sábado, setembro 19, 2009

O todo o terreno como factor de transitabilidade - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um Land Rover numa floresta

Também o projecto "Adopt a trail", no qual clubes ou entidades adoptam um trilho e se responsabilizam pela sua manutenção e condições de circulação podem contribuir de forma decisiva para que os caminhos florestais se mantenham abertos sem encargos para os proprietários.

Agrava esta situação a manifestamente absurda carga fiscal que recai sobre os veículos todo o terreno, bem como um estigma que parece existir, descriminando negativamente os seus proprietários como sendo mais poluidores ou mais perigosos do que outros condutores.

O próprio mecenato ambiental, previsto na legislação em vigor e que permite deduções fiscais substanciais, parece esquecido por um Estado que prefere as receitas do que a protecção do património ambiental e florestal por parte dos seus cidadãos, cuja vertente contributiva é, manifestamente, a prioritária.

Face a todo este conjunto de restrições, a questões económicas e a uma diminuição da população, sobretudo jovem, no Interior, a prática de todo o terreno, é fortemente desencorajada e mesmo punida, resultando não apenas na intransitabilidade de caminhos florestais, como numa substancial perda de receitas turísticas que poderiam resultar do estímulo desta actividade de lazer que pode ter uma vertente solidária.

sexta-feira, setembro 18, 2009

"Kit" "bluetooth" para veículos por 20 euros - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
O "kit" Motorola T305

Os "kits" de alta voz para veículos ganharam grande popularidade devido à actual legislação, que proibe o uso de telemóveis em automóveis sempre que tal implique manter o equipamento na mão do condutor.

Com a difusão destes "kits" os preços baixaram significativamente, aumentando o número de modelos disponíveis no mercado, os quais tendem a ser compatíveis com os telemóveis que recorram à tecnlogia "bluetooth", a mais utilizada nas comunicações entre este tipo de dispositivos.

Este "kit" é composto pela unidade em sí, do modelo T305, por um carregador para ligar à tomada de isqueiro do veículo, pelo "clip" que prende a unidade a uma pala e pelas instrucções, acrescendo, no caso da versão "luxe", o suporte para telemóvel HC100.

Uma das vantagens, para além do baixo preço, é a portabilidade, dado que carece de qualquer tipo de instalação, podendo ser colocado e retirado com facilidade, sem recurso a ferramentas, e instalado noutro veículo.

O todo o terreno como factor de transitabilidade - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Land Rovers numa floresta

Entre as diversas situações que contribuem para a falta de acessibilidades encontra-se a legislação que cada vez restringe mais a circulação em áreas florestais, tornando-a virtualmente impossível, do que resulta a intransitabilidade de muitos caminhos.

É do conhecimento de quem conhece esta realidade que muitos dos acessos são mantidos transitáveis pelos próprios praticantes de todo o terreno, que ao neles circularem os mantêm tansitáveis, permitindo a sua utilização pelos meios de socorro.

As fortes restrições ou proibições, aliadas à crise económica e a algumas absurdas portagens em zonas protegidas, que diminui o número de praticantes de todo o terreno, resultam na intransitabilidade destas, muitas das quais não são percorridas durante todo o ano.

Uma solução fácil será a de a circulação ser autorizada pelas corporações de bombeiros, as quais disponibilizariam uma credencial com um mapa, cabendo ao praticante de todo o terreno a responsabilidade de reportar situações das quais resultem dificuldades de circulação.

quinta-feira, setembro 17, 2009

LG apresenta smartphone com Android


Image Hosted by ImageShack
O novo LG GW620 com Android

Esperava-se que os principais fabricantes de telemóveis inteligentes rapidamente adoptassem a plataforma "Android", desenvolvida pelo Google, como base da sua operação, pelo que os anúncios se têm repetido.

Depois da Motorola, foi a LG a apresentar um "smartphone" baseado neste tecnologia, o GW620 que, apesar de ainda não ter um preço defenido, começará a ser comercializado ainda este ano.

O GW620 suporta redes 3G e acessos WiFi, portanto tem capacidade de efectuar videochamadas, possui câmara fotográfica de 3 mgeapixeis, um écran de 3 polegadas e um teclado Qwerty deslizável.

Sem pagar licenças pelo sistema operativo, com suporte para as aplicações do Google, as quais podem vir instaladas de raiz, o "Android" começa a ser um sério rival de sistemas operativos proprietários, pagos e nitidamente menos portáveis e compatíveis do que esta nova plataforma que parece invadir o mercado dos "smartphones" e apresentar-se como uma alternativa no segmento crescente dos "netbooks".

Incêndios continuam na 2ª metade de Setembro - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Será nesta última vertente, mais do que a nível de efectivos permanentes, que se sente um maior desinvestimento e um maior número de opções erradas, incluindo a nível legislativo, mas sobretudo de planeamento ou da completa falta dele, do que têm resultado situações complexas que, por vezes, implicam riscos acrescidos para quem combate os fogos.

É de realçar o número de queixas em termos de acessibilidades, absolutamente inevitável quando o Interior se desertifica, bem como a falta das faixas de segurança previstas na lesgislação actual ou a ausência de limpeza de largas áreas, muitas delas pertencentes ao próprio Estado.

Relativamente à questão das acessibilidades, esta será abordada posteriormente, sobretudo no respeitante ao todo o terreno, mas esta vertente, que implica a necessária participação da sociedade civil, apenas pode ser encarada como complemento da acção do Estado, a qual se faz sentir cada vez mais.

No entanto, em vez de resolver o problema das acessibilidades recuperando os caminhos florestais, o procedimento normal tem sido o de dispender largas somas em meios aéreos, muitas vezes os únicos com capacidade para aceder aos locais dos sinistros, numa opção de imediatismo e de manifesta falta de investimento no futuro.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Incêndios continuam na 2ª metade de Setembro - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um bombeiro no combate aos fogos

Mesmo depois de entrar na segunda semana de Setembro, os incêndios florestais parecem não abrandar, mantendo um número de ocorrências diária frequentemente similar ao verificado no passado mês de Agosto.

Caso não haja alterações, estamos, portanto, a duas semanas do fim da "Fase Charlie", após o que o dispositivo disponível será de menor dimensão, sendo dispensados meios aéreos que se têm revelado essenciais no combate às chamas durante a primeira intervenção e nas zonas de acesso mais difícil.

Embora seja expectável que das condições climáticas resulte um menor número de ocorrências e venham a permitir uma combate mais fácil aos fogos, o prolongamento do tempo quente começa a ser uma evidência, podendo, mesmo com uma pequena descida da temperatura, manter-se até Outubro, facto que pode ser agravado pela falta de chuva que se faz sentir e fará diminuir a quantidade de água no solo.

Assim, levanta-se, mais uma vez, a questão da profissionalização de um efectivo mínimo, com os respectivos meios de apoio, bem como a sua localização nos locais de maior risco, mas também todo o trabalho de prevenção e ordenamento que está em falta e, ao contrário de outros recursos, permanece no terreno todo o ano.

IEEE finalmente aprova 802.11n


Image Hosted by ImageShack
Um router de rede 802.11n

O Instituto de Engenheiros de Electridade e Electrónica (Institute of Electric and Electronic Engineers - IEEE), finalmente ratificou a tecnologia 802.11n, que assim passa de um acordo ou "draft" para uma norma oficial.

Esta evolução da anterior 802.11g permite aumentara velocidade de transmissão de 54 para 300 Mbits a distâncias que vão até aos 90 metros, em condições ideiais, e já era há muito o padrão do mercado, faltando-lhe apenas uma padronização que torne compatíveis os produtos dos vários fabricantes.

A importância desta aprovação tem a ver, sobretudo, com a compatibilização entre equipamentos, que permite que os produtos desenvolvidos por diversos fabricantes comuniquem entre sí sem problemas, sendo expectável que assistamos à disponibilização de novo "firmware" para o efeito.

Este longo periodo, de perto de sete anos, deve-se ao número de implementações existentes, derivadas de interpretações dos vários fabricantes, os quais têm importantes interesses comerciais difíceis de compatibilizar, pelo que o trabalho do IEEE acabou por ser mais político do que técnico, de forma a satisfazer, na medida do possível, os interesses de todos.

terça-feira, setembro 15, 2009

Etiquetas bordadas com nome


Image Hosted by Imageshack
Etiquetas bordadas com nome

A utilização de etiquetas bordadas com nome ou outra informação, com velcro no verso, é cada vez mais frequente, dada a opção, correcta, de identificar elementos integrados numa dada organização ou estrutura, conferindo-lhe uma individualidade própria.

O modelo adoptado pelo ministério da Defesa Britânico para fins militares, tem dimensões aproximadas de 145 x 38 mm, com fundo amarelado, bordos em verde e letras bordadas em negro, sendo esta informação personalizável.

O preço individual, praticado no EBay ou em lojas especializadas, anda abaixo dos três euros, a que acrescem portes, mas podem ser efectuadas encomendas em quantidade, com valores negociáveis que serão francamente mais baixos, havendo também uma redução em termos individuais a nível de portes.

Esta é, naturalmente, uma das muitas opções disponíveis no mercado, sendo provavelmente possível encontrar preços mais favoráveis, para além de modelos completamente diferentes, mas este parece ser um valor adequado, tendo em conta o item fornecido.

Presidente da República visitou o Sabugal - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

O perigo de desertificação resultande de uma saida de habitantes foi, precisamente, uma das preocupações do Presidente da República, ciente de que esta tentação existirá não apenas por razões económico-financeiras, mas também por motivos psicológicos dada a dificuldade em enfrentar a visão de uma terra queimada em redor do local onde se vive.

No entanto, não obstante os vários apoios, esta é uma situação que resulta de erros que se prolongam desde há décadas e têm hoje consequências estruturais, pelo que os apoios pontuais e transitórios que surgem nos casos de maior gravidade de pouco servem para além de adiar um desfecho inevitável.

As despesas do Estado na reparação de danos que resultam, efectivamente, das suas políticas ou da negligência com que aborda problemas incómodos, são, tal como tantos outros supostos investimentos, apenas gastos, que teriam sido aplicados de forma muito mais eficaz a prevenir as situações resultantes dos erros cometidos.

A visita do Professor Cavaco Silva, cujo gesto apreciamos, caso não seja o início de uma mudança política, não contribuirá mais do que para prolongar uma longa agonia das populações deste concelho, instados a permanecer numa região que cada vez oferece menos condições de uma vida digna, com a segurança e prosperidade que os seus habitantes, e qualquer ser humano, bem merece.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Motorola apresenta "smartphone" Android


Image Hosted by Imageshack
O novo "smartphone" da Motorola

Conforme anunciado, a Motorola apresentou o seu novo "smartphone" baseado na plataforma Android desenvolvida pelo Google.

O novo equipamento, designado por Cliq no mercado americano e por Dext nos restantes países, tem écran táctil HVGA de 3.1" em uma resolução de 320 x 480, um teclado Qwerty do tipo "slide" e implementa as aplicações desenvolvidas pelo Google para esta plataforma.

Produtos do Google, como o Gmail, o Google Maps com Street View e o suite QuickOffice estão presentes, transformando este telemóvel num pequeno computador portátil.

Com a chegada ao mercado americano prevista ainda para este ano e para outros mercados no início de 2010, o novo telemóvel é essencial para salvar a Motorola da profunda crise que, a menos que a situação de inverta, pode resultar no seu encerramento.

Presidente da República visitou o Sabugal - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Consequências de um incêndio florestal

A visita que o Presidente da República efectuou ao Sabugal na passada sexta-feira espelha bem a gravidade dos incêndios ocoridos no concelho e o impacto que poderá ter nas populações locais, privadas da maioria dos meios de subsistência.

Para além do elevado número de incêndios no distrito da Guarda em final de Agosto e princípio de Setembro, alguns dos quais com várias frentes e que se prolongaram mais de um dia, foram patentes as dificuldades dos bombeiros perante as condições climáticas e a escassez de acessos que permitissem o ataque por terra em todos os locais.

A área ardida em redor da Aldeia Histórica da Sertelha ronda os 12.000 hectares, provocou danos estimados em 10.000.000 de euros e destruiu largas áreas arborizadas e pastos essenciais para a alimentação dos animais

Apesar de já terem sido distribuidas 100 toneladas de forragens aos criadores de gado afectados e dado início a negociações com vista ao escoamento da madeira queimada que poderá ser utilizada como lenha ou biomassa, muito falta para devolver o ânimo aos habitantes locais e evitar que estes abandonem as suas terras.

domingo, setembro 13, 2009

Adaptador de tomada de isqueiro para USB


Image Hosted by Imageshack
Um adaptador de tomada de isqueiro para USB

Com o aumento do número de equipamentos que são carregados através de uma simples porta USB, incluindo-se desde telemóveis a PDA's passando por diversos tipos de leitores ou mesmo sistemas de iluminação, optamos por aquirir e tesstar um exemplar de duas portas.

Este tipo de adaptador é perfeitamente universal, podendo ser utilizado numa qualquer tomada de isqueiro de 12 volts e ser usada para um sem número de equipamentos, bastanto para tal usar um cabo com a terminação correcta de forma a que estes sejam alimentados ou recarregados.

Uma das vantagens é, obviamente, a de evitar a aquisição de dispositivos proprietários ou específicos para cada equipamento a utilizar, mas o facto de podermos nele ligar um dos pequenos sistemas de iluminação que se podem ligar a conectores USB e permitem, por exemplo, ler um mapa, torna este adaptador uma aquisição interessante.

É possível adquirir este tipo de adaptador, com dois conectores USB, por uma meia dúzia de euros, um valor que apenas excede em um euro a versão com apenas um conector, sendo que a possibilidade de alimentar em simultâneo, por exemplo, um GPS e um sistema de iluminação mais do que justifica a diferença.