómetro digital e indicador de voltagem

Quando se aproxima a época do Natal, optamos por apresentar algumas sugestões de pequenas prendas úteis e pouco dispendiosas, capazes de contribuir para a segurança e o bem estar dos nossos leitores

O termómetro dá informação sobre a temperatura interior e exterior, para o que existe uma sonda, medindo temperaturas entre os -20 e os +60ºC e emitindo um aviso sonoro e visual quando a temperatura seja negativa

O monitor de bateria emite alarmes em caso de excesso de tensão, superior a 15V, ou quando esta desce abaixo dos 11.5V, sendo a informação igualmente visualizada no "display" de cristais líquidos que pode ter o fundo azul ou ambar.

A carga da bateria é monitorada em permanência e em tempo real, sendo incluido um alarme de voz quando os valores pré-defenidos sejam ultrapassados.

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 5ª parte


Image Hosted by Imageshack
Efeito de um sismo

É de evitar circular pelas ruas, seja porque existirão ainda perigos de derrocadas, a possibilidade de réplicas e porque estas devem estar tão desimpedidas quanto possível para que o socorro seja o mais rápido possível.

Também se deve ter o máximo cuidado em termos de segurança com pessoas e bens, porque os momentos de caos podem ser aproveitados para actividades criminosas, nomeadamente para pilhagens ou furtos, que tiram partido da facilidade de acessos, dos cortes de energia e consequente escuridão, caso seja noite, e a falta de comunicações, bem como as dificuldades acrescidas dos serviços de socorro.

Acima de tudo, é necessário calma, bom senso e reflexão, para além de um plano adequado e de um conjunto de equipamentos que estão ao alcance de todos, sendo aconselhável que estes sejam revistos e verificados periodicamente e modificados sazonalmente, de forma a no Inverno incluirem agasalhos e mesmo cobertores ou protecções térmicas.

A ciência ainda não permite antecipar sismos com a antecedência e o rigor necessários para dar alertas antecipados, pelo que, sobretudo para quem vivem em zonas de risco sísmico, estes conselhos poderão ser úteis, prevenindo situações e aumentando as hipóteses de sobrevivência.

terça-feira, dezembro 22, 2009

Extensão de cintos de segurança


Image Hosted by Imageshack
Extensão de cintos de segurança

Por vezes os cintos de segurança dos veículos não possuem a extensão adequada, sendo necessário adicionar uma extensão, a qual deve estar certificada em termos de segurança, de modo a não colocar em risco o ocupante.

Obviamente, deve-se ter o máximo de cuidado na utilização deste tipo de extensão, que prolonga apenas o segmento mais curto do cinto, deixando o cruzamento sobre o passageiro deslocado da posição original.

A extensão de cintos de segurança que encontramos, um exemplo entre muitos, aumenta o cinto original em 330 mm e é compatível com a maioria dos fechos e encaixes normalizados, com um orifício de 12 x 22 mm e um encaixe de 22 mm.

O preço no EBay é de uma dúzia de euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, devendo-se confirmar previamente se é o modelo adquado ao veículo e ao tipo de fecho original.

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 4ª parte


Image Hosted by Imageshack
Registo de um sismógrafo

É de realçar que nem sempre é intuitivo para quem está a conduzir ter a percepção de que a perda de aderência, instabilidade, oscilações da direcção e outras reacções imprevisíveis da viatura derivam de um sismo, podendo facilmente ser associadas às condições da via.

Após o sismo é essencial manter a calma, evitando precipitações, e usar o rádio para obter informações e instrucções, sendo de limitar o uso de telemóveis para evitar saturar as comunicações, de modo a que as comunicações de emergência sejam facilitadas.

Em caso algum use fogo, seja para iluminar, aquecer e menos ainda para fumar, dado que podem existir fugas de gás e ocorrerem explosões, devendo-se ainda ter especial atenção a cabos eléctricos caídos.

Os produtos inflamáveis, que incluem combustíveis, álcool, tintas, etc, devem ser limpos ou neutralizados, usando terra caso não haja outra possibilidade, reduzindo o perigo de incêndio ou explosão.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Um Feliz Natal de 2009


Image Hosted by ImageShack
Feliz Natal

Desejamos um a todos os nossos amigos e leitores Feliz Natal, agradecendo a vossa presença, que é a razão de ser deste espaço de reflexão, e esperamos continuar a contar convosco durante o ano de 2010 que aproxima.

O ano de 2009 teve os seus altos e baixos, viveram-se situações complicadas, outras de grande alegria, mas esta é uma época de esperança, de paz e de solidariedade, na qual se torna importante parar e lembrar aqueles que precisam de nós e tudo o que ainda por eles podemos fazer.

Esta época é também para relembrar, tal como em anos anteriores, os que estão sós, os que nada têm, os que esperam pela paz ou anseiam por liberdade, bem como todos os que sofrem ou precisam de consolo, e que estão nesta época, mais do que nunca, nos nossos pensamentos.

Para todos, os mais sinceros votos de Festas Felizes.

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Danos provocados por um sismo

Durante o sismo, caso esteja em casa, será de seguir o plano elaborado, protegendo-se nos locais previstos, mas fora de casa, quando não existe a possibilidade de prever antecipadamente, será de observar algumas regras.

Em primeiro lugar, deve-se manter a calma e observar o local, optando por locais abertos e afastados do mar e de cursos de água, longe de postes de electricidade e de edifícios, sobretudo dos mais altos ou que apresentem sinais de degradação ou de danos.

É de evitar deslocações, exceptuando as estritamente necessárias, mantendo-se longe de estruturas que possam desabar e abrigando-se, se necessário em vãos de portas ou sob estruturas sólidas e que não apresentem danos.

Caso esteja a conduzir, deve-se parar o mais depressa possível, mas sempre afastado de taludes, muros, cabos eléctricos e outros, permanecendo no seu interior, tendo o cuidado de travar o veículo, mas mantendo o motor em funcionamento.

domingo, dezembro 20, 2009

Google prepara lançamento de "netbook"


Image Hosted by Imageshack
Um logo do Chrome OS

Após os rumores do lançamento eminente de um telemóvel inteligente por parte do Google, especula-se agora que um "netbook" poderá igualmente ser parte dos plano desta empresa, instalando o sistema operativo Chrome OS.

Depois do "Nexus One", que será fabricado pela HTC, o fabricante do novo "netbook" ainda está sob consulta, tendo o Google entregue um caderno de encargos com as especificações que considera adequadas a este modelo super portátil.

Quer o "smart phone", quer o futuro "netbook" implementam os conceitos de portabilidade e de independência das aplicações e dados em relação aos equipamentos, os quais se destinam essencialmente a suportar o acesso a uma rede alargada.

Será previsível que o novo "netbook" esteja disponível dentro de um ano, coincidindo com o Natal de 2010, mas ainda faltam detalhes concretos sobre as suas características.