sábado, dezembro 05, 2009

Bombeiros querem mais segurança contra agressões - 2ª parte


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Uma ambulância dos bombeiros de Miranda do Douro

É também de equacionar a questão do apoio jurídico, que nunca deverá ser suportado pelos próprios elementos do socorro e sim pelo Estado, de forma a que estes não sejam duplamente penalizados, tendo que custear o processo decorrente da missão que desempenhavam.

Obviamente, caso o pedido de socorro seja interpretado como decorrente de uma agressão, é mais do que expectável que estejam no local forças policiais, capazes de oferecer um grau de protecção aceitável, mas nem sempre existe uma identificação correcta das circunstâncias e menos ainda quando o alerta é dado por terceiros, podendo surgir situações complicadas.

Naturalmente que a possibilidade de serem os elementos de socorro no local a pedirem apoio faz todo o sentido, tal como, aliás, é direito de qualquer cidadão que se sinta ameaçado, sendo que o uso de um canal de emergência comum às forças policiais pode facilitar a comunicação e diminuir o tempo de resposta.

Os sistemas de localização pessoal com botão de pânico com comunicação simultânea com a central de socorro e a das forças policiais podem, igualmente reduzir o tempo de intervenção, enviando automaticamente a posição dos intervenientes e mantendo em aberto uma comunicação de voz, o que permite acompanhar permanentemente a situação.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Defender 90 roubado no Porto


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Foto do Defender roubado

Na noite do dia 30 Novembro, entre as 23:45 e a 00:45 um Land Rover Defender de 1996 com a matricula 02-60-HC desapareceu da rua atrás da Casa da Musica, Rua Ofelia Diogo Costa, junto à Rotunda da Boavista no Porto.

O Defender é azul e com a capota branca, tem dois autocolantes na parte traseira do lado direito um que diz "krav maga" e o outro diz "jabardolas" e tem um porco desenhado neste ultimo.

Tem também um guincho à frente por baixo da matricula, com uma escada na parte de trás, não tem o pneu pendurado na porta de trás e as jantes são cinzentas.

Caso seja avistado, agradece-se que contactem Inês Castro, através do mail ou do telemóvel 916381733 ou avisem as autoridades policiais.

Bombeiros querem mais segurança contra agressões - 1ª parte


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Uma ambulância do INEM

O homícidio de uma mulher dentro de uma ambulância, na sequência de crimes de violência doméstica levou a Liga dos Bombeiros Portugueses a equacionar a segurança do pessoal de socorro em situações de criminalidade.

Não sendo um caso típico, antes pelo contrário, devido a um conjunto de circunstâncias invulgares e lamentáveis de que se reveste, a questão da segurança do pessoal de socorro volta a ser analisada à luz da realidade actual.

A legislação actual permite solicitar a comparência de forças de segurança em caso de necessidade ou quando tal seja previsível, mas este pedido tem que ser feito através do quartel e não pelas tripulações, do que resulta a perda de tempo precioso e um risco acrescido para quem está no terreno.

Por outro lado, os casos de violência envolvendo terceiros têm vindo a aumentar, situação essa que não se encontra devidamente previstas nos actuais seguros, os quais se centram nos acidentes expectáveis durante a actividade de socorro e não a nível da criminalidade de que quem participa nestas operações pode ser alvo.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Passeio de Natal da Landmania 2009


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O cartaz da actividade



Realiza-se em Gouveia, junto à Serra da Estrela, no próximo dia 5 de Dezembro, o passeio de Natal da Landmania, com o seguinte programa:

09h30 - Concentração e Partida junto à Câmara Municipal de Gouveia.
12h00 – Mata-Bicho no Vale do Rossim
14h45 – Fim do percurso TTT junto à Câmara Municipal de Gouveia
15h00 - Apresentação do projecto "Limpar Portugal" no Teatro Cine de Gouveia
15h15 - Apresentação da Miniatura do Museu da Miniatura Automóvel
16h00 – Lanche "Ajantarado" no Restaurante "O Albertino", em Folgosinho

O percurso é acessível aos vários modelos de Land Rover, mesmo sem preparações específicas, sendo a maior dificuldade previsível a eventualidade de haver neve.

Este é o primeiro de diversos convívios e eventos desta quadra natalícia que iremos anunciando nestes dias em que a época festiva se aproxima e os clubes e adeptos do todo o terreno vão organizando como forma de comemoração desta época.

Cabo de diagnóstico ODB2 - 4ª parte


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Um sistema de programação de ECU's

O preço destes conjuntos, que podem incluir quase uma vintena de milhar de conteudos de memórias, é extremamente variável, mas por um valor que ronda a dezena de euros pode-se adquir o suficiente para reprogramar uma grande percentagem dos veículos actualmente em circulação, pelo que é, inclusivé, possível equacionar uma actividade comercial.

A utilização destes recursos é simples, requerendo, no entanto, uma extrema atenção porque carregar o programa de gestão errado pode desde imobilizar o veículo até danificá-lo, passando por introduzir um comportamento errático ou ineficaz.

Também aconselhamos a, antes de proceder a qualquer gravação, fazer uma cópia de segurança do conteúdo original, de modo a que possa ser reposta caso a nova programação se revele ineficaz ou incorrecta.

Para utilizações não profissionais, nas quais o custo seja decisivo, esta é uma opção que recomendamos a todos quantos queiram intervir a nível dos conteúdos do sistema de diagnóstico e gestão dos veículos mais recentes.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Cabo de diagnóstico OBD2 - 3ª parte


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O conversor de OBD para "Bluetooth"

O programa ou programas a utilizar dependem, obviamente, do objectivo a alcançar, que pode ir desde uma simples análise e limpeza de erros de diagnóstico até uma reprogramação completa através do envio de um ficheiro contendo uma programação nova para a unidade de gestão.

A utilização deste dispositivo é extremamente simples, bastando instalar o programa de suporte e, seguidamente, ligar os cabos, após o que, com o recurso a um dos programas disponibilizados, se pode dar início ao reconhecimento do conteúdo da unidade de gestão do veículo.

Existe ainda uma versão equivalente onde o conector USB é substituido por uma ligação sem fios "bluetooth", o que se revela mais prático em termos de utilização mas pode ter limitações num ambiente de trabalho onde existam numerosas interferências electromagnéticas ou demasiados dispositivos de comunicações a operar.

Existem disponíveis em diversos "sites", entre os quais o EBay, CD's ou DVD's com enormes colecções de programas e, sobretudo, com o conteúdo das memórias dos automóveis, incluindo entre elas versões originais e modificadas.

Suicídio - algumas considerações - 3ª parte


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Uma povoação no Alentejo

Em áreas economicamente mais deprimidas e despovoadas, como o Alentejo, o número de suicídios entre os mais idosos revela-se mais elevado do que no restante país, podendo ainda encontrar-se uma possível explicação derivada das diferenças em termos de convicções religiosas.

A influência da religião católica no Alentejo e Sul do país é manifestamente menor, e a condenação do suicídio, facto que implica um estigma social não apenas para quem o pratica, mas que recai sobre a própria família, tende a condicionar e contrariar esta opção.

A ideia de que quem já não consegue ser útil a sí próprio ou aos outros deve desaparecer, alicerçada em tradições populares e mesmo na expressão literária, continua a existir, com especial incidência em zonas empobrecidas, onde uma redistribuição dos parcos recursos existentes por um menor número de consumidores pode, em teoria, resultar numa melhor qualidade de vida dos sobreviventes.

Esta vertente, que resulta de um misto de racionalidade, mesmo que a conclusão esteja errada, e de factores psicológicos, que incluem os componentes mais habituais, mas onde o desespero é normalmente mais ausente, resulta em actos de suicídio sobretudo entre os mais idosos habitando em regiões deprimidas, com especial incidência para aqueles que perderam o companheiro(a) de uma vida.

terça-feira, dezembro 01, 2009

Cabo de diagnóstico OBD2 - 2ª parte


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O conversor de OBD para USB

Existem no EBay diversas soluções, que vão desde "scanners" até equipamentos de teste autónomos, passando por cabos de conversão pouco dispendiosos, com valores que começam pela quinzena de euros, incluindo portes.

Foi esta a solução pela qual optamos, sendo incluido no conjunto o controlador ou "driver" que permite que o dispositivo seja reconhecido pelo computador, além de um conjunto de programas destinados a visualizar os parametros do motor e limpar eventuais erros.

Em termos práticos, deve-se separar o conversor do programa que será utilizado para efectuar as operações desejadas, sendo que a parte física e o seu suporte lógico apenas asseguram a ligação, reconhecimento de dispositivos e o fluxo de dados, tendo funções de controle de erros a nível de protocolos.

Pode-se, portanto, equacionar a aquisição de um modelo de conversor barato ao qual será adicionado um programa adequado de preferência acompanhado por um conjunto de ficheiros modificados de forma a extrair um maior rendimento do motor.

segunda-feira, novembro 30, 2009

Cabo de diagnóstico OBD2 - 1ª parte


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O conversor de OBD para USB

A maioria dos motores modernos incluem um sistema de parametrização e diagnósticos internos, alojados numa unidade de gestão electrónica que pode ser acedida e modificada através de um conector normalizado.

Para aceder aos diagnósticos e à própria parametrização dos motores modernos é necessário recorrer ou a um equipamento específico, muitas vezes proprietário para cada marca, ou utilizar uma solução mais flexível, que tem como base um computador pessoal.

Em termos básicos, a maioria dos equipamentos de diagnóstico não são mais do que um computador com uma programação específica, algo que pode ser reproduzido por um modelo convencional a correr o programa adequado, e um sistema de ligação à unidade de gestão electrónica do motor.

Para efectuar a ligação física recorre-se, normalmente, a um cabo com conversor que converte o conector OBD II num vulgar USB, capaz de ser ligado a um computador pessoal com uma destas portas, algo hoje em dia obrigatório para qualquer fabricante.

Finalmente temos um Land Rover Defender 90 Td5 - 2ª parte


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O Land Rover Defender 90 Td5

Este é um modelo comercial, com apenas 3 lugares legalizados, mas com bancos atrás, os quais só podem ser utilizados em situações específicas e que podem ser removidos para ser lá colocado uma caixa fechada ou um suporte interno para "jerry-cans".

Para além de uma mobilidade acrescida, o Defender vai ainda permitir testar ou instalar alguns equipamentos adquiridos nestes últimos anos e que optamos por não por transitoriamente no Serie, dado que posteriormente teriam que ser removidos, deixando

Entre os equipamentos, alguns dos quais aqui descrevemos, a instalar encontra-se o rádio CB Midland Excel Multi Plus e respectiva antena, ou o "high-lift" e o suporte que adquirimos no EBay, mas planeamos, desde já outras adições que até agora não se justificavam.

Naturalmente, não abandonaremos os artigos referentes ao Serie 3, nem outros temas que aqui temos abordado, sendo este um complemento que esperamos venha a interessar aos nossos leitores.

domingo, novembro 29, 2009

Nova ferramenta de pesquisa de imagens do Google


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O funcionamento do Image Swirl

O Google está a testar um sistema de pesquisa de imagens que, ao contrário de outros que as agrupam unicamente através da descrição, o faz pelo aspecto visual.

Esta nova ferramenta, o "Image Swirl", apresenta os resultados em grupos separados quando a palavra ou conjunto tenham diferentes significados, como nomes próprios, marcas, localidades ou outras, evitando a habitual mistura de elementos díspares.

Por estar ainda em desenvolvimento, existem situações de misturas, de erros ou de alguma confusão, mas o Google prevês que, após os testes, e com a colaboração dos utilizadores, que são livres de dar sugestões, o sistema melhore substancialmente.

Mesmo ainda sob uma forma inicial, justifica-se testar esta nova ferramenta, colaborando com o Google, se possível, de modo a que os resultados sejam cada vez mais precisos na forma como são agrupados e apresentados.