sábado, novembro 28, 2009

CERT.PT disponibiliza ferramenta de segurança gratuita


Image Hosted by Imageshack
Um alerta de vírus

O CERT.PT, um serviço dependente da Fundação para a Computação Científica Nacional que tem a incumbência de contribuir para a segurança informática, está a disponibilizar uma ferramente que analisa a segurança dos computadores pessoais.

Esta ferramenta, designada por PSI, foi desenvolvida pela Secunia, após instalação permite monitorar permanentemente as aplicações, evitando acessos indevidos, bem como a instalação de "software" malicioso ou a introdução de vírus.

Entre os programas detectáveis pelo PSI encontram-se troianos, gravadores de batimentos de teclas, e muitas outras ameaças que se inflitram e podem corromper os próprios programas responsáveis pela segurança do equipamento.

Esta ferramenta pode ser obtida gratuitamente no "site" do CERT e será uma opção a ter em conta, sobretudo por parte de quem navega por "sites" menos seguros ou tem dúvidas quanto à segurança dos seus computadores.

sexta-feira, novembro 27, 2009

Finalmente temos um Land Rover Defender 90 Td5 - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
O Land Rover Defender 90 Td5

Apesar da sua fiabilidade e das suas inegáveis capacidades, é indesmentível que o nosso Land Rover Serie 3 tem limitações, nomeadamente no respeitante a deslocações onde seja necessário percorrer em estrada uma distância considerável.

Optamos, portanto, por adquirir um Defender 90, único modelo que se pode considerar por parte de quem quer complementar um Serie SWB, tendo-se optado pela versão Td5 devido à possibilidade de reparametrizar a gestão electrónica do motor, que neste caso foi reprogramada para debitar 150 cv.

O veículo, de Maio de 1999, foi adquirido ao Factor Aventura e tem como extras os seguintes equipamentos:

- Para-choques AFN
- Pelicula vidros
- Rock sliders All4
- Barras direcção All4
- Jantes com offset
- Pneus Goodyear Wrangler MT 33-12,50
- Farol trabalho
- Snorkel AFN
- Bancos atrás
- Suporte de pneu anulado e pintado a cor do jipe
- Inclinómetro
- Protecção capot em aluminio
- Manómetro do turbo
- Linha de escape só com uma panela

Temperatura pode aumentar até sete graus até 2100


Image Hosted by Imageshack
Uma paisagem desertificada

Um relatório divulgado pelo Instituto de Investigação sobre os Impactos do Clima calcula que entre 1990 e 2008 as emissões de dióxido de carbono (CO2) aumentaram 40%, tornando quase impossível cumprir os objectivos de a temperatura aumentar apenas dois graus.

O mesmo relatório, que conta com a colaboração de 24 cientístas de renome internacional, prevê que a temperatura global possa aumentar entre dois até sete graus até 2100, com consequências devastadoras para o equilíbrio do planeta.

O relatório vem aumentar a pressão sobre os 192 países que discutem medidas a adoptar para combater o aquecimento global, pondendo ser considerado como mais um alerta a juntar a tantos outros que visam pressionar no sentido de acções concretas consensuais que tenham impacto real na redução de emissões de CO2.

A lista de alertas, alguns alarmistas, mas quase sempre baseados em factos concretos, tem vindo a aumentar nos últimos anos e os dados meteorológicos recolhidos confirmam as alterações climáticas, algo que surge como cada vez mais evidente mesmo para um não especialista.

Sendo Portugal um país do Sul da Europa, é manifesto que o impacto destas alterações serão muito mais sentidas na economia portuguesa do que nos mais competitivos países do Norte, onde o clima frio terá um efeito de amortecimento.

quinta-feira, novembro 26, 2009

Responsáveis dos SIV do INEM na Região Centro demitiram-se - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulancia do INEM

Na terça feira houve em Coimbra uma reunião onde participaram todos os coordenadores da Região Centro, para analisar a situação criada por estes pedidos de demissão cuja gravidade já foi reconhecida pela própria instituição.

Com uma estrutura de atendimento permanente reduzida em termos de unidades e a aposta a ser efectuada nos meios de socorro, entre os quais aqueles que permitem um suporte imediato de vida têm papel de destaque, a faltes destes profissionais e a possível imobilização de um conjunto de viaturas de emergência assume uma óbvia gravidade.

Igualmente grave é a manutenção de pessoal qualificado e essencial para o funcionamento do INEM em comissão de serviço, quando esta situação está longe de ser transitória e é vontade dos próprios ingressar no quadro da instituição e aí fazer a sua carreira profissional.

Motivar elementos que desempenham um papel essencial, oferecendo perspectivas de carreira é algo de essencial em termos de gestão de recursos humanos, sobretudo quando estes desenvolvem a sua actividade profissional numa área com a importância, a responsabilidade e o desgaste inerente a todos quantos estão envolvidos em missões de socorro, pelo que não se entendem as razões que adiam sucessivamente a integração destes nos quadros da instituição que servem.

Sistema de seguimento com porta USB


Image Hosted by ImageShack
O módulo principal com USB

Após termos publicado os textos referentes a um sistema de seguimento de baixo custo surgiu uma versão mais recente e um pouco mais dispendiosa que integra uma porta USB, permitindo assim actualizar o "firmware" do módulo principal.

Modificar a programação interna através da substituição do programa de gestão ou manipulá-lo directamente recorrendo a um computador pessoal tem vantagens inegáveis, sobretudo em termos de longevidade do equipamento e da sua adequação a novas funções, correspondo esta capacidade adicional a um aumento de preço de entre as 20 a 30 libras.

Para além dos componentes incluidos no modelo anterior, a versão com porta USB inclui cabo de ligação ao computador e um CD com "software", incluindo alguns populares programas relacionados com orientação e, o que não deixa de ser espantoso, "cracks" para os que necessitam de ser adquiridos.

O preço deste novo modelo é de 99 libras, perto dos 110 euros, já com portes incluidos, podendo acrescer direitos alfandegários, podendo revelar-se um investimento interessante face à possibilidade de reprogramação incluida.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Cliquem na publicidade...


Image Hosted by Imageshack
Um anúncio do Google

Já apelamos no passado, mas optamos por repetir o apelo para que "cliquem" na publicidade do Google após a visita ao "blog", de modo a que possa haver algum retorno que ajude a compensar as despesas, sobretudo com a aquisição de alguns equipamentos que aqui descrevemos.

Obviamente, a publicidade não suporta os encargos resultantes dos gastos necessários para a totalidade dos artigos, podendo mesmo ser marginal, mas é uma ajuda preciosa numa altura em que todas as receitas contam.

Assim, caso seja possível, agradecemos que "cliquem" na publicidade e contribuam assim, sem encargos, para equilibrar um pouco um orçamento que, naturalmente, é sempre reduzido face às ideias que vão surgindo.

Actividades para crianças a 28 de Novembro de 2009


Image Hosted by Imageshack
Uma actividade para crianças

Realizam-se no dia 28 de Novembro, no Projecto Luz Verde, em S. Pedro de Sintra, as seguintes actividades:

10h-11h: DANÇA INTERIOR
Meditação através da dança e música

11h-12h: KUNG FU
Descoberta do movimento e da arte interior

12h-13h: IMAGINA ARTE + MÃOS MÁGICAS
Expressão dramática em mundos imaginários
Partilha de técnicas simples de massagem

Cada ateliê: 9 euros
Dois ateliês: 15 euros
Três ateliês: 20 euros

Oa ateliês decorrem no Clube do Ser – Refúgio de S. Pedro, Rua 1.º de Dezembro, 10-12, S. Pedro de Sintra e as marcações devem ser feitas até dia 25/11 pelo telemóvel 964 599 961 ou atavés do mail geral.cs@clubedoser.com.pt

Actividades alternativas que promovem e recuperam os valores de partilha, diálogo, amizade e respeito por todos os seres.

URL: www.clubedoser.com.pt
BLOG: clubedoser.blogspot.com

Dança Interior

Neste ateliê desenvolvemos a ideia da meditação através da dança e música. Colocaremos diferentes estilos musicais com os quais a criança tem oportunidade de experienciar a dança sem movimentos pré-estabelecidos, expressando e libertando emoções e aceitando as suas próprias diferenças. Os momentos finais serão de silêncio em que a criança tem oportunidade de se conectar consigo mesma e reflectir acerca da sua dança interior.

Kung Fu

Estas aulas são um espaço onde a aprendizagem da arte marcial e a expressão da criatividade se cruzam. Cada criança tem a oportunidade de descobrir o movimento e a arte que tem dentro de si e aplicá-los aos movimentos marciais. Esta prática desenvolve as habilidades motoras, promove atitudes positivas perante a vida e ensina a canalizar a agressividade.

Imagina Arte + Mãos Mágicas

Imagina Arte tem como base exercícios de expressão dramática em que a criança descobre quem é (e quem não é), através de mundos imaginários. Nos jogos de improvisação haverá oportunidade de vivenciar os diferentes “eus” e interagir com os outros. Este é um jogo de descobertas e aceitação mútuas.

Mãos Mágicas promove a partilha e a prática de técnicas simples de massagem. Esta é uma forma de desenvolver as capacidades de dar e receber, de eliminar eventuais constrangimentos físicos e de promover o contacto sensorial entre as crianças e também entre elas e os seus familiares.

terça-feira, novembro 24, 2009

Google apresenta sistema operativo "Chrome OS" - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um écran do "Chrome OS"

Esta perspectiva tende a dar uma maior autonomia aos utilizadores, permitindo aceder aos dados a partir de qualquer equipamento que corra um conjunto específico de aplicações colocadas igualmente "on-line", bastanto para tal acesso à Internet.

O Google certificará os equipamentos para correr o "Chrome OS", de acordo com os seus próprios critérios, devendo começar a surgir no mercado dentro de aproximadamente um ano, embora seja expectável que as versões "beta" estejam em uso por parte de numeroso utilizadores muito tempo antes.

Tal como aconteceu com o "Android" no segmento dos "smartphones", onde a integração com o universo Google e a gratuicidade levou a uma rápida expansão da base instalada, o mesmo é de prever quanto ao "Chrome OS", que será um concorrente do Windows e de outros sistemas Linux, competindo não apenas nos "netbooks", mas também em equipamentos mais potentes.

Obviamente, um novo sistema operativo enfrenta numerosos rivais, mas o poder do Google e das suas aplicações poderá ser decisivo, tal como o seria se o "interface" do "Chrome OS" e do "Android" se aproximasse mais e houvesse um módulo que compatibilizasse as aplicações desenvolvidas para ambos.

Responsáveis dos SIV do INEM na Região Centro demitiram-se - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância do INEM

A falta de um vínculo contratual ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) resultou no pedido de demissão de um conjunto de responsáveis desta instituição na Região Centro, do que pode resultar a indisponibilidade dos meios Suporte Imediato de Vida (SIV) que operam nesta zona do país.

Entre os demissionários encontram-se responsáveis com experiência na área de "back-office" e da formação, especializados na coordenação de meios de emergência SIV, os quais poderão deixar de estar operacionais a partir do dia 01 de Janeiro.

Dos 24 enfermeiros que operam as SIV, apenas um tem vínculo ao INEM, estando os restantes requisitados ao Ministério da Saúde ao abrigo do regime de comissão de serviço por motivo de interesse público, mas é do interesse dos restantes ser integrado na instituição.

Na região Centro, o INEM dispõe de bases SIV em Peniche, Pombal, Cantanhede, Tondela e Seia, sendo estes meios essenciais após o encerramento de um conjunto de unidades de atendimento permanente na Região Centro.

segunda-feira, novembro 23, 2009

Bloqueador de GPS


Image Hosted by ImageShack
Utilização do bloqueador de GPS

Temos vindo a apresentar numerosas soluções de navegação, algumas das quais permitem o seguimento em tempo real, existindo também soluções destinadas a contrariar este tipo de sistemas.

Um bloqueador de GPS tem um preço que ronda a meia centena de euros, incluindo portes, e dispensa qualquer configuração, bastando ligá-lo a uma convencional tomada de isqueiro para eliminar a recepção do sinal enviado pelos satélites, impedindo assim a referenciação geográfica do veículo.

Este sistema não interfere com as comunicações móveis, pelo que não funciona quando a localização é feita através do sistema de "assisted GPS", baseado na triangulação de antenas GSM, sendo que neste caso quer a localização, quer o seu envio continuam activos.

Não são muitas as situações em que este tipo de equipamento se justifica utilizar, salvo quando existe a desconfiança de que um sistema que viole princípios de privacidade possa estar presente, mas a sua existência merece aqui uma breve referência.

Quatro feridos em acidentes com ambulâncias - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um ambulância de transporte

O aumento do tempo de transporte, para além de requerer mais meios, nem sempre disponíveis, de resultar num maior desconforto de quem precisa de se deslocar com periodicidade, podendo mesmo implicar um desgaste físico e psicológico inaceitáveis para quem já se encontra fragilizado, em pouco contribui para a celeridade do processo de cura e recuperação dos pacientes.

Falta ainda equacionar todas as situações nas quais, devido a questões meteorológicas e vias de acesso bloqueadas, o próprio transporte ou evacuação se torna impossível, seja por via terrestre, seja por meios aéreos, do que resulta um quase completo abandono das populações residentes em locais sem serviços de atendimento adequados.

Um reflexo inevitável é, naturalmente, o abandono de extensas zonas do Interior por quem se sente inseguro e tem possibilidade de recomeçar a vida noutro local, correspondendo aos habitantes mais jovens e aqueles que ainda podem ter uma influência decisiva no desenvolvimento e sustentabilidade do local onde nasceram.

Com uma cada vez maior pressão em termos de tempo, do que resulta uma condução a maior velocidade, é expectável um aumento do número de acidentes, algo que, nos anos mais recentes, após as grandes vagas de incêndios, tem sido a principal causa de morte entre os bombeiros portugueses.

domingo, novembro 22, 2009

Google apresenta sistema operativo "Chrome OS" - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um écran do "Chrome OS"

O Google disponibilizou publicamente os primeiros pormenores do "Chrome OS", o sistema operativo baseado em Linux que tem estado a desenvolver para computadores pessoais e disponibilizou aos programadores a primeira versão.

O objectivo do Google é desenvolver um sistema operativo compacto, rápido e seguro, capaz de um desempenho mais rápido que a concorrência, anunciando que o écran de "login" surge sete segundos após o arranque e três segundos depois poderá estar a correr aplicações.

O "Chrome OS", que tem um "interface" semelhante ao do "browser" com o mesmo nome, destina-se inicialmente a "netbooks", embora seja previsível que seja adoptado por equipamentos mais potentes, tal como aconteceu com o "Android", também desenvolvido pelo Google.

O conceito de portabilidade do Google está presente no "Chrome OS", com os dados a ficarem guardados em espaços na Internet, de modo a que em caso de perda do equipamento a informação esteja imediatamente acessível através do recurso às aplicações disponibilizadas "on-line".