sábado, novembro 21, 2009

Google poderá lançar "smartphone" em 2010


Image Hosted by ImageShack
Um telemóvel com Android

Após o sistema operativo "Android" ter sido adoptado por vários fabricantes de "smartphones" surge, com maior insistência, o rumore de o próprio Google se preparar para apresentar um modelo da sua produção.

Estes rumores iniciaram-se em 2007, altura em que se soube que o Google estava a desenvolver uma plataforma móvel, mas nunca se concretizou, ressurgindo periodicamente, mas agora surge como mais provável para o ano de 2010.

As várias fontes apontam no sentido de concretizar uma afirmação de Michael Arrington, um dos fundadores do Google, que pretendia uma abordagem semelhante à da Apple com o iPhone, igualmente um "smartphone" com um sistema operativo do próprio fabricante.

Caso tal se verifique, a Google entra finalmente no mercado do "hardware", complementando a plataforma "Android" e os diversos serviços disponibilizados "on-line", de modo a oferecer uma solução completa aos utilizadores.

sexta-feira, novembro 20, 2009

Alarme e seguimento de veículos por 75 euros - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Os componentes do sistema de alarme

Com dimensões de apenas 77 x 44 x 19 mm e um peso de 110 gramas, que permitem uma instalação discreta, este modelo inclui os cabos necessários, bem como uma antena de GPS exterior, que deve ser posicionada onde obtenha uma melhor recepção de sinal dos satélites, algo que sucede igualmente com a antena de GSM.

A alimentação é através de uma bateria interna de 3.7 volts e 800 mAh recarregável através do circuito eléctrico do veículo de 12 volts, que permite um período de "stand-by" de até 48 horas sem o auxílio da bateria do veículo.

Um CD com "software" de configuração é fornecido, de modo a que todos os parâmetros sejam facilmente implementados através de um computador, o qual acompanha o manual de utilizador e a informação necessária à instalação, a qual requer alguns cuidados.

Este é um complemento interessante para o alarme de um automóvel, com funções interessantes em termos de segurança e mesmo em gestão de frotas, demonstrando que o preço destas soluções está, neste momento, ao alcance de todos.

Quatro feridos em acidentes com ambulâncias - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um ambulância de transporte acidentada

Na passada quarta-feira, dois acidentes envolvendo ambulâncias, na Golegã e em Abrantes, provocaram quatro feridos ligeiros e danos materiais nas duas viaturas e num camião.

Na Golegã, uma ambulância de transporte de doentes embateu num camião, ficando feridos o doente e o acompanhante, enquanto em Abrantes o despiste provocou ferimentos ligeiros nos dois ocupantes.

Quando o Inverno e o mau tempo se aproximam e as condições de circulação de agravam, o número de acidentes de viação tende a aumentar, facto que é potenciado pelas cada vez maiores distâncias a percorrer, devido ao encerramento de serviços de atendimento, e ao aumento do número serviços de transporte, inevitáveis em épocas do ano nas quais se verifica o aumento de doenças sazonais.

A conjugação destes factores, a que acresce o desgaste do material circulante e o cansaço dos tripulantes, traduz-se num maior risco para os envolvidos nas missões de socorro, serviços de transporte e para todos quantos são transportados nas ambulâncias, normalmente já fragilizados em termos físicos.

quinta-feira, novembro 19, 2009

Alarme e seguimento de veículos por 75 euros - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O sistema de alarme e seguimento

O preço dos sistemas de alarme e seguimento têm vindo a descer de forma quase vertiginosa desde que começamos a mencioná-los neste espaço, com o preço original de algumas centenas de euros a cifrar-se agora nos 75, com portes incluidos, a que podem acrescer direitos alfandegários, dependendo do modelo escolhido.

A vulgarização desta tecnologia, com os "chips" de GPS da geração SiRF 3 a cairem cada vez mais de preço e o facto de os telemóveis atingirem igualmente valores extremamente baixos permite que a junção destes componentes e do "firmware" necessário seja cada vez mais convidativo e uma opção cada vez mais a ter em conta.

A maioria destes sistemas funciona em conjunto com o alarme original, enviando uma mensagem com a posição do veículo caso este seja activado, de modo a alertar o proprietário, algo que também acontecerá caso uma zona de segurança seja ultrapassada ou se a viatura se mover.

Também está implementada uma função de alerta em caso de excesso de velocidade, bem como a monitorização dos circuitos eléctrico e de combustível, os quais podem ser cortados remotamente em caso de necessidade.

Conversor de formato de GPS ITS Converter - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um écran do editor do ITN Converter

Uma vantagem é a de incluir um editor que carrega os pontos sobre um mapa do Google Maps, facilitando eventuais alterações de modo visual, adicionando elementos ou usando o mapa para elaborar um novo percurso.

Apesar de o GPS Babel ter algumas capacidades superiores no manejo de percursos, mais uma vez a escolha em termos de "interface" e facilidade de uso recai no ITN Converter, dada a interligação com o Google Maps, para o que é necessário uma ligação à Internet.

O "software" é gratuito e pode ser descarregado de um "site" alternativo, dado que o principal se encontra indisponivel, e corre sobre qualquer dos sistemas operativos da família Windows que testamos.

Não sendo exemplar, nem talvez o melhor da sua classe, esta é uma alternativa a ter em conta para quem use os formatos suportados dada a facilidade de utilização e a ligação do editor ao Google Maps, do que resulta uma fácil visualização e a possibilidade de corrigir facilmente eventuais erros.

quarta-feira, novembro 18, 2009

Placas de comunicação 802.11 n recondicionadas por 10 libras - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma D-Link DWA-130 150M Wireless N USB

As D-Link DWA-130 150M Wireless N USB WiFi Network Adapter recondicionadas podem ser adquiridas por uma dezena de libras, um pouco mais em euros, incluindo portes, portanto a um preço muito inferior ao da maioria dos adaptadores encontrados entre nós, e obedecem à norma agora aprovada.

Obviamente, para que estas placas tenham o desempenho adequado, o "router" deve igualmente obedecer à norma N, sem o que a velocidade de transmissão continuará a obedecer às anteriores normas 802.11 b e g, dependendo do modelo exacto do equipamento.

O baixo custo destes "pens" USB e o desempenho superior ao de outros fabricantes, com os quais tivemos uma experiência negativa, como a SMC, permitem efectuar o "upgrade" de toda uma rede por um custo módico e sem dificuldades, dada a boa compatibilidade que a Dlink tem apresentado com as várias versões de sistemas operativos da família Windows que utilizamos.

Para quem dispensar as mais recentes DWA-140, cujo preço atinge facilmente valores meia dúzia de vezes mais elevados, as DWA-130 recondicionadas serão uma solução a ter em conta, podendo revitalizar computadores mais antigos com um o dispêndio de uma pequena soma.

Conversor de formato de GPS ITS Converter - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um écran do ITN Converter

No passado mencionamos o GPS Babel, um conversor de formatos de dados para GPS considerado como dos mais versáteis existentes, mas a existência de alternativas, com conversores internos diferentes, leva-nos a abordar outro programa.

O ITN Converter abre ficheiros nos formatos mais habituais, incluindo os GPS Exchange (GPX), os usados pelos TomTom, Magellan ou Garmin, bem como os do Autoroute Express (AXE/AXG), os do OziExplorer (.rdn/.rte) e muitos outros, podendo escrevê-los na maioria dos formatos mencionados.

Apesar de não estarem disponíveis tantas conversões como no GPS Babel, existem alguns novos e o "interface" é mais intuitivo e de fácil utilização.

Uma das vantagens deste programa é que é baseado nos pontos obtidos pelo GPS, os quais podem ser reordenados, apagados, adicionados ou modificados antes de serem exportados para o formato pretendido, de modo a corrigir erros ou obter novos percursos.

terça-feira, novembro 17, 2009

Suicídio - algumas considerações - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma aldeia abandonada

A falta de uma perspectiva de mudança tende, naturalmente a estar presente, mas esta desesperança, algo que pode ser sobretudo racional, não será o mesmo que desespero, cuja componente emocional tende a sobrepor-se a qualquer análise mais objectiva.

Tendencialmente, aponta-se para esta última vertente, a nível emocional, como a causa primária que leva ao suicídio, subvalorizando o número de situações em que o comportamento surge como racional, meditado e que resulta num acto realizado com eficiência e sem aviso prévio, pelo que a sua dissuação normalmente não é possível.

Entre estes últimos encontram-se os que derivam de problemas de saúde, normalmente ligados a doenças incuráveis ou degenerativas, as quais quase podem ser enquadradas de forma diferente, à parte do conceito que se tende a associar ao suicídio.

No entanto, existe uma vertente diferente, que tem um componente mais pragmática ligada sobretudo a uma sensação de utilidade, ou de falta dela, como compensação do que pode ser interpretado como um encargo ou peso para a família ou para a sociedade.

Placas de comunicação 802.11 n recondicionadas por 10 libras - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma D-Link DWA-130 150M Wireless N USB

Com o antigo "draft" da norma 802.11n aprovada defenitivamente, a substituição dos antigos equipamentos que obedecem às norma b e g começa a ser quase obrigatório, dada a diferença de velocidade de transmissão e de alcance.

Como forma de reduzir o orçamento desta operação, pesquisamos no EBay equipamentos obedecendo a esta norma que tenham sido recondicionados e sejam vendidos sem o "software" de suporte, que pode ser obtido na Internet e sem a embalagem original.

A nossa opção em termos de fabricante tende a ir para a Dlink, marca com a quel temos uma boa experiência quer em termos funcionais, quer a nível de suporte técnico pessoal e dos recursos disponibilizados "on-line".

Também, por uma questão de portabilidade, decidimos recorrer a "interfaces" de rede a ligar a portas USB 2.0, comuns na maioria dos equipamentos, sejam eles "desktop", sejam portáteis, de modo a uniformizar o processo de instalação e utilização, usando um único modelo, do que resulta uma diminuição das necessidades de suporte.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Suicídio - algumas considerações - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma paisagem no Alentejo

O tema do suicídio tem sido abordado, numa perspectiva factual, pouco mais que descritiva, em diversos textos que publicamos, tendo, no máximo, apontado algumas das ligações a situações concretas, bem como algumas medidas no sentido de detectar sinais de alerta, mas nunca nos debruçamos numa vertente mais subjectiva.

Não é hábito abordar em abstracto questões que resultam de uma opção individual, nem sobre estas emitiremos qualquer juizo valorativo, tal como os que apontam esta opção como sendo uma cobardia por parte de quem perdeu a coragem para lutar, nem a dos que elogiam a coragem de quem tem a coragem para decidir sobre o próprio destino.

Mais do que julgar, importa reflectir um pouco sobre um tema que temos abordado repetidamente, nomeadamente quando elementos das forças de segurança optam por pôr termo à vida por razões que, normalmente, não se prendem com a inevitabilidade de uma doença terminal.

As causas, obviamente, podem ser múltiplas, pelo que será de nos concentrarmos sobretudo nas consequências, das quais a mais insidiosa é acreditar cada vez mais profundamente na incapacidade de inverter um evolução ou quebrar um ciclo que se eterniza enquanto corrói toda a resitência anímica.

Forros de portas em fibra para Series 2/3


Image Hosted by ImageShack
Um forro de portas em fibra para Series 2/3

Em muitos exemplares de Serie 2 e 3, o forro interior das portas ou foi removido, ou encontra-se seriamente danificado e necessitando de substituição ou reparação.

Como alternativa aos forros de portas convencionais dos Series 2/3, existe a possibilidade de aplicar uns feitos em fibra de vidro de 450 g, resistentes e duráveis, com um acabamento que sugere o do couro em negro.

A instalação é extremamente simples, através de parafusos auto-roscantes, bastanto furar a estrutura interior das portas nos locais pretendidos, após o que o interior do Land Rover fica com um aspecto francamente mais confortável e acolhedor.

O preço do par é de 30 libras no Ebay Inglês, mas infelizmente os portes a partir de Inglaterra são outro tanto, pelo que aconselhamos ou a associar-se a outros interessados, de modo a repartir o valor do envio, ou a fazê-lo através de alguém residente nesse país e que possa trazer estas peças para Portugal.

domingo, novembro 15, 2009

Quase todo o continente em alerta amarelo devido ao mau tempo - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Mau tempo em Portugal

A consequência é uma muito maior variação, com um agravar muito mais rápido, menos tempo de alerta e uma maior dificuldade na preparação dos recursos e adopção de medidas que protejam as populações e os seus pertences, enfrentando-se situações mais extremas e imprevisíveis do que decorre um maior risco para todos os atingidos ou envolvidos nas operações de socorro.

Por outro lado, mesmo durante o período de alerta, foi patente a instabilidade do clima e a manutenção de uma temperatura relativamente elevada, mesmo em períodos de maior pluviosidade, sendo manifesto que ainda não chegou o que habitualmente é designado como "tempo de Inverno", com o frio, vento e chuva a que tradicionalmente estamos habituados.

No entanto, não obstante a pluviosidade dos últimos dias, este continua a ser um ano seco, com as chuvas a aumentarm o nível de humidade, mas sem reporem os níveis das barragens e albufeiras, pelo que se continua a verificar uma manifesta falta de água.

Temos, portanto, duas vertentes distintas, uma na área do socorro, outra a nivel ambiental e de escassez de recursos hídricos, ambas derivadas das alterações climáticas, mas que acabam por se conjugar, resultando numa situação complexa a nível de planeamento de operações, com especial incidência nas zonas mais despovoadas ou onde a desertificação é mais sentida.