sábado, novembro 07, 2009

Em teste aplicação que avalia a depressão através da voz


Image Hosted by Imageshack
Depressão tende a significar isolamento

Uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab anunciou que estão a testar uma nova aplicação destinada a analizar a voz de modo a avaliar se uma pessoa está a sofrer de depressão ou ansiedade.

A nova aplicação, designada por "Cogito Health" analisa factores como o tom, as pausas ou o ritmo da fala para determinar o nível de ansiedade ou de depressão, podendo correr remotamente, bastando efectuar uma chamada telefónica.

Com base num algoritmo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, pretende-se disponibilizar uma ferramenta de diagnóstico, de fácil utilização e capaz de permitir o anonimato do utilizador, que assim pode dispor de um primeiro indicador sem perda de privacidade.

Numa altura em que os problemas de depressão parecem aumentar, um sistema interactivo de teste será da maior importância, podendo alertar para situações de maior perigo, pelo que os interessados poderão contactar os responsáveis por correio electrónico.

sexta-feira, novembro 06, 2009

Versão "beta" do Firefox 3.6 já está disponível


Image Hosted by ImageShack
Um écran da nova versão do Firefox

A primeira versão "beta" do Firefox 3.6 já está disponível para ser descarregado a partir do "site" da Mozilla.

Esta nova versão tem como principal novidade a inclusão da aplicação "Personas", que visa uma maior personalização do "interface", a visualização de páginas escritas em HTML5 com écran largo e melhor desempenho na execução de programas em Java

A versão 3.6 final está prevista para Dezembro, enquando a sucessora, a 3.7 deverá surgir em meados do próximo ano, estando já disponível para descarga uma "alpha", e o Firefox 4.0 no final de 2010.

Sendo uma versão "beta" inicial, não aconselhamos a sua instalação como "browser" principal num equipamento sensível, dado que será expectável que surjam erros, tal como aconteceu em versões anteriores do mesmo programa.

Alterações climáticas colocam em risco extremo 10% da população mundial - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma área desertificada

Actualmente, já se verificam 400 desastres anuais relacionados com o clima, que afectam directamente mais de 90.000.000, obrigando a evacuações ou assistência imediata, do que resulta um esforço e dispêndio substancial para a comunidade internacional, verificando-se que os meios de socorro são sempre escassos e chegam tardiamente.

As alterações climáticas, se não forem tomadas medidas, obrigarão, até 2050, mais de 150.000.000 de pessoas a deslocarem-se das suas terras, as quais já não oferecerão condições de habitabilidade ou subsistência, podendo mesmo vir a ser submersas pelas águas.

Como exemplo, aponta-se para o facto de apenas no continente africano, mais de 10.000.000 de habitantes terem sido obrigados a migrar ao longo das duas últimas décadas devido à desertificação, mas situações paralelas ocorrem noutras partes do Mundo, seja pelos mesmos motivos, seja, por exemplo, devido à subida das águas ou à diminuição da terra arável.

São, naturalmente, as populações mais pobres e desprotegias as mais afectadas, e aquelas para as quais as alterações climáticas terão efeito em primeiro lugar, mas o impacto alastrar-se-á rapidamente por todo o Mundo, afectando a globalidade da população mundial

quinta-feira, novembro 05, 2009

Suporte para laptop com refrigeração


Image Hosted by ImageShack
O Canyon, com refrigeração e porta USB

A instalação de "laptops" em veículos tende a ser cada vez mais popular, do que resulta a multiplicação de bases de suporte nas mais diversas configurações.

Há, no entanto, algumas questões a ter em atenção, nomeadamente a tendência para se verificar uma temperatura elevada dentro dos habitáculos e a configuração envolvente dos suportes aliada à dimensão compacta dos "laptops" resultar num aquecimento rápido.

O recurso a suportes com sistema de refrigeração é de considerar, sendo adequado utilizar modelos que não necessitem de alimentação autónoma, ou seja, que possam ser alimentados através de uma porta USB do próprio computador.

Para além se silenciosa, esta base é ajustável, permite rodar o "laptop" em 360º e variar os angulos, de modo a facilitar a utilização e a visualização do conteúdo do écran.

Este modelo da Canyion, com a referência 1011196, tem 304 x 282 x 42 mm, pesando perto de 850 gramas e permite utilizar modelos com écrans de 12 a 17 polegadas, custando perto de 35 libras no EBay inglês.

Alterações climáticas colocam em risco extremo 10% da população mundial - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma área desertificada

No seguimento de textos anteriores, que abordam a problemática das alterações climáticas e de diversos problemas ambientais e o seu impacto na sustentabilidade de vastas regiões do nosso País, optamos por abordar esta questão sob uma perspectiva mais global, incluindo números e previsões a nível mundial.

Esta opção deve-se à interdependência das nações e dos povos e ao facto de estarmos perante um problema global que dará origem não apenas a uma escassez de recursos localizada, mas também a migrações e alterações dos fluxos de bens que terão um impacto da maior gravidade mesmo nas zonas directamente menos afectadas.

Segundo dados da Environment Justice Foundation (EJF), uma organização não-governamental britânica, as alterações ambientais provocam anualmente a morte de 300.000 pessoas, 325.000.000 afectadas ou deslocadas e um prejuizo estimado em 3.000.000.000 de euros.

Em termos de risco extremo, o número constante do relatório da EJF estará entre os 500 a 600.000.000, enquanto 4.000.000.000 estarão numa situação de vulnerabilidade que pode evoluir no sentido de um maior perigo.

quarta-feira, novembro 04, 2009

Oportunidades do dia no Ebay inglês


Image Hosted by ImageShack
Um GPS vendido numa promoção

Diariamente surgem na página principal do EBay inglês um par de items, que podem incluir desde equipamentos de electrónica a vestuário, passando livros ou revistas, a preços muito inferior ao habitual, com descontos que podem ultrapassar os 70%.

Embora alguns dos items só sejam enviados para endereços em Inglaterra, outros há que podem ser enviados para países europeus, pelo que podem ser adquiridos a partir de Portugal sem a necessidade de um endereço intermédio, algo que pode ser recusado pelo vendedor.

Lembramos que a maioria dos pagamentos destes items são efectuados por Paypal e que os sistemas de segurança apenas são válidos caso o endereço de destino seja o que consta dos registos, pelo que é compreensível que os vendedores recusem outra morada.

Dado que esta é também uma forma de publicidade, o EBay não avisa quais os produtos vendidos em cada dia, pelo que uma visita diária é inevitável, mas o facto de estes items constarem da página inicial evitará perda de tempo caso não correspondam ao interesse dos visitantes.

Caudal do Tejo foi inferior ao acordado com Espanha - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma barragem na Régua

Mas também no combate aos fogos, a diminuição dos caudais terá um impacto grave, não apenas devido à falta de água, mas sobretudo pelo crescente abandono da actividade agrícola, do envelhecimento e diminuição das populações e da consequentente redução dos efectivos locais devido a crescentes dificuldades de recrutamento.

A crescente falta de água, com estudos a apontar para uma desertificação do território nacional a partir do Sul, que afectará numa primeira fase o interior alentejano e algarvio, mas que se irá expandindo para Norte, tem implicações que é imperativo antecipar e que as barragens e albufeiras existentes não podem compensar, dada a dependência de caudais provenientes de Espanha.

Uma política realista tem que prever a possibilidade de, em caso de uma diminuição séria dos caudais dos rios transfronteiriços e tendo em conta a possibilidade de transvazes, surgirem situações de ruptura, as quais podem implicar a ruptura dos acordos existentes e a alteração dos recursos orográficos nacionais e do próprio ordenamento do território.

Uma estratégia de antecipação, baseada em estudos com rigor técnico e científico, e opções de longo prazo, é cada vez mais urgente, e devia merecer prioridade sobre outros investimento cuja utilidade num País desertificado e com um ordenamento completamente diferente são de utilidade mais do que duvidosa, podendo mesmo revelar-se contraproducentes.

terça-feira, novembro 03, 2009

Seguimento de objectos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
A embalagem do sistema de seguimento por GPS

Outras funcionalidades incluem aviso de excesso de velocidade, a possibilidade, algo discutível, de escutar o som ambiente, o que pode violar princípios de privacidade, dependendo do uso concreto.

Os equipamentos recentes recorrem ao "chipset" SiRF 3, seguindo 20 satélites em simultâneo, com precisões de poucos metros e podem ser recarregados numa tomada eléctrica convencional, a 220 volts, ou de isqueiro, a 12 volts.

Estes modelos destinam-se, sobretudo a ser usados por pessoas, nomeadamente crianças, idosos ou mesmo praticantes de algumas actividades de maior risco ou isolamento, de modo a que possam ser localizados de imediato em caso de necessidade.

Por um valor que se pode considerar com acessível, independente de qualquer contrato, apenas com o pagamento dos SMS enviados, esta é uma solução que, apesar do investimento inicial, é mais precisa e económica a médio prazo do que as propostas pelos operadores, acrescendo a vantagem de ser precisa fora dos centros urbanos, onde a triangulação de antenas oferece pouca precisão.

Caudal do Tejo foi inferior ao acordado com Espanha - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma barragem em Portugal

No entanto, esta situação agora conhecida e o previsível aumento de anos de seca e a diminuição da pluviosidade anual venham a ter um impacto significativo no caudal dos rios, do que, naturalmente, resultará uma maior retenção de água do outro lado da fronteira nos meses de maior secura.

Se até agora tem havido compensações e negociações, é necessário equacionar aquilo que o futuro trará e a possibilidade de se verificar uma evolução que impossibilite o cumprimento do acordado, facto agravado pelo facto de a nascente dos principais rios que atravessam o território nacional nascerem em território espanhol.

Embora uma situação deste tipo passe, entre países comunitários, por uma revisão dos acordos, esta incluirá, certamente, uma diminuição do caudal ou a possibilidade de este ser reduzido em alturas mais críticas, nomeadamente no Verão, quando a água é um bem mais escasso e necessário.

Esta evolução, que mais do que previsível, é expectável, tem forçosamente que ser equacionada a longo prazo, dadas as implicações a nível da sustentabilidade de largas extensões do território, nomeadamente no Interior e onde a agricultura tenha uma maior importância na economia local.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Converter VGA para vídeo - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um écran de 3.5" para vídeo

O uso destes conversores, implicam, naturalmente, que o equipamento tenha recursos em termos de desempenho, a nível de processador, memória e espaço em disco, para além de um sistema operativo compatível, da família Windows.

Esta compatibilidade é necessária seja para o uso do suporte a nível de controladores, que permitem efectuar diversas alterações de configuração, seja porque o adaptador inclui um editor de vídeo Ulead Video Studio 10.0 SE DVD, seja porque prevê a possibilidade de edição, o que em termos de vídeo é sempre pesado.

Assim, o PC deve, para além de uma porta USB 2.0 disponível, ter um processador Pentium 4 ou superior, pelo menos 256 Mb de memória e 600 Mb para instalação do programa, que poderá ser bastante mais em caso de edição de vídeo, para além de um sistema operativo Windows 2000, XP, Vista ou W7.

O preço é, naturalmente, mais elevado do que o de um simples cabo de conversão, ficando-se pelos 10 a 12 euros, mas acrescenta uma funcionalidade interessante a computadores portáteis que se pretende enviem imagem para os pequenos écrans agora disponíveis.

Caudal do Tejo foi inferior ao acordado com Espanha - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
A barragem de Odelouca

No ano hidrológico que terminou no passado dia 30 de Setembro entrou um Portugal menos 200 hectómetros cúbicos (hm3) do que o caudal minimo acordado para o rio Tejo através do Protocolo Adicional à Convenção de Albufeira.

Segundo esta convenção que regula o aproveitamento sustentável dos rios ibéricos transfronteiriços, o caudal mínimo para o rio Tejo, medido na barragem de Cedilho, é de 2.700 hm3, mas as medições do Instituto da Água (INAG) apenas registou 2.500.

Após notificação, a Espanha, que já reconheceu a falta, devida a condições de seca, comprometeu-se a repor a diferença, algo que já aconteceu no passado e está previsto quando as condições de pluviosidade não permitam manter o caudal acordado.

Este ano, apenas o Tejo foi afectado, não se tendo verificado transvases entre rios que afectassem os rios Minho, Douro e Guadiana e diminuissem o caudal para lá dos valores acordados, tal como sucedeu anteriormente noutros anos de seca.

domingo, novembro 01, 2009

Seguimento de objectos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O sistema de seguimento por GPS com envio por GSM/GPRS

O preço dos sistemas de seguimento tem vindo a baixar nestes últimos anos, pelo que, seja por questões de segurança, seja para gestão de frotas, os perto de 150 euros pelos quais se podem adquirir estes dispositivos começa a ser amplamente justificado.

A estrutura funcional destes equipamentos tende a ser semelhante nos vários modelos, baseando-se num receptor de GPS e num equipamento GSM, que envia dados sob a forma de SMS, que podem ser periódicos, acrescendo a possibilidade de possuirem uma activação de emergência.

Os modelos existentes, com dimensões que, neste exemplo, são de 46 x 64 x 17 mm e um peso de 40 gramas, portanto menores que um simples maço de tabaco, permitem não apenas a sua colocação num veículo, como o transporte no bolso, caso se opte por esta solução.

Entre as características mais relevantes encontra-se a o alerta em caso de impacto, considerado com um possível acidente, ou a delimitação de zonas, fora das quais será emitido um alarme, sendo a informação posicional enviada por SMS para números pré-determinados.