sábado, julho 04, 2009

300 voluntários vão preservar o Parque Natural de Sintra-Cascais - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um aspecto do Parque Natural Sintra-Cascais

Serão monitorizadas as linhas de água, que incluem uma rede de treze ribeiras do concelho de Cascais, bem como a execução de trabalhos de limpeza de matos, que visam reduzir o risco de fogos e promover a regeneração da vegetação autóctone .

Finalmente serão identificadas e beneficiados os núcleos de esécies autóctones, sendo recolhidas sementes que serão usadas como reserva genética e como meio para recuperar áreas do parque e promover uma floresta sustentável.

A iniciativa, que comemora este ano a sua terceira edição, é destinada a jovens voluntários, entre os 16 e 30 anos, que tenham a preocupação de preservar o ambiente.

Aos participantes é atribuída uma verba diária de 12 euros, que se destinam a suportar custos de alimentação, bem como os bilhetes para transportes públicos necessários para as deslocações no ambito da actividade.

sexta-feira, julho 03, 2009

Regresso às origens: a bússula - 6ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um modelo de bússula electrónica

Os mapas militares incluem a declinação verificada na data em que foram realizados bem como a variação anual da declinação magnética, que apresenta valores padrão perto dos 7' (minutos).

É de ter em atenção que o campo magnético da Terra não é uniforme ou linear e que as declinações podem apresentar variações substanciais, pelo que, não havendo informação segura, se pode recorrer a um método e aproximação, ou seja verificando o desvio da agulha magnética ao meio dia solar.

Através da diferença entre o ano actual e o do mapa, obtém-se qual o valor a multiplicar pela variação anual, corrigindo-se o valor do mapa com aquele que é obtido, observando dois cuidados essenciais.

Em primeiro lugar, deve-se ter em conta se a variação da declinação é positiva ou negativa, ou seja se evolui para Leste ou para Oeste e em segundo lugar se o valor obtido não excede a declinação máxima possível, sendo que neste caso, o excesso corresponderá a uma regressão.

300 voluntários vão preservar o Parque Natural de Sintra-Cascais - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Actividade de prevenção do Parque Natura

Já estão inscritos perto de 300 voluntários que irão participar em acções de protecção da Natureza do Parque Natural de Sintra-Cascais, integrados em iniciativas promovidas pela agência municipal Cascais Natura.

Este programa, que arrancou ontem, destina-se não apenas a proteger um importante espaço natural, mas também a consciencializar os jovens para a necessidade de preservar os recursos existentes e para a importância do trabalho solidário através do voluntariado.

Do programa, que também tem a vertente de ocupação de tempos livres, fazem parte diversos projectos que abordam vertentes distintas da protecção ambiental, mas que se complementam entre sí, de modo a cobrir necessidades distintas deste espaço natural.

Os projectos incluem a instalação de sinais, devidamente registados e monitorizados os percursos pedestres e destinados ao cicloturismo, a manutenção do património arquitectónico e as respectivas infraestruturas instaladas em área protegida.

Também está previsto um sistema de patrulhamento e monitorização de zonas florestais durante a época crítica do Verão, como forma de prevenção e vigilância de fogos florestais, promovendo uma detecção rápida e a comunicação aos bombeiros.

quinta-feira, julho 02, 2009

Direcção assistida em Séries - 4ª parte


Image Hosted by Imageshack
O reservatório hidráulico instalado no Serie 3

Será igualmente de ter em especial atenção o local de passagem das tubagens hidráulicas, seja porque vai ser necessário ter em atenção o movimento do macaco, seja porque não pode haver dobras nem estrangulamentos.

Os equipamentos hidráulicos lidam com pressões elevada, sendo propensos a fugas quando tubagens ou conexões apresentam algum tipo de fragilidade, pelo que aconselhamos a rever com atenção o estado destes componentes antes de proceder à sua instalação.

No caso concreto do sistema que temos, existem conexões entre o reservatório e a bomba e desta ao macaco hidráulico, com um tubo flexível de novo até ao reservatório, fechando assim o circuito.

A bomba é acionada através de uma correia ligada a uma poli accionada pelo motor, razão pela qual só com este em funcionamento existe a pressão hidráulica para que a assistência da direcção funcione.

Começou a "Fase Charlie"


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Começou esta quarta-feira dia 01 de Julho, a "Fase Charlie" de combate a incêndios florestais, prolongando-se até ao fim do mês de Setembro e envolvendo perto de uma dezena de milhar de efectivos.

Para apoiar perto de 10.000 elementos, estão disponíveis perto de 2.200 viaturas e 56 meios aéreos, para além de um sistma de detecção que inclui 236 postos de vigia.

Este dispositivo é semelhante ao de anos anteriores, falando-se mais de consolidação do que de reforços, dando-se prioridade a uma melhor coordenação e padronização de formas de actuar no terreno.

Seguindo-se a dois anos considerados atípicos, mas que certamente estabelecem precedentes e permitam avaliar dos efeitos das alterações climáticas e do próprio país, o ano de 2009 afigura-se como podendo interromper uma linha descendente e voltar a trazer para as manchetes dos jornais uma problemática algo esquecida nos últimos anos.

Este poderá ser, pois, o ano em que as anunciadas acções de prevenção e ordenamento serão avaliadas pelos resultados e onde o dispositivo, que nunca foi testado até ao limite nos últimos anos, deverá ser submetido a uma autêntica prova de esforço que permitirá avaliar da sua actual valia.

quarta-feira, julho 01, 2009

Disponível a versão final do Firefox 3.5


Image Hosted by Imageshack
Um écran do novo Firefox 3.5

Após uma manifesta instabilidade, diversos adiamentos e o talvez inédito lançamento de três "release candidates", a versão 3.5 do Firefox foi finalmente lançada e está disponível em diversas linguas, entre as quais o português do Brasil.

É expectável que a versão 3.5 seja mais rápida e segura que as anteriores, tendo a Mozilla informado que o lançamento poderia ser adiado caso algumas vulnerabilidades fossem detectadas, pelo que os problemas mais graves verificados nas "release candidate" terão sido ultrapassados.

A nova versão do "browser" da Mozilla inclui o novo motor TraceMonkey, baseado em JavaScript e o suporte para HTML 5, capaz de incluir informação em tempo real nos vídeos embebidos, para além de melhorar algumas características de versões anteriores.

Este foi um lançamento algo atribulado, pelo que sugerimos alguma prudência na instalação desta nova versão de um "browser" que tem oscilado em termos de qualidade e estabilidade, mas que apresenta índices de segurança mais elevados que muitos concorrentes

Até 15 de Junho já ardeu tanta floresta como durante 2008 - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Infelizmente, com base no cálculo do tempo necessário para regenerar áreas ardidas, analisando as alterações climáticas e as próprias vulnerabilidades de um dispositivo ainda excessivamente vocacionado para uma sazonalidade que se tem esbatido, começa a ser possível prever quais os anos mais complicados se não se verificarem condições climáticas fora do normal.

O problema das estatísticas tem ainda uma outra vertente, raras vezes abordado, concretamente o da área de povoamentos ainda sobrante após anos de devastação e o do aumento das descontinuidades, do que resultam barreiras naturais que detêm as chamas em locais onde se verificaram fogos no passado.

Efectivamente, está-se a comparar o incomparável, a observar dados que refletem realidades de tal forma diferentes que quase poderiam provir de diferentes países, pelo que a não introdução de valores de correcção resulta num conjunto de estatísticas que não permitem uma base de trabalho realista.

Se usarmos como base, ou introduzirmos como correcção apenas duas variáveis, o da área existente, que tem vindo a diminuir, e o efeito das barreiras naturais, que aumentam anualmente, a análise que resulta dos números disponíveis seria bem distinta.

terça-feira, junho 30, 2009

Direcção assistida em Séries - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
O modelo de direcção assistida instalado no Serie 3

Relativamente ao depósito de fluido, este pode ser posiciondo onde houver espaço, tendo visto que o colocasse entre o radiador e a grelha dianteira, enquanto nós optamos pelo compartimento do motor, onde existe espaço suficiente.

Colocar o macaco hidráulico é, obviamente, a operação mais complexa, sendo que este irá substituir o antigo amortecedor de direcção e, sendo de maiores dimensões, obriga a remover o apoio deste, uma peça que tem o papel de espaçador e que está soldada no chassis.

É necessário recorrer a uma rebarbadora para cortar o espaçador do amortecedor de direcção, após o que a colocação do macaco é relativamente simples, usando do lado esquerdo as mesmas ligações da peça retirada, enquanto do lado direito a extremidade será aparafusada no chassis.

Deve haver um cuidado especial para que o macado possa abrir e fechar completamente, em todo o seu curso, sem o que não funcionará correctamente e não auxiliará a virar a pesada direcção do Série, algo que dificulta em muito a sua operação em cidade, nomeadamente para estacionar em espaços limitados.

Até 15 de Junho já ardeu tanta floresta como durante 2008 - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Este é o pior dos últimos dez anos, com excepção de 2005, facto que, no entanto, deve ser visto com alguma prudência, dado que a distribuição do número de incidências e de área ardida é hoje diferente do que se verificava num passado não muito distante.

A enorme concentração de fogos nos meses tradicionalmente mais quentes, coindicentes com o Verão, deu lugar a uma distribuição mais uniforme, onde os picos tendem a esbater-se, pelo que analisar estatísticas de forma meramente comparativa de pouco serve, sendo mais importante observá-las do ponto de vista evolutivo e cruzando dados com os factores mais relevantes dos quais dependem a problemática dos fogos.

Assim, efectuar extrapolações com base em estatísticas da última dezena de anos e imediatamente intuir que este será um ano ao nível de 2005 é, obviamente, um erro contrariado pelas alterações climáticas que se fazem sentir e pela própria preparação do dispositivo que surge como mais capaz de suportar uma campanha prolongada.

No entanto, é obviamente preocupante o aumento da área ardida, o que aponta para a regeneração de zonas queimadas entre os anos de 2003 e 2005 e uma manifesta falta de acções de prevenção e de ordenamento do território, do que resulta uma tendência para ciclos que podem vir a ser estudados e previstos.

segunda-feira, junho 29, 2009

Direcção assistida em Séries - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
O modelo de direcção assistida instalado no Serie 3

Retomamos um conjunto de textos anteriores agora com a direcção assistida instalada e funcional, após um longo periodo de dúvidas quando ao método de instalação e ao facto de não estar a actuar, não obstante o circuito ter pressão e o hidráulico parecer em boas condições.

O conjunto de direcção assistida inclui, basicamente, três componentes principais, concretamente um macado hidráulico, um reservatório de fluído e uma bomba hidráulica, ligados por tubagens flexíveis.

Em primeiro lugar deve-se estudar o posicionamento dos vários componentes, sendo o necessário ter em atenção que a bomba vai ser activada pelo motor através de uma poli e de uma correia.

Assim, a bomba tem que ser posicionada de modo a que a transmissão possa ser efectuada, o que implica que não pode haver obstáculos entre a bomba hidráulica e o volante de motor, onde a poli é aparafusada, o que restringe as localizações possíveis, sendo a mais adequada a que se pode obter colocando um suporte no interior da cava da roda dianteira.

Até 15 de Junho já ardeu tanta floresta como durante 2008 - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Nos primeiros seis meses deste ano, portanto antes a época crítica do Verão, já ardeu uma área florestal idêntica ao total do ano de 2008.

Segundo os dados da Autoridade Florestal Nacional (AFN), este ano arderam 17.262 hectares (ha) até ao dia 15 de Junho, ultrapassando ligeiramente os 17.244 registados em todo o ano anterior, sendo o total deste ano composto por 4.612 ha de povoamentos e 12.650 ha de matos.

Com uma área ardida quatro vezes superior à do ano anterior e um aumento de ocorrências de 88%, constata-se que cada fogo consumiu uma área substancialmente superior à de 2008, facto que, em conjunto com os restantes aumentos, merece ser analizado.

É manifesto que os resultados de 2008, independentemente do que afirmaram vários responsáveis, se devem em grande parte a um conjunto de condições climatéricas excepcionais, caso contrário a perda de eficácia dos meios de combate aos incêndios teria diminuido de forma assustadora, o que, manifestamente, não é o caso.

domingo, junho 28, 2009

Windows 7 em português chega a 31 de Outubro


Image Hosted by Imageshack
Um écran do novo Windows 7

A versão portuguesa do Windows 7 tem a data de chegada ao mercado prevista para o dia 31 de Outubro, apenas nove dias depois da disponibilização da versão inglesa, com lançamento previsto para o dia 22 de Outubro.

Tal como acontece com outras versões destinadas a países comunitários, a versão portuguesa não inclui o Internet Explorer como parte do sistema operativo, cabendo ao utilizador escolher o "browser" a utilizar.

Os preços anunciados para Portugal vão desde os 119.99 euros, na versão de "upgrade" do Home Premium até aos 319 euros, na versão Ultimate completa.

A questão da língua do sistema operativo levanta sempre algumas questões, sendo obviamente mais fácil para a maioria dos utilizadores usar o sistema operativo na sua linguagem nativa, mas para outros, que necessitam de actualizações mais rápidas ou de uma maior compatibilidade com outros programas, a versão inglesa poderá apresentar vantagens.

Todos os nossos computadores usam sistema operativo em inglês, dado que as primeiras actualizações surgem nesta língua, incluindo versões "beta" ou de teste, sendo ainda compatíveis em termos de linguagem com programas que não existem em português, pelo que preferimos manter uma certa uniformidade e evitar possíveis conflitos.